A educação internacional e os resultados de cooperação Brasil-Alemanha na Unicentro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Avaliação (Campinas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2766 |
Resumo: | A silenciosa revolução da educação internacional demanda reformas que afetam todos os níveis da educação. No Brasil, enquanto enviamos nossos bolsistas ao exterior, também nos deparamos com os enormes desafios da oferta de educação pública “em casa.” A avaliação da mobilidade internacional, portanto, muito além de qualquer rotina, implica o aspecto ético de sua relevância social, principalmente quanto ao desenvolvimento de ações de cooperação e o seu impacto nos cursos de graduação e pós-graduação. Nos estágios iniciais de internacionalização, o estabelecimento de parcerias internacionais por meio de projetos de pesquisa e mobilidade é uma estratégia eficiente, mas nem todo programa proporciona ações de cooperação. Neste trabalho, consideramos os resultados de uma abordagem construtivista na internacionalização do Curso de Engenharia Florestal da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) com o apoio das agências governamentais CAPES (Brasil) e DAAD (Alemanha). |
id |
UNISO-1_c1b6bf6f2c91daa22fd072ed81b8e144 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/2766 |
network_acronym_str |
UNISO-1 |
network_name_str |
Avaliação (Campinas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação internacional e os resultados de cooperação Brasil-Alemanha na UnicentroA silenciosa revolução da educação internacional demanda reformas que afetam todos os níveis da educação. No Brasil, enquanto enviamos nossos bolsistas ao exterior, também nos deparamos com os enormes desafios da oferta de educação pública “em casa.” A avaliação da mobilidade internacional, portanto, muito além de qualquer rotina, implica o aspecto ético de sua relevância social, principalmente quanto ao desenvolvimento de ações de cooperação e o seu impacto nos cursos de graduação e pós-graduação. Nos estágios iniciais de internacionalização, o estabelecimento de parcerias internacionais por meio de projetos de pesquisa e mobilidade é uma estratégia eficiente, mas nem todo programa proporciona ações de cooperação. Neste trabalho, consideramos os resultados de uma abordagem construtivista na internacionalização do Curso de Engenharia Florestal da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) com o apoio das agências governamentais CAPES (Brasil) e DAAD (Alemanha).Unicamp; Uniso2016-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2766Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 21 No. 3 (2016)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 21 n. 3 (2016)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2766/2351Copyright (c) 2016 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessRauen, Margarida GandaraFigueiredo Filho, Afonso2016-11-11T17:04:05Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/2766Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2016-11-11T17:04:05Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação internacional e os resultados de cooperação Brasil-Alemanha na Unicentro |
title |
A educação internacional e os resultados de cooperação Brasil-Alemanha na Unicentro |
spellingShingle |
A educação internacional e os resultados de cooperação Brasil-Alemanha na Unicentro Rauen, Margarida Gandara |
title_short |
A educação internacional e os resultados de cooperação Brasil-Alemanha na Unicentro |
title_full |
A educação internacional e os resultados de cooperação Brasil-Alemanha na Unicentro |
title_fullStr |
A educação internacional e os resultados de cooperação Brasil-Alemanha na Unicentro |
title_full_unstemmed |
A educação internacional e os resultados de cooperação Brasil-Alemanha na Unicentro |
title_sort |
A educação internacional e os resultados de cooperação Brasil-Alemanha na Unicentro |
author |
Rauen, Margarida Gandara |
author_facet |
Rauen, Margarida Gandara Figueiredo Filho, Afonso |
author_role |
author |
author2 |
Figueiredo Filho, Afonso |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rauen, Margarida Gandara Figueiredo Filho, Afonso |
description |
A silenciosa revolução da educação internacional demanda reformas que afetam todos os níveis da educação. No Brasil, enquanto enviamos nossos bolsistas ao exterior, também nos deparamos com os enormes desafios da oferta de educação pública “em casa.” A avaliação da mobilidade internacional, portanto, muito além de qualquer rotina, implica o aspecto ético de sua relevância social, principalmente quanto ao desenvolvimento de ações de cooperação e o seu impacto nos cursos de graduação e pós-graduação. Nos estágios iniciais de internacionalização, o estabelecimento de parcerias internacionais por meio de projetos de pesquisa e mobilidade é uma estratégia eficiente, mas nem todo programa proporciona ações de cooperação. Neste trabalho, consideramos os resultados de uma abordagem construtivista na internacionalização do Curso de Engenharia Florestal da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) com o apoio das agências governamentais CAPES (Brasil) e DAAD (Alemanha). |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2766 |
url |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2766 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2766/2351 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicamp; Uniso |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicamp; Uniso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 21 No. 3 (2016) Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 21 n. 3 (2016) 1982-5765 1414-4077 reponame:Avaliação (Campinas. Online) instname:Universidade de Sorocaba (UNISO) instacron:UNISO |
instname_str |
Universidade de Sorocaba (UNISO) |
instacron_str |
UNISO |
institution |
UNISO |
reponame_str |
Avaliação (Campinas. Online) |
collection |
Avaliação (Campinas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaavaliacao@uniso.br |
_version_ |
1800219608705138688 |