Práticas de gestão do conhecimento na avaliação de cursos de graduação do INEP/MEC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandeira, Lidiane
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sartori, Rejane, Menegassi, Claudia Herrero Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Avaliação (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4692
Resumo: A avaliação de cursos de graduação busca identificar as reais condições de ensino oferecidas aos alunos e garantir a transparência dos dados sobre a qualidade da educação superior brasileira. Com vistas a aprimorar esse processo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou novos instrumentos de avaliação externa. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é identificar práticas de Gestão do Conhecimento para auxiliar as instituições de ensino superior (IES) a atenderem as exigências do novo instrumento de avaliação para reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação presencial e a distância do Inep, visando à obtenção do conceito máximo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental, tendo como base esse novo instrumento de avaliação de cursos de graduação do Inep. Foram analisados 24 indicadores da Dimensão 1 do instrumento e para cada indicador foram identificadas práticas de Gestão do Conhecimento. Os resultados indicam nove práticas de Gestão do Conhecimento, sendo que cada prática indicada pode atender a vários indicadores e, se aplicadas apropriadamente, podem auxiliar as IES a alcançarem o conceito máximo nos processos avaliativos do MEC.
id UNISO-1_d42d8ad1026f21fab80306b6f32b637c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/4692
network_acronym_str UNISO-1
network_name_str Avaliação (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling Práticas de gestão do conhecimento na avaliação de cursos de graduação do INEP/MECGestão do conhecimentoEnsino superiorAvaliação de cursosA avaliação de cursos de graduação busca identificar as reais condições de ensino oferecidas aos alunos e garantir a transparência dos dados sobre a qualidade da educação superior brasileira. Com vistas a aprimorar esse processo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou novos instrumentos de avaliação externa. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é identificar práticas de Gestão do Conhecimento para auxiliar as instituições de ensino superior (IES) a atenderem as exigências do novo instrumento de avaliação para reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação presencial e a distância do Inep, visando à obtenção do conceito máximo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental, tendo como base esse novo instrumento de avaliação de cursos de graduação do Inep. Foram analisados 24 indicadores da Dimensão 1 do instrumento e para cada indicador foram identificadas práticas de Gestão do Conhecimento. Os resultados indicam nove práticas de Gestão do Conhecimento, sendo que cada prática indicada pode atender a vários indicadores e, se aplicadas apropriadamente, podem auxiliar as IES a alcançarem o conceito máximo nos processos avaliativos do MEC.Unicamp; Uniso2021-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4692Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 26 No. 2 (2021)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 26 n. 2 (2021)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4692/4396Copyright (c) 2021 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBandeira, Lidiane Sartori, Rejane Menegassi, Claudia Herrero Martins 2021-07-30T22:10:05Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/4692Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2021-07-30T22:10:05Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de gestão do conhecimento na avaliação de cursos de graduação do INEP/MEC
title Práticas de gestão do conhecimento na avaliação de cursos de graduação do INEP/MEC
spellingShingle Práticas de gestão do conhecimento na avaliação de cursos de graduação do INEP/MEC
Bandeira, Lidiane
Gestão do conhecimento
Ensino superior
Avaliação de cursos
title_short Práticas de gestão do conhecimento na avaliação de cursos de graduação do INEP/MEC
title_full Práticas de gestão do conhecimento na avaliação de cursos de graduação do INEP/MEC
title_fullStr Práticas de gestão do conhecimento na avaliação de cursos de graduação do INEP/MEC
title_full_unstemmed Práticas de gestão do conhecimento na avaliação de cursos de graduação do INEP/MEC
title_sort Práticas de gestão do conhecimento na avaliação de cursos de graduação do INEP/MEC
author Bandeira, Lidiane
author_facet Bandeira, Lidiane
Sartori, Rejane
Menegassi, Claudia Herrero Martins
author_role author
author2 Sartori, Rejane
Menegassi, Claudia Herrero Martins
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bandeira, Lidiane
Sartori, Rejane
Menegassi, Claudia Herrero Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Ensino superior
Avaliação de cursos
topic Gestão do conhecimento
Ensino superior
Avaliação de cursos
description A avaliação de cursos de graduação busca identificar as reais condições de ensino oferecidas aos alunos e garantir a transparência dos dados sobre a qualidade da educação superior brasileira. Com vistas a aprimorar esse processo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou novos instrumentos de avaliação externa. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é identificar práticas de Gestão do Conhecimento para auxiliar as instituições de ensino superior (IES) a atenderem as exigências do novo instrumento de avaliação para reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação presencial e a distância do Inep, visando à obtenção do conceito máximo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental, tendo como base esse novo instrumento de avaliação de cursos de graduação do Inep. Foram analisados 24 indicadores da Dimensão 1 do instrumento e para cada indicador foram identificadas práticas de Gestão do Conhecimento. Os resultados indicam nove práticas de Gestão do Conhecimento, sendo que cada prática indicada pode atender a vários indicadores e, se aplicadas apropriadamente, podem auxiliar as IES a alcançarem o conceito máximo nos processos avaliativos do MEC.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4692
url https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4692/4396
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
dc.source.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 26 No. 2 (2021)
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 26 n. 2 (2021)
1982-5765
1414-4077
reponame:Avaliação (Campinas. Online)
instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron:UNISO
instname_str Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron_str UNISO
institution UNISO
reponame_str Avaliação (Campinas. Online)
collection Avaliação (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaavaliacao@uniso.br
_version_ 1800219609664585728