A utilização do observatório da educação como inteligência competitiva em uma instituição de ensino superior
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/507 |
Resumo: | Devido a grande demanda de cursos e a acirrada competição no mercado educacional, torna-se imprescindível que as Instituições de Ensino Superior (IES) tenham em mãos informações e dados relevantes para a tomada de decisão. Surge neste processo a Inteligência Competitiva para auxiliar a tomada de decisão dos gestores, criando assim uma vantagem competitiva adquirida com as informações sobre que estão disponíveis no mercado. Os programas de pós-graduação a nível stricto sensu em administração passam por uma reestruturação na tentativa de se adequar as constantes mudanças externas e internas da educação superior. O SIOE, Sistemas de Informação Observatório da Educação, provê para estas IES, uma possibilidade de acompanharem o desempenho de produção dos seus docentes, podendo assim, realizar ajustes ao longo do trajeto, que auxiliem o alcance das metas organizacionais. A amostra das IES estudadas para este trabalho é composta por 4 instituições em Blumenau. O presente trabalho tem como objetivo identificar a percepção e conhecimento dos entrevistados a respeito de Inteligência Competitiva, a forma na qual ela é utilizada na organização e como funciona tal processo. Para isto, apresenta-se como modelo o SIOE, que tem por objetivo servir como avaliador de desempenho dos docentes pertencentes ao quadro do programa, fornecendo dados e informações que sejam pertinentes à gestão e que os mesmos possam tomar as melhores decisões guiando a organização à criação de uma vantagem que seja o mais sustentável possível. |
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