COMPETÊNCIAS DOCENTES COMO ANTECEDENTES DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PROFESSOR: PERCEPÇÃO DE MESTRANDOS DE ADMINISTRAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grohmann, Márcia Zampieri
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ramos, Márcio Sampedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Avaliação (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/743
Resumo: Este estudo teve como objetivo mapear competências docentes (comportamento em aula, didática e conhecimento, relacionamento, avaliação e utilidade), através da avaliação de acadêmicos do curso de mestrado em administração, e verificar suas relações causais com o desempenho dos professores (avaliação de desempenho e nota geral). Através da análise dos resultados de 99 questionários constatou-se que os professores foram bem avaliados, obtendo médias bem acima do valor intermediário da escala (2,50): comportamento em aula - 4,07; didática e conhecimento = 3,92; relacionamento – 3,79; avaliação e utilidade – 3,74; desempenho – 3,73. As relações de dependências encontradas foram: didática e conhecimento x desempenho (R2= 68,5%), avaliação e utilidade x desempenho (R2= 23,5%), comportamento x desempenho (R2= 13,4%), didática e conhecimento x nota geral (R2= 52,1%) e avaliação e utilidade x nota geral (R2= 21,4%). Concluiu-se que didática/conhecimento e avaliação/utilidade são os principais antecedentes do desempenho docente.
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