Perspectivas do alinhamento estratégico entre negócios e tecnologia da informação em pequenas empresas de software do porto digital: um prisma de divergentes facetas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Conceição Melo
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Dornelas, Jairo Simião
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/59
Resumo: Este estudo procurou analisar as perspectivas do alinhamento estratégico entre estratégia de negócios e tecnologia da informação nas pequenas empresas de software do Porto Digital e justifica-se pela carência de estudos similares, uma vez que, na maior parte dos casos, apenas geram corpo teórico estudos relacionados às práticas de alinhamento estratégico para grandes empresas. De fato, o alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação é um dos temas que mais tem sido discutido na academia, devido ao interesse de aproximação da área de negócios com a área de tecnologia da informação (TI), para um maior desempenho das empresas no cenário competitivo, mas recursivamente tem se voltado a corporações de maior porte. A pesquisa caracterizou-se como exploratória e descritiva e se deu por meio da estratégia de estudo de casos múltiplos, empregando a técnica de análise de conteúdo, além de uma análise interpretativa dos achados, a partir dos níveis e critérios do modelo de maturidade do alinhamento estratégico de Luftman (2000). Os resultados constataram a potencialidade da TI como condutora do alinhamento estratégico, assim como destacaram diferentes facetas do alinhamento estratégico nas empresas estudadas, fato que estimula novas oportunidades de pesquisas.
id UNISUL-1_063d6ab9e606452b21f923707c3d42cf
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/59
network_acronym_str UNISUL-1
network_name_str Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
repository_id_str
spelling Perspectivas do alinhamento estratégico entre negócios e tecnologia da informação em pequenas empresas de software do porto digital: um prisma de divergentes facetasAlinhamento estratégicoPlanejamento estratégico empresarialPlanejamento estratégico da tecnologia da informaçãoTecnologia da informaçãoEste estudo procurou analisar as perspectivas do alinhamento estratégico entre estratégia de negócios e tecnologia da informação nas pequenas empresas de software do Porto Digital e justifica-se pela carência de estudos similares, uma vez que, na maior parte dos casos, apenas geram corpo teórico estudos relacionados às práticas de alinhamento estratégico para grandes empresas. De fato, o alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação é um dos temas que mais tem sido discutido na academia, devido ao interesse de aproximação da área de negócios com a área de tecnologia da informação (TI), para um maior desempenho das empresas no cenário competitivo, mas recursivamente tem se voltado a corporações de maior porte. A pesquisa caracterizou-se como exploratória e descritiva e se deu por meio da estratégia de estudo de casos múltiplos, empregando a técnica de análise de conteúdo, além de uma análise interpretativa dos achados, a partir dos níveis e critérios do modelo de maturidade do alinhamento estratégico de Luftman (2000). Os resultados constataram a potencialidade da TI como condutora do alinhamento estratégico, assim como destacaram diferentes facetas do alinhamento estratégico nas empresas estudadas, fato que estimula novas oportunidades de pesquisas.Universidade do Sul de Santa Catarina2010-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/5910.19177/reen.v2e220091-26Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 2 n. 2 (2009); 1-261984-33721984-3372reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negóciosinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/59/59Silva, Maria Conceição MeloDornelas, Jairo Simiãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-11T18:37:58Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/59Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeNPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/oaiterezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com1984-33721984-3372opendoar:2022-11-08T11:08:20.126721Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas do alinhamento estratégico entre negócios e tecnologia da informação em pequenas empresas de software do porto digital: um prisma de divergentes facetas
title Perspectivas do alinhamento estratégico entre negócios e tecnologia da informação em pequenas empresas de software do porto digital: um prisma de divergentes facetas
spellingShingle Perspectivas do alinhamento estratégico entre negócios e tecnologia da informação em pequenas empresas de software do porto digital: um prisma de divergentes facetas
Silva, Maria Conceição Melo
Alinhamento estratégico
Planejamento estratégico empresarial
Planejamento estratégico da tecnologia da informação
Tecnologia da informação
title_short Perspectivas do alinhamento estratégico entre negócios e tecnologia da informação em pequenas empresas de software do porto digital: um prisma de divergentes facetas
title_full Perspectivas do alinhamento estratégico entre negócios e tecnologia da informação em pequenas empresas de software do porto digital: um prisma de divergentes facetas
title_fullStr Perspectivas do alinhamento estratégico entre negócios e tecnologia da informação em pequenas empresas de software do porto digital: um prisma de divergentes facetas
title_full_unstemmed Perspectivas do alinhamento estratégico entre negócios e tecnologia da informação em pequenas empresas de software do porto digital: um prisma de divergentes facetas
title_sort Perspectivas do alinhamento estratégico entre negócios e tecnologia da informação em pequenas empresas de software do porto digital: um prisma de divergentes facetas
author Silva, Maria Conceição Melo
author_facet Silva, Maria Conceição Melo
Dornelas, Jairo Simião
author_role author
author2 Dornelas, Jairo Simião
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Conceição Melo
Dornelas, Jairo Simião
dc.subject.por.fl_str_mv Alinhamento estratégico
Planejamento estratégico empresarial
Planejamento estratégico da tecnologia da informação
Tecnologia da informação
topic Alinhamento estratégico
Planejamento estratégico empresarial
Planejamento estratégico da tecnologia da informação
Tecnologia da informação
description Este estudo procurou analisar as perspectivas do alinhamento estratégico entre estratégia de negócios e tecnologia da informação nas pequenas empresas de software do Porto Digital e justifica-se pela carência de estudos similares, uma vez que, na maior parte dos casos, apenas geram corpo teórico estudos relacionados às práticas de alinhamento estratégico para grandes empresas. De fato, o alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação é um dos temas que mais tem sido discutido na academia, devido ao interesse de aproximação da área de negócios com a área de tecnologia da informação (TI), para um maior desempenho das empresas no cenário competitivo, mas recursivamente tem se voltado a corporações de maior porte. A pesquisa caracterizou-se como exploratória e descritiva e se deu por meio da estratégia de estudo de casos múltiplos, empregando a técnica de análise de conteúdo, além de uma análise interpretativa dos achados, a partir dos níveis e critérios do modelo de maturidade do alinhamento estratégico de Luftman (2000). Os resultados constataram a potencialidade da TI como condutora do alinhamento estratégico, assim como destacaram diferentes facetas do alinhamento estratégico nas empresas estudadas, fato que estimula novas oportunidades de pesquisas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/59
10.19177/reen.v2e220091-26
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/59
identifier_str_mv 10.19177/reen.v2e220091-26
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/59/59
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 2 n. 2 (2009); 1-26
1984-3372
1984-3372
reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
collection Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv terezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com
_version_ 1787715337779675136