Análise estratégica de Xanxerê como polo de atração comercial da região da AMA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Marcus Vinicius Machado
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Carneiro, Rosane Pedron, De Marco, Ricardo Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/63
Resumo: A relação comercial que se estabelece entre os 14 (catorze) municípios da região da AMAI , considerando os aspectos demográfico, social, cultural, econômico e de distância, demonstra a relação que existe na atração de consumo para o município com a maior população da região, Xanxerê-SC. O problema que se apresenta é saber qual o raio de atratividade comercial de Xanxerê em relação aos municípios da AMAI. Para atingir os objetivos propostos, realizou-se um estudo quantitativo do perfil das populações dos municípios da região da AMAI, com dados divulgados pelo IBGE. Para calcular o raio de atratividade comercial utilizou-se a fórmula de Reilly (lei de gravitação). O resultado obtido com a equação de Reilly estabelece a relação entre as vendas perdidas pelo centro menor (cidades limítrofes) em favor da localidade maior e as vendas mantidas. Observou-se que o comércio das cidades limítrofes, atraído pelo município de Xanxerê, está em função direta da densidade populacional, no sentido de que, em igualdade de condições, uma cidade com população dupla em relação à outra, atrai para si um volume de comércio duplo. Assim, o município de Xanxerê reafirma-se como um polo de atração comercial na região da AMAI, fato que pode ser utilizado pelos empresários locais como elemento para a melhora competitiva das suas atividades. Também pode ser utilizado como referência para possíveis investidores, ao analisar a viabilidade econômica, financeira e mercadológica de um novo negócio no município.
id UNISUL-1_15045b45264bfc7b79406bbcc6199739
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/63
network_acronym_str UNISUL-1
network_name_str Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
repository_id_str
spelling Análise estratégica de Xanxerê como polo de atração comercial da região da AMAPoloAtratividadeComércioA relação comercial que se estabelece entre os 14 (catorze) municípios da região da AMAI , considerando os aspectos demográfico, social, cultural, econômico e de distância, demonstra a relação que existe na atração de consumo para o município com a maior população da região, Xanxerê-SC. O problema que se apresenta é saber qual o raio de atratividade comercial de Xanxerê em relação aos municípios da AMAI. Para atingir os objetivos propostos, realizou-se um estudo quantitativo do perfil das populações dos municípios da região da AMAI, com dados divulgados pelo IBGE. Para calcular o raio de atratividade comercial utilizou-se a fórmula de Reilly (lei de gravitação). O resultado obtido com a equação de Reilly estabelece a relação entre as vendas perdidas pelo centro menor (cidades limítrofes) em favor da localidade maior e as vendas mantidas. Observou-se que o comércio das cidades limítrofes, atraído pelo município de Xanxerê, está em função direta da densidade populacional, no sentido de que, em igualdade de condições, uma cidade com população dupla em relação à outra, atrai para si um volume de comércio duplo. Assim, o município de Xanxerê reafirma-se como um polo de atração comercial na região da AMAI, fato que pode ser utilizado pelos empresários locais como elemento para a melhora competitiva das suas atividades. Também pode ser utilizado como referência para possíveis investidores, ao analisar a viabilidade econômica, financeira e mercadológica de um novo negócio no município.Universidade do Sul de Santa Catarina2010-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/6310.19177/reen.v2e2200996-108Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 2 n. 2 (2009); 96-1081984-33721984-3372reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negóciosinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/63/63Carneiro, Marcus Vinicius MachadoCarneiro, Rosane PedronDe Marco, Ricardo Antonioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-11T18:39:59Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/63Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeNPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/oaiterezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com1984-33721984-3372opendoar:2022-11-08T11:08:20.322316Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise estratégica de Xanxerê como polo de atração comercial da região da AMA
title Análise estratégica de Xanxerê como polo de atração comercial da região da AMA
spellingShingle Análise estratégica de Xanxerê como polo de atração comercial da região da AMA
Carneiro, Marcus Vinicius Machado
Polo
Atratividade
Comércio
title_short Análise estratégica de Xanxerê como polo de atração comercial da região da AMA
title_full Análise estratégica de Xanxerê como polo de atração comercial da região da AMA
title_fullStr Análise estratégica de Xanxerê como polo de atração comercial da região da AMA
title_full_unstemmed Análise estratégica de Xanxerê como polo de atração comercial da região da AMA
title_sort Análise estratégica de Xanxerê como polo de atração comercial da região da AMA
author Carneiro, Marcus Vinicius Machado
author_facet Carneiro, Marcus Vinicius Machado
Carneiro, Rosane Pedron
De Marco, Ricardo Antonio
author_role author
author2 Carneiro, Rosane Pedron
De Marco, Ricardo Antonio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Marcus Vinicius Machado
Carneiro, Rosane Pedron
De Marco, Ricardo Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Polo
Atratividade
Comércio
topic Polo
Atratividade
Comércio
description A relação comercial que se estabelece entre os 14 (catorze) municípios da região da AMAI , considerando os aspectos demográfico, social, cultural, econômico e de distância, demonstra a relação que existe na atração de consumo para o município com a maior população da região, Xanxerê-SC. O problema que se apresenta é saber qual o raio de atratividade comercial de Xanxerê em relação aos municípios da AMAI. Para atingir os objetivos propostos, realizou-se um estudo quantitativo do perfil das populações dos municípios da região da AMAI, com dados divulgados pelo IBGE. Para calcular o raio de atratividade comercial utilizou-se a fórmula de Reilly (lei de gravitação). O resultado obtido com a equação de Reilly estabelece a relação entre as vendas perdidas pelo centro menor (cidades limítrofes) em favor da localidade maior e as vendas mantidas. Observou-se que o comércio das cidades limítrofes, atraído pelo município de Xanxerê, está em função direta da densidade populacional, no sentido de que, em igualdade de condições, uma cidade com população dupla em relação à outra, atrai para si um volume de comércio duplo. Assim, o município de Xanxerê reafirma-se como um polo de atração comercial na região da AMAI, fato que pode ser utilizado pelos empresários locais como elemento para a melhora competitiva das suas atividades. Também pode ser utilizado como referência para possíveis investidores, ao analisar a viabilidade econômica, financeira e mercadológica de um novo negócio no município.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/63
10.19177/reen.v2e2200996-108
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/63
identifier_str_mv 10.19177/reen.v2e2200996-108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/63/63
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 2 n. 2 (2009); 96-108
1984-3372
1984-3372
reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
collection Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv terezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com
_version_ 1800220656601661440