Formação de mestres e doutores no Brasil: uma análise do currículo das pós-graduações em Ciências Biológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Larissa Campos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Leta , Jacqueline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Avaliação (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4025
Resumo: O presente estudo aborda a questão da formação de mestres e doutores nas Pós-Graduações (PGs) brasileiras. Investiga-se o caso específico das PGs em Ciências Biológicas, apresentando informações sobre a oferta de disciplinas e sobre como se configuram os currículos destes programas. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem metodológica quali-quantitativa, com dados extraídos de duas fontes principais: a Plataforma de Dados Abertos da CAPES e a Plataforma Sucupira. Os resultados apontaram que as PGs analisadas oferecem disciplinas que direcionam para uma formação do tipo especialista, voltada principalmente para a pesquisa acadêmica e priorizando algum recorte do conhecimento dentro da Biologia, com pouca ou nenhuma oferta de disciplinas que apoiem uma formação mais abrangente.
id UNISO-1_3c5f86cb440d7fb01fcf5f75924ab32f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/4025
network_acronym_str UNISO-1
network_name_str Avaliação (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling Formação de mestres e doutores no Brasil: uma análise do currículo das pós-graduações em Ciências Biológicas Pós-graduação.Formação de mestres e doutores.Currículo.Ciências Biológicas.O presente estudo aborda a questão da formação de mestres e doutores nas Pós-Graduações (PGs) brasileiras. Investiga-se o caso específico das PGs em Ciências Biológicas, apresentando informações sobre a oferta de disciplinas e sobre como se configuram os currículos destes programas. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem metodológica quali-quantitativa, com dados extraídos de duas fontes principais: a Plataforma de Dados Abertos da CAPES e a Plataforma Sucupira. Os resultados apontaram que as PGs analisadas oferecem disciplinas que direcionam para uma formação do tipo especialista, voltada principalmente para a pesquisa acadêmica e priorizando algum recorte do conhecimento dentro da Biologia, com pouca ou nenhuma oferta de disciplinas que apoiem uma formação mais abrangente.Unicamp; Uniso2020-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4025Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 25 No. 2 (2020)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 25 n. 2 (2020)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4025/3767Copyright (c) 2020 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Larissa Campos Leta , Jacqueline 2020-09-21T21:40:54Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/4025Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2020-09-21T21:40:54Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de mestres e doutores no Brasil: uma análise do currículo das pós-graduações em Ciências Biológicas
title Formação de mestres e doutores no Brasil: uma análise do currículo das pós-graduações em Ciências Biológicas
spellingShingle Formação de mestres e doutores no Brasil: uma análise do currículo das pós-graduações em Ciências Biológicas
Medeiros, Larissa Campos
Pós-graduação.
Formação de mestres e doutores.
Currículo.
Ciências Biológicas.
title_short Formação de mestres e doutores no Brasil: uma análise do currículo das pós-graduações em Ciências Biológicas
title_full Formação de mestres e doutores no Brasil: uma análise do currículo das pós-graduações em Ciências Biológicas
title_fullStr Formação de mestres e doutores no Brasil: uma análise do currículo das pós-graduações em Ciências Biológicas
title_full_unstemmed Formação de mestres e doutores no Brasil: uma análise do currículo das pós-graduações em Ciências Biológicas
title_sort Formação de mestres e doutores no Brasil: uma análise do currículo das pós-graduações em Ciências Biológicas
author Medeiros, Larissa Campos
author_facet Medeiros, Larissa Campos
Leta , Jacqueline
author_role author
author2 Leta , Jacqueline
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Larissa Campos
Leta , Jacqueline
dc.subject.por.fl_str_mv Pós-graduação.
Formação de mestres e doutores.
Currículo.
Ciências Biológicas.
topic Pós-graduação.
Formação de mestres e doutores.
Currículo.
Ciências Biológicas.
description O presente estudo aborda a questão da formação de mestres e doutores nas Pós-Graduações (PGs) brasileiras. Investiga-se o caso específico das PGs em Ciências Biológicas, apresentando informações sobre a oferta de disciplinas e sobre como se configuram os currículos destes programas. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem metodológica quali-quantitativa, com dados extraídos de duas fontes principais: a Plataforma de Dados Abertos da CAPES e a Plataforma Sucupira. Os resultados apontaram que as PGs analisadas oferecem disciplinas que direcionam para uma formação do tipo especialista, voltada principalmente para a pesquisa acadêmica e priorizando algum recorte do conhecimento dentro da Biologia, com pouca ou nenhuma oferta de disciplinas que apoiem uma formação mais abrangente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4025
url https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4025/3767
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
dc.source.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 25 No. 2 (2020)
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 25 n. 2 (2020)
1982-5765
1414-4077
reponame:Avaliação (Campinas. Online)
instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron:UNISO
instname_str Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron_str UNISO
institution UNISO
reponame_str Avaliação (Campinas. Online)
collection Avaliação (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaavaliacao@uniso.br
_version_ 1800219609586991104