DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E DO SUCESSO NO ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS REALIDADES DE PORTUGAL E DO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Avaliação (Campinas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/844 |
Resumo: | Associa-se frequentemente o termo “massificação” do ensino superior à democratização de seu acesso por parte de alunos provenientes das camadas sociais e culturais menos favorecidas e com menor tradição familiar de formação acadêmica superior. Neste artigo, pretende-se discutir, com base na análise de alguns indicadores da forte expansão ocorrida nos sistemas de ensino superior de Portugal e do Brasil nas últimas décadas, a efetiva democratização ocorrida. Vários pontos desse crescimento exponencial e alguns mecanismos de regulação criados, entretanto, permitem que se afirme que o ensino superior se abriu na realidade a estratos sociais e a públicos menos tradicionais neste nível de ensino; contudo, permanecem acentuadas assimetrias sociais nas instituições e nos cursos a que se tem acesso, ao mesmo tempo em que a permanência e abandono também se diferenciam socialmente em termos das respectivas taxas de incidência. Estes fenômenos têm causas diversas, não sendo possível ilibar as próprias instituições de ensino superior de responsabilidades nesse cenário. |
id |
UNISO-1_d5c1c83678b3e4ae873c289c0246ab41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/844 |
network_acronym_str |
UNISO-1 |
network_name_str |
Avaliação (Campinas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E DO SUCESSO NO ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS REALIDADES DE PORTUGAL E DO BRASILAssocia-se frequentemente o termo “massificação” do ensino superior à democratização de seu acesso por parte de alunos provenientes das camadas sociais e culturais menos favorecidas e com menor tradição familiar de formação acadêmica superior. Neste artigo, pretende-se discutir, com base na análise de alguns indicadores da forte expansão ocorrida nos sistemas de ensino superior de Portugal e do Brasil nas últimas décadas, a efetiva democratização ocorrida. Vários pontos desse crescimento exponencial e alguns mecanismos de regulação criados, entretanto, permitem que se afirme que o ensino superior se abriu na realidade a estratos sociais e a públicos menos tradicionais neste nível de ensino; contudo, permanecem acentuadas assimetrias sociais nas instituições e nos cursos a que se tem acesso, ao mesmo tempo em que a permanência e abandono também se diferenciam socialmente em termos das respectivas taxas de incidência. Estes fenômenos têm causas diversas, não sendo possível ilibar as próprias instituições de ensino superior de responsabilidades nesse cenário.Unicamp; Uniso2012-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/844Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 17 No. 3 (2012)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 17 n. 3 (2012)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/844/845Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, LeandroMarinho-Araujo, Claisy MariaAmaral, AlbertoDias, Diana2018-06-05T22:00:38Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/844Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2018-06-05T22:00:38Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E DO SUCESSO NO ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS REALIDADES DE PORTUGAL E DO BRASIL |
title |
DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E DO SUCESSO NO ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS REALIDADES DE PORTUGAL E DO BRASIL |
spellingShingle |
DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E DO SUCESSO NO ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS REALIDADES DE PORTUGAL E DO BRASIL Almeida, Leandro |
title_short |
DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E DO SUCESSO NO ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS REALIDADES DE PORTUGAL E DO BRASIL |
title_full |
DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E DO SUCESSO NO ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS REALIDADES DE PORTUGAL E DO BRASIL |
title_fullStr |
DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E DO SUCESSO NO ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS REALIDADES DE PORTUGAL E DO BRASIL |
title_full_unstemmed |
DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E DO SUCESSO NO ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS REALIDADES DE PORTUGAL E DO BRASIL |
title_sort |
DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E DO SUCESSO NO ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS REALIDADES DE PORTUGAL E DO BRASIL |
author |
Almeida, Leandro |
author_facet |
Almeida, Leandro Marinho-Araujo, Claisy Maria Amaral, Alberto Dias, Diana |
author_role |
author |
author2 |
Marinho-Araujo, Claisy Maria Amaral, Alberto Dias, Diana |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Leandro Marinho-Araujo, Claisy Maria Amaral, Alberto Dias, Diana |
description |
Associa-se frequentemente o termo “massificação” do ensino superior à democratização de seu acesso por parte de alunos provenientes das camadas sociais e culturais menos favorecidas e com menor tradição familiar de formação acadêmica superior. Neste artigo, pretende-se discutir, com base na análise de alguns indicadores da forte expansão ocorrida nos sistemas de ensino superior de Portugal e do Brasil nas últimas décadas, a efetiva democratização ocorrida. Vários pontos desse crescimento exponencial e alguns mecanismos de regulação criados, entretanto, permitem que se afirme que o ensino superior se abriu na realidade a estratos sociais e a públicos menos tradicionais neste nível de ensino; contudo, permanecem acentuadas assimetrias sociais nas instituições e nos cursos a que se tem acesso, ao mesmo tempo em que a permanência e abandono também se diferenciam socialmente em termos das respectivas taxas de incidência. Estes fenômenos têm causas diversas, não sendo possível ilibar as próprias instituições de ensino superior de responsabilidades nesse cenário. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/844 |
url |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/844 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/844/845 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicamp; Uniso |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicamp; Uniso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 17 No. 3 (2012) Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 17 n. 3 (2012) 1982-5765 1414-4077 reponame:Avaliação (Campinas. Online) instname:Universidade de Sorocaba (UNISO) instacron:UNISO |
instname_str |
Universidade de Sorocaba (UNISO) |
instacron_str |
UNISO |
institution |
UNISO |
reponame_str |
Avaliação (Campinas. Online) |
collection |
Avaliação (Campinas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaavaliacao@uniso.br |
_version_ |
1800219606600646656 |