PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DAS PROVAS DE PEDAGOGIA DO ENADE VIA TRI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Fernanda Luzia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Vendramini, Claudette Maria Medeiros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Avaliação (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2161
Resumo: Avaliação em larga escala no contexto educacional tem por objetivo investigar as habilidades e competências do estudante na realização de tarefas acadêmicas. Um dos testes acadêmicos responsável por avaliar o conhecimento específico em distintas áreas do conhecimento é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade, aplicado aos estudantes desde 2004. Desse modo, o presente artigo tem por objetivo avaliar as propriedades psicométricas da prova de Pedagogia do Enade, aplicada no ano de 2005, por meio do modelo de Rasch da Teoria de Resposta ao Item. Para tanto, foi utilizado um banco de dados contendo informações acadêmicas de 49.497 estudantes do curso de Pedagogia que realizaram o Enade em 2005. Como material utilizou-se as provas de Formação Geral e de Componente Específico, compostas por questões objetivas e dissertativas. Os resultados do estudo sugeriram itens com boas propriedades psicométricas, foi possível observar que os índices de dificuldade dos itens foram, em média, de dificuldade mediana. Quanto às pessoas, a maior parte evidenciou nível de habilidades compatíveis à dificuldade média dos itens (-0,14), indicando que a prova possui um nível de dificuldade semelhante ao nível de habilidade das pessoas. Ponderando a importância da avaliação educacional, estudos que possam averiguar a qualidade da avaliação do Ensino Superior são fundamentais considerando a relevância que o tema impõe para a construção de uma educação com melhores propriedades e reconhecimento no panorama sócio-político-econômico.
id UNISO-1_3fb84239fda8be56dd419de6d28364a7
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/2161
network_acronym_str UNISO-1
network_name_str Avaliação (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DAS PROVAS DE PEDAGOGIA DO ENADE VIA TRIAvaliação em larga escala no contexto educacional tem por objetivo investigar as habilidades e competências do estudante na realização de tarefas acadêmicas. Um dos testes acadêmicos responsável por avaliar o conhecimento específico em distintas áreas do conhecimento é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade, aplicado aos estudantes desde 2004. Desse modo, o presente artigo tem por objetivo avaliar as propriedades psicométricas da prova de Pedagogia do Enade, aplicada no ano de 2005, por meio do modelo de Rasch da Teoria de Resposta ao Item. Para tanto, foi utilizado um banco de dados contendo informações acadêmicas de 49.497 estudantes do curso de Pedagogia que realizaram o Enade em 2005. Como material utilizou-se as provas de Formação Geral e de Componente Específico, compostas por questões objetivas e dissertativas. Os resultados do estudo sugeriram itens com boas propriedades psicométricas, foi possível observar que os índices de dificuldade dos itens foram, em média, de dificuldade mediana. Quanto às pessoas, a maior parte evidenciou nível de habilidades compatíveis à dificuldade média dos itens (-0,14), indicando que a prova possui um nível de dificuldade semelhante ao nível de habilidade das pessoas. Ponderando a importância da avaliação educacional, estudos que possam averiguar a qualidade da avaliação do Ensino Superior são fundamentais considerando a relevância que o tema impõe para a construção de uma educação com melhores propriedades e reconhecimento no panorama sócio-político-econômico.Unicamp; Uniso2015-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2161Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 20 No. 1 (2015)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 20 n. 1 (2015)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2161/1895Copyright (c) 2015 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Fernanda LuziaVendramini, Claudette Maria Medeiros2015-03-17T16:22:56Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/2161Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2015-03-17T16:22:56Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false
dc.title.none.fl_str_mv PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DAS PROVAS DE PEDAGOGIA DO ENADE VIA TRI
title PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DAS PROVAS DE PEDAGOGIA DO ENADE VIA TRI
spellingShingle PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DAS PROVAS DE PEDAGOGIA DO ENADE VIA TRI
Lopes, Fernanda Luzia
title_short PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DAS PROVAS DE PEDAGOGIA DO ENADE VIA TRI
title_full PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DAS PROVAS DE PEDAGOGIA DO ENADE VIA TRI
title_fullStr PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DAS PROVAS DE PEDAGOGIA DO ENADE VIA TRI
title_full_unstemmed PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DAS PROVAS DE PEDAGOGIA DO ENADE VIA TRI
title_sort PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DAS PROVAS DE PEDAGOGIA DO ENADE VIA TRI
author Lopes, Fernanda Luzia
author_facet Lopes, Fernanda Luzia
Vendramini, Claudette Maria Medeiros
author_role author
author2 Vendramini, Claudette Maria Medeiros
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Fernanda Luzia
Vendramini, Claudette Maria Medeiros
description Avaliação em larga escala no contexto educacional tem por objetivo investigar as habilidades e competências do estudante na realização de tarefas acadêmicas. Um dos testes acadêmicos responsável por avaliar o conhecimento específico em distintas áreas do conhecimento é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade, aplicado aos estudantes desde 2004. Desse modo, o presente artigo tem por objetivo avaliar as propriedades psicométricas da prova de Pedagogia do Enade, aplicada no ano de 2005, por meio do modelo de Rasch da Teoria de Resposta ao Item. Para tanto, foi utilizado um banco de dados contendo informações acadêmicas de 49.497 estudantes do curso de Pedagogia que realizaram o Enade em 2005. Como material utilizou-se as provas de Formação Geral e de Componente Específico, compostas por questões objetivas e dissertativas. Os resultados do estudo sugeriram itens com boas propriedades psicométricas, foi possível observar que os índices de dificuldade dos itens foram, em média, de dificuldade mediana. Quanto às pessoas, a maior parte evidenciou nível de habilidades compatíveis à dificuldade média dos itens (-0,14), indicando que a prova possui um nível de dificuldade semelhante ao nível de habilidade das pessoas. Ponderando a importância da avaliação educacional, estudos que possam averiguar a qualidade da avaliação do Ensino Superior são fundamentais considerando a relevância que o tema impõe para a construção de uma educação com melhores propriedades e reconhecimento no panorama sócio-político-econômico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2161
url https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2161/1895
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
dc.source.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 20 No. 1 (2015)
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 20 n. 1 (2015)
1982-5765
1414-4077
reponame:Avaliação (Campinas. Online)
instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron:UNISO
instname_str Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron_str UNISO
institution UNISO
reponame_str Avaliação (Campinas. Online)
collection Avaliação (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaavaliacao@uniso.br
_version_ 1800219608603426816