Avaliação e regulação da educação superior: uma análise a partir dos primeiros 10 anos do SINAES
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Avaliação (Campinas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2323 |
Resumo: | No presente artigo é focalizada a relação entre a avaliação e a regulação da Educação Superior no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. São analisadas as tendências e tensões associadas a tal relação evidenciadas durante os primeiros dez anos do referido Sistema Nacional. No texto argumenta-se que, embora frequentemente confundidos um com outro, avaliação e regulação representam processos distintos que podem ser, ao mesmo tempo, complementares e também antagônicos, pois se por um lado uma articulação entre os dois processos faz-se necessária, por outro tal articulação pode gerar distorções não desejáveis. O artigo é iniciado com uma definição dos dois conceitos e depois é discutida suas aplicações no âmbito da educação superior brasileira. Em seções subsequentes são considerados os dois processos em relação aos indicadores utilizados pelo SINAES e à proposta de criação do Instituto Nacional de Avaliação e Supervisão da Educação Superior – INSAES. Nas considerações finais, ressalta-se a necessidade de medidas para assegurar a independência e a autonomia de cada processo, avaliação e regulação, em relação ao outro. |
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Avaliação e regulação da educação superior: uma análise a partir dos primeiros 10 anos do SINAESNo presente artigo é focalizada a relação entre a avaliação e a regulação da Educação Superior no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. São analisadas as tendências e tensões associadas a tal relação evidenciadas durante os primeiros dez anos do referido Sistema Nacional. No texto argumenta-se que, embora frequentemente confundidos um com outro, avaliação e regulação representam processos distintos que podem ser, ao mesmo tempo, complementares e também antagônicos, pois se por um lado uma articulação entre os dois processos faz-se necessária, por outro tal articulação pode gerar distorções não desejáveis. O artigo é iniciado com uma definição dos dois conceitos e depois é discutida suas aplicações no âmbito da educação superior brasileira. Em seções subsequentes são considerados os dois processos em relação aos indicadores utilizados pelo SINAES e à proposta de criação do Instituto Nacional de Avaliação e Supervisão da Educação Superior – INSAES. Nas considerações finais, ressalta-se a necessidade de medidas para assegurar a independência e a autonomia de cada processo, avaliação e regulação, em relação ao outro.Unicamp; Uniso2015-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2323Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 20 No. 3 (2015)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 20 n. 3 (2015)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2323/pdfCopyright (c) 2015 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessVerhine, Robert E.2015-11-05T17:00:55Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/2323Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2015-11-05T17:00:55Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false |
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