PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS NEGRAS: TRAJETÓRIAS E NARRATIVAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crisostomo, Maria Aparecida dos Santos
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Reigota, Marcos Antonio dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Avaliação (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/860
Resumo: A presente investigação buscou analisar a condição de mulheres negras, docentes no ensino superior em universidades privadas da cidade de Sorocaba-SP, no período de 2000 a 2007, através de suas respectivas trajetórias e narrativas, articuladas em três aspectos: gênero, raça e escolaridade. Nosso objetivo foi verificar a inserção política e profissional da mulher negra, como docente, do Ensino Superior. A análise das narrativas de suas trajetórias e dos dados quantitativos que dispomos nos possibilita afirmar que a condição da mulher negra como professora universitária é a de exclusão. Um olhar atento sobre as trajetórias e narrativas de três mulheres negras, professoras universitárias na cidade de Sorocaba - São Paulo desvela uma história de neo-racismo brasileiro. Consideramos que no momento em que a mulher negra se fizer mais presente, como docente na universidade e em posições sociais e profissões em que antes não lhe era permitido, promoverá a construção de identidades diversificadas, com novos modos de existência e representações que poderão contribuir para a consolidação de uma sociedade plural.
id UNISO-1_c398aa916c4537b54144c4cf5a197352
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/860
network_acronym_str UNISO-1
network_name_str Avaliação (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS NEGRAS: TRAJETÓRIAS E NARRATIVASA presente investigação buscou analisar a condição de mulheres negras, docentes no ensino superior em universidades privadas da cidade de Sorocaba-SP, no período de 2000 a 2007, através de suas respectivas trajetórias e narrativas, articuladas em três aspectos: gênero, raça e escolaridade. Nosso objetivo foi verificar a inserção política e profissional da mulher negra, como docente, do Ensino Superior. A análise das narrativas de suas trajetórias e dos dados quantitativos que dispomos nos possibilita afirmar que a condição da mulher negra como professora universitária é a de exclusão. Um olhar atento sobre as trajetórias e narrativas de três mulheres negras, professoras universitárias na cidade de Sorocaba - São Paulo desvela uma história de neo-racismo brasileiro. Consideramos que no momento em que a mulher negra se fizer mais presente, como docente na universidade e em posições sociais e profissões em que antes não lhe era permitido, promoverá a construção de identidades diversificadas, com novos modos de existência e representações que poderão contribuir para a consolidação de uma sociedade plural.Unicamp; Uniso2010-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/860Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 15 No. 2 (2010)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 15 n. 2 (2010)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/860/860Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessCrisostomo, Maria Aparecida dos SantosReigota, Marcos Antonio dos Santos2018-06-06T20:13:46Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/860Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2018-06-06T20:13:46Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false
dc.title.none.fl_str_mv PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS NEGRAS: TRAJETÓRIAS E NARRATIVAS
title PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS NEGRAS: TRAJETÓRIAS E NARRATIVAS
spellingShingle PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS NEGRAS: TRAJETÓRIAS E NARRATIVAS
Crisostomo, Maria Aparecida dos Santos
title_short PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS NEGRAS: TRAJETÓRIAS E NARRATIVAS
title_full PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS NEGRAS: TRAJETÓRIAS E NARRATIVAS
title_fullStr PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS NEGRAS: TRAJETÓRIAS E NARRATIVAS
title_full_unstemmed PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS NEGRAS: TRAJETÓRIAS E NARRATIVAS
title_sort PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS NEGRAS: TRAJETÓRIAS E NARRATIVAS
author Crisostomo, Maria Aparecida dos Santos
author_facet Crisostomo, Maria Aparecida dos Santos
Reigota, Marcos Antonio dos Santos
author_role author
author2 Reigota, Marcos Antonio dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Crisostomo, Maria Aparecida dos Santos
Reigota, Marcos Antonio dos Santos
description A presente investigação buscou analisar a condição de mulheres negras, docentes no ensino superior em universidades privadas da cidade de Sorocaba-SP, no período de 2000 a 2007, através de suas respectivas trajetórias e narrativas, articuladas em três aspectos: gênero, raça e escolaridade. Nosso objetivo foi verificar a inserção política e profissional da mulher negra, como docente, do Ensino Superior. A análise das narrativas de suas trajetórias e dos dados quantitativos que dispomos nos possibilita afirmar que a condição da mulher negra como professora universitária é a de exclusão. Um olhar atento sobre as trajetórias e narrativas de três mulheres negras, professoras universitárias na cidade de Sorocaba - São Paulo desvela uma história de neo-racismo brasileiro. Consideramos que no momento em que a mulher negra se fizer mais presente, como docente na universidade e em posições sociais e profissões em que antes não lhe era permitido, promoverá a construção de identidades diversificadas, com novos modos de existência e representações que poderão contribuir para a consolidação de uma sociedade plural.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/860
url https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/860/860
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
dc.source.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 15 No. 2 (2010)
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 15 n. 2 (2010)
1982-5765
1414-4077
reponame:Avaliação (Campinas. Online)
instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron:UNISO
instname_str Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron_str UNISO
institution UNISO
reponame_str Avaliação (Campinas. Online)
collection Avaliação (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaavaliacao@uniso.br
_version_ 1800219606606938112