Gestão na educação superior e as avaliações de suas práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gama, Maria Eliza Rosa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, João Timóteo de los
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Avaliação (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4029
Resumo: Este artigo é fruto de uma pesquisa que teve como temática o estudo aprofundado com relação às práticas de avaliação das atividades de gestão na educação superior. Tendo como base de consulta a pesquisa bibliográfica, foram analisados estudos relacionados aos conceitos de gestão que se encaixam com as atividades educacionais do ensino superior no Brasil, bem como as diferentes possibilidades de avaliar essas atividades. O artigo expõe as características específicas de cada tipo de processo avaliativo que pode ser utilizado para avaliar a gestão educacional, com foco na avaliação participativa, que é a forma de avaliação interna apontada por autores como Denise Leite e Wagner Andriola como parte fundamental de um processo de gestão educacional participativa. O tema final abordado neste artigo faz referência aos obstáculos existentes nas instituições de ensino superior brasileiras que dificultam as práticas de autoavaliação, especificamente nos cursos de graduação.
id UNISO-1_3de42e4aa800437bd86a3c2a1c774153
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/4029
network_acronym_str UNISO-1
network_name_str Avaliação (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling Gestão na educação superior e as avaliações de suas práticasGestão educacional.. Processo autoavaliativo.Avaliação participativa.Este artigo é fruto de uma pesquisa que teve como temática o estudo aprofundado com relação às práticas de avaliação das atividades de gestão na educação superior. Tendo como base de consulta a pesquisa bibliográfica, foram analisados estudos relacionados aos conceitos de gestão que se encaixam com as atividades educacionais do ensino superior no Brasil, bem como as diferentes possibilidades de avaliar essas atividades. O artigo expõe as características específicas de cada tipo de processo avaliativo que pode ser utilizado para avaliar a gestão educacional, com foco na avaliação participativa, que é a forma de avaliação interna apontada por autores como Denise Leite e Wagner Andriola como parte fundamental de um processo de gestão educacional participativa. O tema final abordado neste artigo faz referência aos obstáculos existentes nas instituições de ensino superior brasileiras que dificultam as práticas de autoavaliação, especificamente nos cursos de graduação.Unicamp; Uniso2020-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4029Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 25 No. 2 (2020)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 25 n. 2 (2020)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4029/3771Copyright (c) 2020 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGama, Maria Eliza Rosa Santos, João Timóteo de los 2020-09-21T21:40:54Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/4029Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2020-09-21T21:40:54Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão na educação superior e as avaliações de suas práticas
title Gestão na educação superior e as avaliações de suas práticas
spellingShingle Gestão na educação superior e as avaliações de suas práticas
Gama, Maria Eliza Rosa
Gestão educacional.
. Processo autoavaliativo.
Avaliação participativa.
title_short Gestão na educação superior e as avaliações de suas práticas
title_full Gestão na educação superior e as avaliações de suas práticas
title_fullStr Gestão na educação superior e as avaliações de suas práticas
title_full_unstemmed Gestão na educação superior e as avaliações de suas práticas
title_sort Gestão na educação superior e as avaliações de suas práticas
author Gama, Maria Eliza Rosa
author_facet Gama, Maria Eliza Rosa
Santos, João Timóteo de los
author_role author
author2 Santos, João Timóteo de los
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gama, Maria Eliza Rosa
Santos, João Timóteo de los
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão educacional.
. Processo autoavaliativo.
Avaliação participativa.
topic Gestão educacional.
. Processo autoavaliativo.
Avaliação participativa.
description Este artigo é fruto de uma pesquisa que teve como temática o estudo aprofundado com relação às práticas de avaliação das atividades de gestão na educação superior. Tendo como base de consulta a pesquisa bibliográfica, foram analisados estudos relacionados aos conceitos de gestão que se encaixam com as atividades educacionais do ensino superior no Brasil, bem como as diferentes possibilidades de avaliar essas atividades. O artigo expõe as características específicas de cada tipo de processo avaliativo que pode ser utilizado para avaliar a gestão educacional, com foco na avaliação participativa, que é a forma de avaliação interna apontada por autores como Denise Leite e Wagner Andriola como parte fundamental de um processo de gestão educacional participativa. O tema final abordado neste artigo faz referência aos obstáculos existentes nas instituições de ensino superior brasileiras que dificultam as práticas de autoavaliação, especificamente nos cursos de graduação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4029
url https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4029/3771
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
dc.source.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 25 No. 2 (2020)
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 25 n. 2 (2020)
1982-5765
1414-4077
reponame:Avaliação (Campinas. Online)
instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron:UNISO
instname_str Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron_str UNISO
institution UNISO
reponame_str Avaliação (Campinas. Online)
collection Avaliação (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaavaliacao@uniso.br
_version_ 1800219609597476864