Perspectivas do alinhamento estratégico entre negócios e tecnologia da informação em pequenas empresas de software do porto digital: um prisma de divergentes facetas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
DOI: | 10.19177/reen.v2e220091-26 |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/59 |
Resumo: | Este estudo procurou analisar as perspectivas do alinhamento estratégico entre estratégia de negócios e tecnologia da informação nas pequenas empresas de software do Porto Digital e justifica-se pela carência de estudos similares, uma vez que, na maior parte dos casos, apenas geram corpo teórico estudos relacionados às práticas de alinhamento estratégico para grandes empresas. De fato, o alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação é um dos temas que mais tem sido discutido na academia, devido ao interesse de aproximação da área de negócios com a área de tecnologia da informação (TI), para um maior desempenho das empresas no cenário competitivo, mas recursivamente tem se voltado a corporações de maior porte. A pesquisa caracterizou-se como exploratória e descritiva e se deu por meio da estratégia de estudo de casos múltiplos, empregando a técnica de análise de conteúdo, além de uma análise interpretativa dos achados, a partir dos níveis e critérios do modelo de maturidade do alinhamento estratégico de Luftman (2000). Os resultados constataram a potencialidade da TI como condutora do alinhamento estratégico, assim como destacaram diferentes facetas do alinhamento estratégico nas empresas estudadas, fato que estimula novas oportunidades de pesquisas. |
id |
UNISUL-1_063d6ab9e606452b21f923707c3d42cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/59 |
network_acronym_str |
UNISUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
spelling |
Perspectivas do alinhamento estratégico entre negócios e tecnologia da informação em pequenas empresas de software do porto digital: um prisma de divergentes facetasAlinhamento estratégicoPlanejamento estratégico empresarialPlanejamento estratégico da tecnologia da informaçãoTecnologia da informaçãoEste estudo procurou analisar as perspectivas do alinhamento estratégico entre estratégia de negócios e tecnologia da informação nas pequenas empresas de software do Porto Digital e justifica-se pela carência de estudos similares, uma vez que, na maior parte dos casos, apenas geram corpo teórico estudos relacionados às práticas de alinhamento estratégico para grandes empresas. De fato, o alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação é um dos temas que mais tem sido discutido na academia, devido ao interesse de aproximação da área de negócios com a área de tecnologia da informação (TI), para um maior desempenho das empresas no cenário competitivo, mas recursivamente tem se voltado a corporações de maior porte. A pesquisa caracterizou-se como exploratória e descritiva e se deu por meio da estratégia de estudo de casos múltiplos, empregando a técnica de análise de conteúdo, além de uma análise interpretativa dos achados, a partir dos níveis e critérios do modelo de maturidade do alinhamento estratégico de Luftman (2000). Os resultados constataram a potencialidade da TI como condutora do alinhamento estratégico, assim como destacaram diferentes facetas do alinhamento estratégico nas empresas estudadas, fato que estimula novas oportunidades de pesquisas.Universidade do Sul de Santa Catarina2010-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/5910.19177/reen.v2e220091-26Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 2 n. 2 (2009); 1-261984-33721984-3372reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negóciosinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/59/59Silva, Maria Conceição MeloDornelas, Jairo Simiãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-11T18:37:58Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/59Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeNPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/oaiterezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com1984-33721984-3372opendoar:2022-11-08T11:08:20.126721Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectivas do alinhamento estratégico entre negócios e tecnologia da informação em pequenas empresas de software do porto digital: um prisma de divergentes facetas |
title |
Perspectivas do alinhamento estratégico entre negócios e tecnologia da informação em pequenas empresas de software do porto digital: um prisma de divergentes facetas |
spellingShingle |
Perspectivas do alinhamento estratégico entre negócios e tecnologia da informação em pequenas empresas de software do porto digital: um prisma de divergentes facetas Perspectivas do alinhamento estratégico entre negócios e tecnologia da informação em pequenas empresas de software do porto digital: um prisma de divergentes facetas Silva, Maria Conceição Melo Alinhamento estratégico Planejamento estratégico empresarial Planejamento estratégico da tecnologia da informação Tecnologia da informação Silva, Maria Conceição Melo Alinhamento estratégico Planejamento estratégico empresarial Planejamento estratégico da tecnologia da informação Tecnologia da informação |
title_short |
Perspectivas do alinhamento estratégico entre negócios e tecnologia da informação em pequenas empresas de software do porto digital: um prisma de divergentes facetas |
title_full |
Perspectivas do alinhamento estratégico entre negócios e tecnologia da informação em pequenas empresas de software do porto digital: um prisma de divergentes facetas |
title_fullStr |
Perspectivas do alinhamento estratégico entre negócios e tecnologia da informação em pequenas empresas de software do porto digital: um prisma de divergentes facetas Perspectivas do alinhamento estratégico entre negócios e tecnologia da informação em pequenas empresas de software do porto digital: um prisma de divergentes facetas |
title_full_unstemmed |
Perspectivas do alinhamento estratégico entre negócios e tecnologia da informação em pequenas empresas de software do porto digital: um prisma de divergentes facetas Perspectivas do alinhamento estratégico entre negócios e tecnologia da informação em pequenas empresas de software do porto digital: um prisma de divergentes facetas |
title_sort |
Perspectivas do alinhamento estratégico entre negócios e tecnologia da informação em pequenas empresas de software do porto digital: um prisma de divergentes facetas |
author |
Silva, Maria Conceição Melo |
author_facet |
Silva, Maria Conceição Melo Silva, Maria Conceição Melo Dornelas, Jairo Simião Dornelas, Jairo Simião |
author_role |
author |
author2 |
Dornelas, Jairo Simião |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Conceição Melo Dornelas, Jairo Simião |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alinhamento estratégico Planejamento estratégico empresarial Planejamento estratégico da tecnologia da informação Tecnologia da informação |
topic |
Alinhamento estratégico Planejamento estratégico empresarial Planejamento estratégico da tecnologia da informação Tecnologia da informação |
description |
Este estudo procurou analisar as perspectivas do alinhamento estratégico entre estratégia de negócios e tecnologia da informação nas pequenas empresas de software do Porto Digital e justifica-se pela carência de estudos similares, uma vez que, na maior parte dos casos, apenas geram corpo teórico estudos relacionados às práticas de alinhamento estratégico para grandes empresas. De fato, o alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação é um dos temas que mais tem sido discutido na academia, devido ao interesse de aproximação da área de negócios com a área de tecnologia da informação (TI), para um maior desempenho das empresas no cenário competitivo, mas recursivamente tem se voltado a corporações de maior porte. A pesquisa caracterizou-se como exploratória e descritiva e se deu por meio da estratégia de estudo de casos múltiplos, empregando a técnica de análise de conteúdo, além de uma análise interpretativa dos achados, a partir dos níveis e critérios do modelo de maturidade do alinhamento estratégico de Luftman (2000). Os resultados constataram a potencialidade da TI como condutora do alinhamento estratégico, assim como destacaram diferentes facetas do alinhamento estratégico nas empresas estudadas, fato que estimula novas oportunidades de pesquisas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/59 10.19177/reen.v2e220091-26 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/59 |
identifier_str_mv |
10.19177/reen.v2e220091-26 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/59/59 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 2 n. 2 (2009); 1-26 1984-3372 1984-3372 reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
collection |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
terezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com |
_version_ |
1822181669003591680 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.19177/reen.v2e220091-26 |