NEWTON BALZAN: Fazer doutorado não é para qualquer um

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calderón, Adolfo-Ignacio
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Wandercil, Marco, Costa, Rafael Fernando da, Meneghel, Stela Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Avaliação (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4930
Resumo: Formação de professores, qualidade do ensino, avalição e autoavaliação institucional, sempre foram estudadas em profundidade pelo professor Newton César Balzan. Persona que soube combinar seu marcante papel na docência e atividades de gestão com proeminente participação na história de duas grandes universidades no Estado de São Paulo, tem na educação, reconhecidamente, seu trabalho de pesquisador e divulgador científico dessa área do conhecimento. Com o objetivo de abordar o processo de formação de pesquisadores em nível de doutorado na visão do professor Newton Cesar Balzan, retomamos elementos marcantes de sua trajetória por meio de lembranças, cartas, mensagens, e-mails trocados entre o homenageado e os autores, assim como, transcrição de sua fala no projeto Vivências realizado em 2016, no âmbito da disciplina obrigatória “A produção do conhecimento no campo das Ciências da Educação” do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. No intuito de manter viva a voz do professor Balzan, este texto contém também aspectos pessoais com forte vínculo emocional, devido a influência exercida pelo homenageado nos autores deste.
id UNISO-1_7a0174711d3f56b66b170ef1adb0c9c8
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/4930
network_acronym_str UNISO-1
network_name_str Avaliação (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling NEWTON BALZAN: Fazer doutorado não é para qualquer umNewton Cezar Balzandoutorado em educaçãoavaliação institucionaleducação superiorFormação de professores, qualidade do ensino, avalição e autoavaliação institucional, sempre foram estudadas em profundidade pelo professor Newton César Balzan. Persona que soube combinar seu marcante papel na docência e atividades de gestão com proeminente participação na história de duas grandes universidades no Estado de São Paulo, tem na educação, reconhecidamente, seu trabalho de pesquisador e divulgador científico dessa área do conhecimento. Com o objetivo de abordar o processo de formação de pesquisadores em nível de doutorado na visão do professor Newton Cesar Balzan, retomamos elementos marcantes de sua trajetória por meio de lembranças, cartas, mensagens, e-mails trocados entre o homenageado e os autores, assim como, transcrição de sua fala no projeto Vivências realizado em 2016, no âmbito da disciplina obrigatória “A produção do conhecimento no campo das Ciências da Educação” do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. No intuito de manter viva a voz do professor Balzan, este texto contém também aspectos pessoais com forte vínculo emocional, devido a influência exercida pelo homenageado nos autores deste.Unicamp; Uniso2022-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4930Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 27 No. 1 (2022)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 27 n. 1 (2022)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4930/4558Copyright (c) 2022 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCalderón, Adolfo-Ignacio Wandercil, Marco Costa, Rafael Fernando da Meneghel, Stela Maria 2022-04-07T20:40:51Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/4930Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2022-04-07T20:40:51Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false
dc.title.none.fl_str_mv NEWTON BALZAN: Fazer doutorado não é para qualquer um
title NEWTON BALZAN: Fazer doutorado não é para qualquer um
spellingShingle NEWTON BALZAN: Fazer doutorado não é para qualquer um
Calderón, Adolfo-Ignacio
Newton Cezar Balzan
doutorado em educação
avaliação institucional
educação superior
title_short NEWTON BALZAN: Fazer doutorado não é para qualquer um
title_full NEWTON BALZAN: Fazer doutorado não é para qualquer um
title_fullStr NEWTON BALZAN: Fazer doutorado não é para qualquer um
title_full_unstemmed NEWTON BALZAN: Fazer doutorado não é para qualquer um
title_sort NEWTON BALZAN: Fazer doutorado não é para qualquer um
author Calderón, Adolfo-Ignacio
author_facet Calderón, Adolfo-Ignacio
Wandercil, Marco
Costa, Rafael Fernando da
Meneghel, Stela Maria
author_role author
author2 Wandercil, Marco
Costa, Rafael Fernando da
Meneghel, Stela Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calderón, Adolfo-Ignacio
Wandercil, Marco
Costa, Rafael Fernando da
Meneghel, Stela Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Newton Cezar Balzan
doutorado em educação
avaliação institucional
educação superior
topic Newton Cezar Balzan
doutorado em educação
avaliação institucional
educação superior
description Formação de professores, qualidade do ensino, avalição e autoavaliação institucional, sempre foram estudadas em profundidade pelo professor Newton César Balzan. Persona que soube combinar seu marcante papel na docência e atividades de gestão com proeminente participação na história de duas grandes universidades no Estado de São Paulo, tem na educação, reconhecidamente, seu trabalho de pesquisador e divulgador científico dessa área do conhecimento. Com o objetivo de abordar o processo de formação de pesquisadores em nível de doutorado na visão do professor Newton Cesar Balzan, retomamos elementos marcantes de sua trajetória por meio de lembranças, cartas, mensagens, e-mails trocados entre o homenageado e os autores, assim como, transcrição de sua fala no projeto Vivências realizado em 2016, no âmbito da disciplina obrigatória “A produção do conhecimento no campo das Ciências da Educação” do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. No intuito de manter viva a voz do professor Balzan, este texto contém também aspectos pessoais com forte vínculo emocional, devido a influência exercida pelo homenageado nos autores deste.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4930
url https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4930/4558
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
dc.source.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 27 No. 1 (2022)
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 27 n. 1 (2022)
1982-5765
1414-4077
reponame:Avaliação (Campinas. Online)
instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron:UNISO
instname_str Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron_str UNISO
institution UNISO
reponame_str Avaliação (Campinas. Online)
collection Avaliação (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaavaliacao@uniso.br
_version_ 1800219609812434944