A utilização do observatório da educação como inteligência competitiva em uma instituição de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalfovo, Oscar
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Schirmann, Fabio Rodrigues, Correia, Rion Brattig
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/507
Resumo: Devido a grande demanda de cursos e a acirrada competição no mercado educacional, torna-se imprescindível que as Instituições de Ensino Superior (IES) tenham em mãos informações e dados relevantes para a tomada de decisão. Surge neste processo a Inteligência Competitiva para auxiliar a tomada de decisão dos gestores, criando assim uma vantagem competitiva adquirida com as informações sobre que estão disponíveis no mercado. Os programas de pós-graduação a nível stricto sensu em administração passam por uma reestruturação na tentativa de se adequar as constantes mudanças externas e internas da educação superior. O SIOE, Sistemas de Informação Observatório da Educação, provê para estas IES, uma possibilidade de acompanharem o desempenho de produção dos seus docentes, podendo assim, realizar ajustes ao longo do trajeto, que auxiliem o alcance das metas organizacionais. A amostra das IES estudadas para este trabalho é composta por 4 instituições em Blumenau. O presente trabalho tem como objetivo identificar a percepção e conhecimento dos entrevistados a respeito de Inteligência Competitiva, a forma na qual ela é utilizada na organização e como funciona tal processo. Para isto, apresenta-se como modelo o SIOE, que tem por objetivo servir como avaliador de desempenho dos docentes pertencentes ao quadro do programa, fornecendo dados e informações que sejam pertinentes à gestão e que os mesmos possam tomar as melhores decisões guiando a organização à criação de uma vantagem que seja o mais sustentável possível.
id UNISUL-1_38026ebe3bf46759fb6db737fff6e00f
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/507
network_acronym_str UNISUL-1
network_name_str Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
repository_id_str
spelling A utilização do observatório da educação como inteligência competitiva em uma instituição de ensino superiorObservatório da EducaçãoSistemas de InformaçãoInteligência CompetitivaEstratégiaDevido a grande demanda de cursos e a acirrada competição no mercado educacional, torna-se imprescindível que as Instituições de Ensino Superior (IES) tenham em mãos informações e dados relevantes para a tomada de decisão. Surge neste processo a Inteligência Competitiva para auxiliar a tomada de decisão dos gestores, criando assim uma vantagem competitiva adquirida com as informações sobre que estão disponíveis no mercado. Os programas de pós-graduação a nível stricto sensu em administração passam por uma reestruturação na tentativa de se adequar as constantes mudanças externas e internas da educação superior. O SIOE, Sistemas de Informação Observatório da Educação, provê para estas IES, uma possibilidade de acompanharem o desempenho de produção dos seus docentes, podendo assim, realizar ajustes ao longo do trajeto, que auxiliem o alcance das metas organizacionais. A amostra das IES estudadas para este trabalho é composta por 4 instituições em Blumenau. O presente trabalho tem como objetivo identificar a percepção e conhecimento dos entrevistados a respeito de Inteligência Competitiva, a forma na qual ela é utilizada na organização e como funciona tal processo. Para isto, apresenta-se como modelo o SIOE, que tem por objetivo servir como avaliador de desempenho dos docentes pertencentes ao quadro do programa, fornecendo dados e informações que sejam pertinentes à gestão e que os mesmos possam tomar as melhores decisões guiando a organização à criação de uma vantagem que seja o mais sustentável possível.Universidade do Sul de Santa Catarina2010-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/50710.19177/reen.v3e22010140-158Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 3 n. 2 (2010); 140-1581984-33721984-3372reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negóciosinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/507/571Dalfovo, OscarSchirmann, Fabio RodriguesCorreia, Rion Brattiginfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-11T18:50:45Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/507Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeNPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/oaiterezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com1984-33721984-3372opendoar:2022-11-08T11:08:21.216665Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização do observatório da educação como inteligência competitiva em uma instituição de ensino superior
title A utilização do observatório da educação como inteligência competitiva em uma instituição de ensino superior
spellingShingle A utilização do observatório da educação como inteligência competitiva em uma instituição de ensino superior
Dalfovo, Oscar
Observatório da Educação
Sistemas de Informação
Inteligência Competitiva
Estratégia
title_short A utilização do observatório da educação como inteligência competitiva em uma instituição de ensino superior
title_full A utilização do observatório da educação como inteligência competitiva em uma instituição de ensino superior
title_fullStr A utilização do observatório da educação como inteligência competitiva em uma instituição de ensino superior
title_full_unstemmed A utilização do observatório da educação como inteligência competitiva em uma instituição de ensino superior
title_sort A utilização do observatório da educação como inteligência competitiva em uma instituição de ensino superior
author Dalfovo, Oscar
author_facet Dalfovo, Oscar
Schirmann, Fabio Rodrigues
Correia, Rion Brattig
author_role author
author2 Schirmann, Fabio Rodrigues
Correia, Rion Brattig
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalfovo, Oscar
Schirmann, Fabio Rodrigues
Correia, Rion Brattig
dc.subject.por.fl_str_mv Observatório da Educação
Sistemas de Informação
Inteligência Competitiva
Estratégia
topic Observatório da Educação
Sistemas de Informação
Inteligência Competitiva
Estratégia
description Devido a grande demanda de cursos e a acirrada competição no mercado educacional, torna-se imprescindível que as Instituições de Ensino Superior (IES) tenham em mãos informações e dados relevantes para a tomada de decisão. Surge neste processo a Inteligência Competitiva para auxiliar a tomada de decisão dos gestores, criando assim uma vantagem competitiva adquirida com as informações sobre que estão disponíveis no mercado. Os programas de pós-graduação a nível stricto sensu em administração passam por uma reestruturação na tentativa de se adequar as constantes mudanças externas e internas da educação superior. O SIOE, Sistemas de Informação Observatório da Educação, provê para estas IES, uma possibilidade de acompanharem o desempenho de produção dos seus docentes, podendo assim, realizar ajustes ao longo do trajeto, que auxiliem o alcance das metas organizacionais. A amostra das IES estudadas para este trabalho é composta por 4 instituições em Blumenau. O presente trabalho tem como objetivo identificar a percepção e conhecimento dos entrevistados a respeito de Inteligência Competitiva, a forma na qual ela é utilizada na organização e como funciona tal processo. Para isto, apresenta-se como modelo o SIOE, que tem por objetivo servir como avaliador de desempenho dos docentes pertencentes ao quadro do programa, fornecendo dados e informações que sejam pertinentes à gestão e que os mesmos possam tomar as melhores decisões guiando a organização à criação de uma vantagem que seja o mais sustentável possível.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/507
10.19177/reen.v3e22010140-158
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/507
identifier_str_mv 10.19177/reen.v3e22010140-158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/507/571
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 3 n. 2 (2010); 140-158
1984-3372
1984-3372
reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
collection Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv terezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com
_version_ 1800220657008508928