Análise estratégica de Xanxerê como polo de atração comercial da região da AMA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/63 |
Resumo: | A relação comercial que se estabelece entre os 14 (catorze) municípios da região da AMAI , considerando os aspectos demográfico, social, cultural, econômico e de distância, demonstra a relação que existe na atração de consumo para o município com a maior população da região, Xanxerê-SC. O problema que se apresenta é saber qual o raio de atratividade comercial de Xanxerê em relação aos municípios da AMAI. Para atingir os objetivos propostos, realizou-se um estudo quantitativo do perfil das populações dos municípios da região da AMAI, com dados divulgados pelo IBGE. Para calcular o raio de atratividade comercial utilizou-se a fórmula de Reilly (lei de gravitação). O resultado obtido com a equação de Reilly estabelece a relação entre as vendas perdidas pelo centro menor (cidades limítrofes) em favor da localidade maior e as vendas mantidas. Observou-se que o comércio das cidades limítrofes, atraído pelo município de Xanxerê, está em função direta da densidade populacional, no sentido de que, em igualdade de condições, uma cidade com população dupla em relação à outra, atrai para si um volume de comércio duplo. Assim, o município de Xanxerê reafirma-se como um polo de atração comercial na região da AMAI, fato que pode ser utilizado pelos empresários locais como elemento para a melhora competitiva das suas atividades. Também pode ser utilizado como referência para possíveis investidores, ao analisar a viabilidade econômica, financeira e mercadológica de um novo negócio no município. |
id |
UNISUL-1_15045b45264bfc7b79406bbcc6199739 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/63 |
network_acronym_str |
UNISUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise estratégica de Xanxerê como polo de atração comercial da região da AMAPoloAtratividadeComércioA relação comercial que se estabelece entre os 14 (catorze) municípios da região da AMAI , considerando os aspectos demográfico, social, cultural, econômico e de distância, demonstra a relação que existe na atração de consumo para o município com a maior população da região, Xanxerê-SC. O problema que se apresenta é saber qual o raio de atratividade comercial de Xanxerê em relação aos municípios da AMAI. Para atingir os objetivos propostos, realizou-se um estudo quantitativo do perfil das populações dos municípios da região da AMAI, com dados divulgados pelo IBGE. Para calcular o raio de atratividade comercial utilizou-se a fórmula de Reilly (lei de gravitação). O resultado obtido com a equação de Reilly estabelece a relação entre as vendas perdidas pelo centro menor (cidades limítrofes) em favor da localidade maior e as vendas mantidas. Observou-se que o comércio das cidades limítrofes, atraído pelo município de Xanxerê, está em função direta da densidade populacional, no sentido de que, em igualdade de condições, uma cidade com população dupla em relação à outra, atrai para si um volume de comércio duplo. Assim, o município de Xanxerê reafirma-se como um polo de atração comercial na região da AMAI, fato que pode ser utilizado pelos empresários locais como elemento para a melhora competitiva das suas atividades. Também pode ser utilizado como referência para possíveis investidores, ao analisar a viabilidade econômica, financeira e mercadológica de um novo negócio no município.Universidade do Sul de Santa Catarina2010-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/6310.19177/reen.v2e2200996-108Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 2 n. 2 (2009); 96-1081984-33721984-3372reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negóciosinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/63/63Carneiro, Marcus Vinicius MachadoCarneiro, Rosane PedronDe Marco, Ricardo Antonioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-11T18:39:59Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/63Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeNPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/oaiterezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com1984-33721984-3372opendoar:2022-11-08T11:08:20.322316Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise estratégica de Xanxerê como polo de atração comercial da região da AMA |
title |
Análise estratégica de Xanxerê como polo de atração comercial da região da AMA |
spellingShingle |
Análise estratégica de Xanxerê como polo de atração comercial da região da AMA Carneiro, Marcus Vinicius Machado Polo Atratividade Comércio |
title_short |
Análise estratégica de Xanxerê como polo de atração comercial da região da AMA |
title_full |
Análise estratégica de Xanxerê como polo de atração comercial da região da AMA |
title_fullStr |
Análise estratégica de Xanxerê como polo de atração comercial da região da AMA |
title_full_unstemmed |
Análise estratégica de Xanxerê como polo de atração comercial da região da AMA |
title_sort |
Análise estratégica de Xanxerê como polo de atração comercial da região da AMA |
author |
Carneiro, Marcus Vinicius Machado |
author_facet |
Carneiro, Marcus Vinicius Machado Carneiro, Rosane Pedron De Marco, Ricardo Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Carneiro, Rosane Pedron De Marco, Ricardo Antonio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Marcus Vinicius Machado Carneiro, Rosane Pedron De Marco, Ricardo Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Polo Atratividade Comércio |
topic |
Polo Atratividade Comércio |
description |
A relação comercial que se estabelece entre os 14 (catorze) municípios da região da AMAI , considerando os aspectos demográfico, social, cultural, econômico e de distância, demonstra a relação que existe na atração de consumo para o município com a maior população da região, Xanxerê-SC. O problema que se apresenta é saber qual o raio de atratividade comercial de Xanxerê em relação aos municípios da AMAI. Para atingir os objetivos propostos, realizou-se um estudo quantitativo do perfil das populações dos municípios da região da AMAI, com dados divulgados pelo IBGE. Para calcular o raio de atratividade comercial utilizou-se a fórmula de Reilly (lei de gravitação). O resultado obtido com a equação de Reilly estabelece a relação entre as vendas perdidas pelo centro menor (cidades limítrofes) em favor da localidade maior e as vendas mantidas. Observou-se que o comércio das cidades limítrofes, atraído pelo município de Xanxerê, está em função direta da densidade populacional, no sentido de que, em igualdade de condições, uma cidade com população dupla em relação à outra, atrai para si um volume de comércio duplo. Assim, o município de Xanxerê reafirma-se como um polo de atração comercial na região da AMAI, fato que pode ser utilizado pelos empresários locais como elemento para a melhora competitiva das suas atividades. Também pode ser utilizado como referência para possíveis investidores, ao analisar a viabilidade econômica, financeira e mercadológica de um novo negócio no município. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/63 10.19177/reen.v2e2200996-108 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/63 |
identifier_str_mv |
10.19177/reen.v2e2200996-108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/63/63 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 2 n. 2 (2009); 96-108 1984-3372 1984-3372 reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
collection |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
terezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com |
_version_ |
1800220656601661440 |