Permanecer ou desistir? : Mulheres na graduação em engenharia e tecnologias na UTFPR/Guarapuava, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klanovicz, Luciana Rosar Fornazari
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, Valéria Aparecida Monteiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Avaliação (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4654
Resumo: Neste artigo analisamos motivações e problemas institucionais que fazem com que mulheres em cursos de Engenharia e Tecnologias desistam ou permaneçam na graduação. Investigamos relatos de estudantes que vivenciaram a graduação entre 2012 e 2019 na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Guarapuava, Brasil. Esse locus é entendido como microcosmo de divisões de gênero na formação acadêmica que são mais amplos e que revelam assimetrias de acesso e de permanência de mulheres no sistema universitário brasileiro. Para isso, trabalhamos com uma abordagem que aproxima Estudos de Gênero e Ciências, pensando relações entre homens e mulheres no âmbito das relações de poder e usos sociais de instituições acadêmicas. Como resultado, acompanhamos dados de matrículas, permanências e desistências por gênero na instituição. O estudo aponta para a necessidade de ações instituições de combate à discriminação de gênero, e ao desenvolvimento e estratégias de permanência de estudantes mulheres nos cursos de graduação.
id UNISO-1_b64ba791f2ac504903bde069f03fdb88
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/4654
network_acronym_str UNISO-1
network_name_str Avaliação (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling Permanecer ou desistir? : Mulheres na graduação em engenharia e tecnologias na UTFPR/Guarapuava, Brasil GêneroCiênciaEnsino superiorNeste artigo analisamos motivações e problemas institucionais que fazem com que mulheres em cursos de Engenharia e Tecnologias desistam ou permaneçam na graduação. Investigamos relatos de estudantes que vivenciaram a graduação entre 2012 e 2019 na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Guarapuava, Brasil. Esse locus é entendido como microcosmo de divisões de gênero na formação acadêmica que são mais amplos e que revelam assimetrias de acesso e de permanência de mulheres no sistema universitário brasileiro. Para isso, trabalhamos com uma abordagem que aproxima Estudos de Gênero e Ciências, pensando relações entre homens e mulheres no âmbito das relações de poder e usos sociais de instituições acadêmicas. Como resultado, acompanhamos dados de matrículas, permanências e desistências por gênero na instituição. O estudo aponta para a necessidade de ações instituições de combate à discriminação de gênero, e ao desenvolvimento e estratégias de permanência de estudantes mulheres nos cursos de graduação.Unicamp; Uniso2021-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/465410.1590/S1414-40772021000100008Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 26 No. 1 (2021)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 26 n. 1 (2021)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4654/4273Copyright (c) 2021 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKlanovicz, Luciana Rosar Fornazari Oliveira, Valéria Aparecida Monteiro de 2021-04-19T14:46:58Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/4654Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2021-04-19T14:46:58Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false
dc.title.none.fl_str_mv Permanecer ou desistir? : Mulheres na graduação em engenharia e tecnologias na UTFPR/Guarapuava, Brasil
title Permanecer ou desistir? : Mulheres na graduação em engenharia e tecnologias na UTFPR/Guarapuava, Brasil
spellingShingle Permanecer ou desistir? : Mulheres na graduação em engenharia e tecnologias na UTFPR/Guarapuava, Brasil
Klanovicz, Luciana Rosar Fornazari
Gênero
Ciência
Ensino superior
title_short Permanecer ou desistir? : Mulheres na graduação em engenharia e tecnologias na UTFPR/Guarapuava, Brasil
title_full Permanecer ou desistir? : Mulheres na graduação em engenharia e tecnologias na UTFPR/Guarapuava, Brasil
title_fullStr Permanecer ou desistir? : Mulheres na graduação em engenharia e tecnologias na UTFPR/Guarapuava, Brasil
title_full_unstemmed Permanecer ou desistir? : Mulheres na graduação em engenharia e tecnologias na UTFPR/Guarapuava, Brasil
title_sort Permanecer ou desistir? : Mulheres na graduação em engenharia e tecnologias na UTFPR/Guarapuava, Brasil
author Klanovicz, Luciana Rosar Fornazari
author_facet Klanovicz, Luciana Rosar Fornazari
Oliveira, Valéria Aparecida Monteiro de
author_role author
author2 Oliveira, Valéria Aparecida Monteiro de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Klanovicz, Luciana Rosar Fornazari
Oliveira, Valéria Aparecida Monteiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Ciência
Ensino superior
topic Gênero
Ciência
Ensino superior
description Neste artigo analisamos motivações e problemas institucionais que fazem com que mulheres em cursos de Engenharia e Tecnologias desistam ou permaneçam na graduação. Investigamos relatos de estudantes que vivenciaram a graduação entre 2012 e 2019 na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Guarapuava, Brasil. Esse locus é entendido como microcosmo de divisões de gênero na formação acadêmica que são mais amplos e que revelam assimetrias de acesso e de permanência de mulheres no sistema universitário brasileiro. Para isso, trabalhamos com uma abordagem que aproxima Estudos de Gênero e Ciências, pensando relações entre homens e mulheres no âmbito das relações de poder e usos sociais de instituições acadêmicas. Como resultado, acompanhamos dados de matrículas, permanências e desistências por gênero na instituição. O estudo aponta para a necessidade de ações instituições de combate à discriminação de gênero, e ao desenvolvimento e estratégias de permanência de estudantes mulheres nos cursos de graduação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4654
10.1590/S1414-40772021000100008
url https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4654
identifier_str_mv 10.1590/S1414-40772021000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4654/4273
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
dc.source.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 26 No. 1 (2021)
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 26 n. 1 (2021)
1982-5765
1414-4077
reponame:Avaliação (Campinas. Online)
instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron:UNISO
instname_str Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron_str UNISO
institution UNISO
reponame_str Avaliação (Campinas. Online)
collection Avaliação (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaavaliacao@uniso.br
_version_ 1800219609642565632