Competências dos docentes no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Stephanie Tonn Goulart
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Petri, Jéssica Taís, Bianchi, Christine Elena, Kroenke, Adriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Avaliação (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4812
Resumo: Na literatura, é possível detectar um distanciamento da academia com as competências exigidas no mercado de trabalho. Esse distanciamento, pode ser considerado um fator que influencia diretamente no desempenho dos alunos em sala de aula. O conhecimento prático deve partir do professor para que então as competências possam ser desenvolvidas nos alunos. Neste sentido, o objetivo deste estudo é investigar a percepção dos discentes sobre as competências dos docentes, durante o processo de ensino e aprendizagem. A amostra correspondeu a 162 discentes de duas instituições de ensino superior. Para análise, foi utilizada a análise fatorial, a fim de identificar fatores comuns entre as variáveis. Os resultados identificados nesta pesquisa indicam que as competências dos professores estão divididas em seis domínios: Relacionamento, Conhecimento, Conduta, Interesse, Organização e Integridade. Estas dimensões são consideradas na literatura como características de um bom professor. Como contribuição este estudo desmembra a análise da competência do docente no processo de ensino aprendizagem, e propõem fatores específicos do C.H.A que podem ser utilizados em instrumentos de mensuração futuros.
id UNISO-1_393900e6395e17da72df0d88f893c4a3
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/4812
network_acronym_str UNISO-1
network_name_str Avaliação (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling Competências dos docentes no ensino superiorCompetênciasProcesso de ensino e aprendizagemInstituição de ensino superiorNa literatura, é possível detectar um distanciamento da academia com as competências exigidas no mercado de trabalho. Esse distanciamento, pode ser considerado um fator que influencia diretamente no desempenho dos alunos em sala de aula. O conhecimento prático deve partir do professor para que então as competências possam ser desenvolvidas nos alunos. Neste sentido, o objetivo deste estudo é investigar a percepção dos discentes sobre as competências dos docentes, durante o processo de ensino e aprendizagem. A amostra correspondeu a 162 discentes de duas instituições de ensino superior. Para análise, foi utilizada a análise fatorial, a fim de identificar fatores comuns entre as variáveis. Os resultados identificados nesta pesquisa indicam que as competências dos professores estão divididas em seis domínios: Relacionamento, Conhecimento, Conduta, Interesse, Organização e Integridade. Estas dimensões são consideradas na literatura como características de um bom professor. Como contribuição este estudo desmembra a análise da competência do docente no processo de ensino aprendizagem, e propõem fatores específicos do C.H.A que podem ser utilizados em instrumentos de mensuração futuros.Unicamp; Uniso2021-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4812Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 26 No. 3 (2021)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 26 n. 3 (2021)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4812/4499Copyright (c) 2021 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Stephanie Tonn Goulart Petri, Jéssica Taís Bianchi, Christine Elena Kroenke, Adriana 2021-12-13T17:16:56Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/4812Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2021-12-13T17:16:56Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências dos docentes no ensino superior
title Competências dos docentes no ensino superior
spellingShingle Competências dos docentes no ensino superior
Moura, Stephanie Tonn Goulart
Competências
Processo de ensino e aprendizagem
Instituição de ensino superior
title_short Competências dos docentes no ensino superior
title_full Competências dos docentes no ensino superior
title_fullStr Competências dos docentes no ensino superior
title_full_unstemmed Competências dos docentes no ensino superior
title_sort Competências dos docentes no ensino superior
author Moura, Stephanie Tonn Goulart
author_facet Moura, Stephanie Tonn Goulart
Petri, Jéssica Taís
Bianchi, Christine Elena
Kroenke, Adriana
author_role author
author2 Petri, Jéssica Taís
Bianchi, Christine Elena
Kroenke, Adriana
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Stephanie Tonn Goulart
Petri, Jéssica Taís
Bianchi, Christine Elena
Kroenke, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Competências
Processo de ensino e aprendizagem
Instituição de ensino superior
topic Competências
Processo de ensino e aprendizagem
Instituição de ensino superior
description Na literatura, é possível detectar um distanciamento da academia com as competências exigidas no mercado de trabalho. Esse distanciamento, pode ser considerado um fator que influencia diretamente no desempenho dos alunos em sala de aula. O conhecimento prático deve partir do professor para que então as competências possam ser desenvolvidas nos alunos. Neste sentido, o objetivo deste estudo é investigar a percepção dos discentes sobre as competências dos docentes, durante o processo de ensino e aprendizagem. A amostra correspondeu a 162 discentes de duas instituições de ensino superior. Para análise, foi utilizada a análise fatorial, a fim de identificar fatores comuns entre as variáveis. Os resultados identificados nesta pesquisa indicam que as competências dos professores estão divididas em seis domínios: Relacionamento, Conhecimento, Conduta, Interesse, Organização e Integridade. Estas dimensões são consideradas na literatura como características de um bom professor. Como contribuição este estudo desmembra a análise da competência do docente no processo de ensino aprendizagem, e propõem fatores específicos do C.H.A que podem ser utilizados em instrumentos de mensuração futuros.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4812
url https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4812/4499
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
dc.source.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 26 No. 3 (2021)
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 26 n. 3 (2021)
1982-5765
1414-4077
reponame:Avaliação (Campinas. Online)
instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron:UNISO
instname_str Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron_str UNISO
institution UNISO
reponame_str Avaliação (Campinas. Online)
collection Avaliação (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaavaliacao@uniso.br
_version_ 1800219609688702976