DIFERENÇAS ENTRE GÊNERO E PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marjorie Cristina Rocha da
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Vendramini, Claudettte Maria Medeiros, Lopes, Fernanda Luzia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Avaliação (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/877
Resumo: No contexto atual da educação, o estudo de variáveis relacionadas às diferenças de gênero em estudantes do ensino superior contribui para a compreensão de variáveis associadas ao desempenho acadêmico bem sucedido. Assim, esta pesquisa objetivou verificar em que medida o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE, do Brasil, variou segundo gênero, e variáveis socioeconômicas. Foram utilizados dados de 147.600 ingressantes e 129.876 concluintes de diversos cursos de graduação que fizeram o ENADE em 2005, selecionados por amostragem aleatória estratificada. Os estudantes responderam a 110 questões sobre o seu perfil socioeconômico e cultural. Os homens obtiveram desempenho médio significativamente maior que as mulheres, nos dois componentes, formação geral e conhecimentos específicos, nos cursos de Matemática, Letras, Biologia, História, Geografia e Filosofia. Observou-se certa ten­dência de modificação ou até inversão de papéis em áreas reconhecidas tradicionalmente como estereotipadas, o que pode estar refletindo no processo de ensino e relações sociais estabelecidas entre colegas e professores.
id UNISO-1_80a913155f4509f362afc9958362a822
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/877
network_acronym_str UNISO-1
network_name_str Avaliação (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling DIFERENÇAS ENTRE GÊNERO E PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTENo contexto atual da educação, o estudo de variáveis relacionadas às diferenças de gênero em estudantes do ensino superior contribui para a compreensão de variáveis associadas ao desempenho acadêmico bem sucedido. Assim, esta pesquisa objetivou verificar em que medida o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE, do Brasil, variou segundo gênero, e variáveis socioeconômicas. Foram utilizados dados de 147.600 ingressantes e 129.876 concluintes de diversos cursos de graduação que fizeram o ENADE em 2005, selecionados por amostragem aleatória estratificada. Os estudantes responderam a 110 questões sobre o seu perfil socioeconômico e cultural. Os homens obtiveram desempenho médio significativamente maior que as mulheres, nos dois componentes, formação geral e conhecimentos específicos, nos cursos de Matemática, Letras, Biologia, História, Geografia e Filosofia. Observou-se certa ten­dência de modificação ou até inversão de papéis em áreas reconhecidas tradicionalmente como estereotipadas, o que pode estar refletindo no processo de ensino e relações sociais estabelecidas entre colegas e professores.Unicamp; Uniso2010-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/877Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 15 No. 3 (2010)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 15 n. 3 (2010)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/877/875Copyright (c) 2000 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marjorie Cristina Rocha daVendramini, Claudettte Maria MedeirosLopes, Fernanda Luzia2018-06-06T20:13:30Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/877Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2018-06-06T20:13:30Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false
dc.title.none.fl_str_mv DIFERENÇAS ENTRE GÊNERO E PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE
title DIFERENÇAS ENTRE GÊNERO E PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE
spellingShingle DIFERENÇAS ENTRE GÊNERO E PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE
Silva, Marjorie Cristina Rocha da
title_short DIFERENÇAS ENTRE GÊNERO E PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE
title_full DIFERENÇAS ENTRE GÊNERO E PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE
title_fullStr DIFERENÇAS ENTRE GÊNERO E PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE
title_full_unstemmed DIFERENÇAS ENTRE GÊNERO E PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE
title_sort DIFERENÇAS ENTRE GÊNERO E PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE
author Silva, Marjorie Cristina Rocha da
author_facet Silva, Marjorie Cristina Rocha da
Vendramini, Claudettte Maria Medeiros
Lopes, Fernanda Luzia
author_role author
author2 Vendramini, Claudettte Maria Medeiros
Lopes, Fernanda Luzia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marjorie Cristina Rocha da
Vendramini, Claudettte Maria Medeiros
Lopes, Fernanda Luzia
description No contexto atual da educação, o estudo de variáveis relacionadas às diferenças de gênero em estudantes do ensino superior contribui para a compreensão de variáveis associadas ao desempenho acadêmico bem sucedido. Assim, esta pesquisa objetivou verificar em que medida o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE, do Brasil, variou segundo gênero, e variáveis socioeconômicas. Foram utilizados dados de 147.600 ingressantes e 129.876 concluintes de diversos cursos de graduação que fizeram o ENADE em 2005, selecionados por amostragem aleatória estratificada. Os estudantes responderam a 110 questões sobre o seu perfil socioeconômico e cultural. Os homens obtiveram desempenho médio significativamente maior que as mulheres, nos dois componentes, formação geral e conhecimentos específicos, nos cursos de Matemática, Letras, Biologia, História, Geografia e Filosofia. Observou-se certa ten­dência de modificação ou até inversão de papéis em áreas reconhecidas tradicionalmente como estereotipadas, o que pode estar refletindo no processo de ensino e relações sociais estabelecidas entre colegas e professores.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/877
url https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/877/875
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2000 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2000 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
dc.source.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 15 No. 3 (2010)
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 15 n. 3 (2010)
1982-5765
1414-4077
reponame:Avaliação (Campinas. Online)
instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron:UNISO
instname_str Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron_str UNISO
institution UNISO
reponame_str Avaliação (Campinas. Online)
collection Avaliação (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaavaliacao@uniso.br
_version_ 1800219606880616448