AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NO ENSINO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandli, Luciana Londero
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Frandoloso, Marcos Antonio Leite, Fraga, Kéllen Tolotti, Vieira, Letícia Canal, Pereira, Luis Adriel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Avaliação (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/763
Resumo: As Instituições de Ensino Superior (IES) são cada vez mais responsáveis por disseminar mudanças em prol da sustentabilidade seja por meio do ensino, pesquisa, extensão ou sua forma de operação, e a necessidade de avaliar a efetividade destas mudanças se faz necessária, para que estas IES sirvam de modelo e inspirem outras instituições. O AISHE é um instrumento desenvolvido especificamente para avaliar a sustentabilidade ambiental nas IES e é por meio desse tipo de metodologia, baseada em indicadores, que se pode afirmar se as práticas adotadas estão sendo efetivas. Este artigo apresenta a aplicação desta ferramenta na Universidade de Passo de Fundo. A pesquisa seguiu as etapas: adaptação do método, aplicação da ferramenta para coordenadores, estudantes e professores, construção de gráficos, cálculo de medianas e analise dos resultados. Os resultados mostraram significantes diferenças entre os cursos, demonstrando falta de visão estratégica e de gestão da universidade. No entanto, existem critérios que poderiam ter sido avaliados mais positivamente para todos, se houvesse um planejamento da universidade que definisse nos cursos meios para aprimorarem a sua sustentabilidade ambiental. Dessa forma a existência de uma política e gestão ambiental adequada se faz necessária para que a sustentabilidade seja inserida de forma eficaz no ensino da instituição.
id UNISO-1_ee665d71debd1d526d96ab5c33acccea
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/763
network_acronym_str UNISO-1
network_name_str Avaliação (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NO ENSINO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDOAs Instituições de Ensino Superior (IES) são cada vez mais responsáveis por disseminar mudanças em prol da sustentabilidade seja por meio do ensino, pesquisa, extensão ou sua forma de operação, e a necessidade de avaliar a efetividade destas mudanças se faz necessária, para que estas IES sirvam de modelo e inspirem outras instituições. O AISHE é um instrumento desenvolvido especificamente para avaliar a sustentabilidade ambiental nas IES e é por meio desse tipo de metodologia, baseada em indicadores, que se pode afirmar se as práticas adotadas estão sendo efetivas. Este artigo apresenta a aplicação desta ferramenta na Universidade de Passo de Fundo. A pesquisa seguiu as etapas: adaptação do método, aplicação da ferramenta para coordenadores, estudantes e professores, construção de gráficos, cálculo de medianas e analise dos resultados. Os resultados mostraram significantes diferenças entre os cursos, demonstrando falta de visão estratégica e de gestão da universidade. No entanto, existem critérios que poderiam ter sido avaliados mais positivamente para todos, se houvesse um planejamento da universidade que definisse nos cursos meios para aprimorarem a sua sustentabilidade ambiental. Dessa forma a existência de uma política e gestão ambiental adequada se faz necessária para que a sustentabilidade seja inserida de forma eficaz no ensino da instituição.Unicamp; Uniso2012-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/763Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 17 No. 2 (2012)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 17 n. 2 (2012)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/763/776Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrandli, Luciana LonderoFrandoloso, Marcos Antonio LeiteFraga, Kéllen TolottiVieira, Letícia CanalPereira, Luis Adriel2018-06-06T20:10:43Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/763Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2018-06-06T20:10:43Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NO ENSINO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
title AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NO ENSINO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
spellingShingle AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NO ENSINO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Brandli, Luciana Londero
title_short AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NO ENSINO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
title_full AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NO ENSINO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
title_fullStr AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NO ENSINO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NO ENSINO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
title_sort AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NO ENSINO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
author Brandli, Luciana Londero
author_facet Brandli, Luciana Londero
Frandoloso, Marcos Antonio Leite
Fraga, Kéllen Tolotti
Vieira, Letícia Canal
Pereira, Luis Adriel
author_role author
author2 Frandoloso, Marcos Antonio Leite
Fraga, Kéllen Tolotti
Vieira, Letícia Canal
Pereira, Luis Adriel
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandli, Luciana Londero
Frandoloso, Marcos Antonio Leite
Fraga, Kéllen Tolotti
Vieira, Letícia Canal
Pereira, Luis Adriel
description As Instituições de Ensino Superior (IES) são cada vez mais responsáveis por disseminar mudanças em prol da sustentabilidade seja por meio do ensino, pesquisa, extensão ou sua forma de operação, e a necessidade de avaliar a efetividade destas mudanças se faz necessária, para que estas IES sirvam de modelo e inspirem outras instituições. O AISHE é um instrumento desenvolvido especificamente para avaliar a sustentabilidade ambiental nas IES e é por meio desse tipo de metodologia, baseada em indicadores, que se pode afirmar se as práticas adotadas estão sendo efetivas. Este artigo apresenta a aplicação desta ferramenta na Universidade de Passo de Fundo. A pesquisa seguiu as etapas: adaptação do método, aplicação da ferramenta para coordenadores, estudantes e professores, construção de gráficos, cálculo de medianas e analise dos resultados. Os resultados mostraram significantes diferenças entre os cursos, demonstrando falta de visão estratégica e de gestão da universidade. No entanto, existem critérios que poderiam ter sido avaliados mais positivamente para todos, se houvesse um planejamento da universidade que definisse nos cursos meios para aprimorarem a sua sustentabilidade ambiental. Dessa forma a existência de uma política e gestão ambiental adequada se faz necessária para que a sustentabilidade seja inserida de forma eficaz no ensino da instituição.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/763
url https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/763/776
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
dc.source.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 17 No. 2 (2012)
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 17 n. 2 (2012)
1982-5765
1414-4077
reponame:Avaliação (Campinas. Online)
instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron:UNISO
instname_str Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron_str UNISO
institution UNISO
reponame_str Avaliação (Campinas. Online)
collection Avaliação (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaavaliacao@uniso.br
_version_ 1800219606566043648