Validade de constructo da escala Condições do Ambiente e Características de Aprendizagem na Universidade (CACAU)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Thiago Ferreira de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fonseca, Silvio Aparecido, Vieira, Emília Peixoto, Chaves, Ayalla Oliveira, Nascimento, Juarez Vieira do, Alvarenga, Ana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Avaliação (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3496
Resumo: O uso de medidas, com propriedades psicométricas satisfatórias, em pesquisas sobre a percepção dos universitários em relação à qualidade das instituições é essencial. O objetivo deste estudo foi estimar a validade de constructo da escala CACAU (Condições do Ambiente e Características de Aprendizagem na Universidade) do questionário ISAQ-A (Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida em Acadêmicos). As informações deste estudo são derivadas do 1º inquérito do estudo MONISA (Monitoramento dos Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida em Acadêmicos), realizado em 2010 com universitários de uma instituição pública do estado da Bahia. Participaram do estudo 1.084 universitários de todos os cursos da instituição. A escala CACAU é composta por 15 itens com quatro opções de resposta (muito boa, boa, ruim e muito ruim). Foi realizada a análise fatorial exploratória, complementada pela análise de consistência interna via Alfa de Cronbach’s (α). Houve a extração de quatro fatores latentes (F1: Oportunidade e motivação para a aprendizagem; F2: Ambiente físico e equipamentos para a aprendizagem; F3: Ambiente social para aprendizagem; e F4: Auto avaliação de conhecimento e relevância da universidade), que explicaram 56,16% e o nível de consistência interna geral foi bom (α: 0,81). Conclui-se que a escala CACAU apresenta capacidade psicométrica satisfatória e os quatro fatores latentes da referida escala explicaram de forma moderada o ambiente e a aprendizagem na universidade.
id UNISO-1_efa38b1b86e0e9ccf6ba13ab7ecd304d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/3496
network_acronym_str UNISO-1
network_name_str Avaliação (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling Validade de constructo da escala Condições do Ambiente e Características de Aprendizagem na Universidade (CACAU)O uso de medidas, com propriedades psicométricas satisfatórias, em pesquisas sobre a percepção dos universitários em relação à qualidade das instituições é essencial. O objetivo deste estudo foi estimar a validade de constructo da escala CACAU (Condições do Ambiente e Características de Aprendizagem na Universidade) do questionário ISAQ-A (Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida em Acadêmicos). As informações deste estudo são derivadas do 1º inquérito do estudo MONISA (Monitoramento dos Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida em Acadêmicos), realizado em 2010 com universitários de uma instituição pública do estado da Bahia. Participaram do estudo 1.084 universitários de todos os cursos da instituição. A escala CACAU é composta por 15 itens com quatro opções de resposta (muito boa, boa, ruim e muito ruim). Foi realizada a análise fatorial exploratória, complementada pela análise de consistência interna via Alfa de Cronbach’s (α). Houve a extração de quatro fatores latentes (F1: Oportunidade e motivação para a aprendizagem; F2: Ambiente físico e equipamentos para a aprendizagem; F3: Ambiente social para aprendizagem; e F4: Auto avaliação de conhecimento e relevância da universidade), que explicaram 56,16% e o nível de consistência interna geral foi bom (α: 0,81). Conclui-se que a escala CACAU apresenta capacidade psicométrica satisfatória e os quatro fatores latentes da referida escala explicaram de forma moderada o ambiente e a aprendizagem na universidade.Unicamp; Uniso2019-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3496Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 23 No. 3 (2018)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 23 n. 3 (2018)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3496/3123Copyright (c) 2019 Avaliação - Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Thiago Ferreira deFonseca, Silvio AparecidoVieira, Emília PeixotoChaves, Ayalla OliveiraNascimento, Juarez Vieira doAlvarenga, Ana Maria2019-05-03T15:41:49Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/3496Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2019-05-03T15:41:49Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false
dc.title.none.fl_str_mv Validade de constructo da escala Condições do Ambiente e Características de Aprendizagem na Universidade (CACAU)
title Validade de constructo da escala Condições do Ambiente e Características de Aprendizagem na Universidade (CACAU)
spellingShingle Validade de constructo da escala Condições do Ambiente e Características de Aprendizagem na Universidade (CACAU)
Sousa, Thiago Ferreira de
title_short Validade de constructo da escala Condições do Ambiente e Características de Aprendizagem na Universidade (CACAU)
title_full Validade de constructo da escala Condições do Ambiente e Características de Aprendizagem na Universidade (CACAU)
title_fullStr Validade de constructo da escala Condições do Ambiente e Características de Aprendizagem na Universidade (CACAU)
title_full_unstemmed Validade de constructo da escala Condições do Ambiente e Características de Aprendizagem na Universidade (CACAU)
title_sort Validade de constructo da escala Condições do Ambiente e Características de Aprendizagem na Universidade (CACAU)
author Sousa, Thiago Ferreira de
author_facet Sousa, Thiago Ferreira de
Fonseca, Silvio Aparecido
Vieira, Emília Peixoto
Chaves, Ayalla Oliveira
Nascimento, Juarez Vieira do
Alvarenga, Ana Maria
author_role author
author2 Fonseca, Silvio Aparecido
Vieira, Emília Peixoto
Chaves, Ayalla Oliveira
Nascimento, Juarez Vieira do
Alvarenga, Ana Maria
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Thiago Ferreira de
Fonseca, Silvio Aparecido
Vieira, Emília Peixoto
Chaves, Ayalla Oliveira
Nascimento, Juarez Vieira do
Alvarenga, Ana Maria
description O uso de medidas, com propriedades psicométricas satisfatórias, em pesquisas sobre a percepção dos universitários em relação à qualidade das instituições é essencial. O objetivo deste estudo foi estimar a validade de constructo da escala CACAU (Condições do Ambiente e Características de Aprendizagem na Universidade) do questionário ISAQ-A (Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida em Acadêmicos). As informações deste estudo são derivadas do 1º inquérito do estudo MONISA (Monitoramento dos Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida em Acadêmicos), realizado em 2010 com universitários de uma instituição pública do estado da Bahia. Participaram do estudo 1.084 universitários de todos os cursos da instituição. A escala CACAU é composta por 15 itens com quatro opções de resposta (muito boa, boa, ruim e muito ruim). Foi realizada a análise fatorial exploratória, complementada pela análise de consistência interna via Alfa de Cronbach’s (α). Houve a extração de quatro fatores latentes (F1: Oportunidade e motivação para a aprendizagem; F2: Ambiente físico e equipamentos para a aprendizagem; F3: Ambiente social para aprendizagem; e F4: Auto avaliação de conhecimento e relevância da universidade), que explicaram 56,16% e o nível de consistência interna geral foi bom (α: 0,81). Conclui-se que a escala CACAU apresenta capacidade psicométrica satisfatória e os quatro fatores latentes da referida escala explicaram de forma moderada o ambiente e a aprendizagem na universidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3496
url https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3496/3123
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Avaliação - Revista da Avaliação da Educação Superior
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Avaliação - Revista da Avaliação da Educação Superior
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
dc.source.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 23 No. 3 (2018)
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 23 n. 3 (2018)
1982-5765
1414-4077
reponame:Avaliação (Campinas. Online)
instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron:UNISO
instname_str Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron_str UNISO
institution UNISO
reponame_str Avaliação (Campinas. Online)
collection Avaliação (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaavaliacao@uniso.br
_version_ 1800219609158123520