Experiências de internacionalização de empresas brasileiras em um contexto globalizado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/43 |
Resumo: | Este artigo aborda algumas experiências de internacionalização desenvolvidas por empresas brasileiras de bens e serviços. Objetiva-se apresentar as condições gerais em que se desenvolveram os empreendimentos internacionais, analisando de uma forma mais abrangente as estratégias utilizadas e os resultados obtidos. A literatura tem apresentado estudos de casos, focados principalmente em organizações do primeiro mundo, sendo poucos os estudos de internacionalização de empresas de países ditos emergentes e menos ainda de países latino-americanos. O amplo domínio das gigantes multinacionais da Europa, Japão e Estados Unidos tem de certa forma obscurecido as experiências de internacionalização de empresas de países como o Brasil, porém há exemplos que merecem ser abordados e conhecidos. Apesar do pouco tempo em que vem se desenvolvendo a ação exportadora brasileira com resultados significativos, os resultados alcançados mostram um caminho promissor, se ações focadas forem tomadas pelo país como um todo. Os exemplos abordados representam casos mais conhecidos e outros que permanecem desconhecidos do público em geral, mas que trazem em si grandes lições que devem ser compartilhadas. |
id |
UNISUL-1_462806010a7549f0ec08571ad26388c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/43 |
network_acronym_str |
UNISUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiências de internacionalização de empresas brasileiras em um contexto globalizadoInternacionalizaçãoEstratégiasEmpresas brasileirasEste artigo aborda algumas experiências de internacionalização desenvolvidas por empresas brasileiras de bens e serviços. Objetiva-se apresentar as condições gerais em que se desenvolveram os empreendimentos internacionais, analisando de uma forma mais abrangente as estratégias utilizadas e os resultados obtidos. A literatura tem apresentado estudos de casos, focados principalmente em organizações do primeiro mundo, sendo poucos os estudos de internacionalização de empresas de países ditos emergentes e menos ainda de países latino-americanos. O amplo domínio das gigantes multinacionais da Europa, Japão e Estados Unidos tem de certa forma obscurecido as experiências de internacionalização de empresas de países como o Brasil, porém há exemplos que merecem ser abordados e conhecidos. Apesar do pouco tempo em que vem se desenvolvendo a ação exportadora brasileira com resultados significativos, os resultados alcançados mostram um caminho promissor, se ações focadas forem tomadas pelo país como um todo. Os exemplos abordados representam casos mais conhecidos e outros que permanecem desconhecidos do público em geral, mas que trazem em si grandes lições que devem ser compartilhadas.Universidade do Sul de Santa Catarina2010-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/4310.19177/reen.v1e2200884-102Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 1 n. 2 (2008); 84-1021984-33721984-3372reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negóciosinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/43/43Mazzola, Homero Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-11T14:30:33Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/43Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeNPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/oaiterezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com1984-33721984-3372opendoar:2022-11-08T11:08:19.398503Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências de internacionalização de empresas brasileiras em um contexto globalizado |
title |
Experiências de internacionalização de empresas brasileiras em um contexto globalizado |
spellingShingle |
Experiências de internacionalização de empresas brasileiras em um contexto globalizado Mazzola, Homero Jorge Internacionalização Estratégias Empresas brasileiras |
title_short |
Experiências de internacionalização de empresas brasileiras em um contexto globalizado |
title_full |
Experiências de internacionalização de empresas brasileiras em um contexto globalizado |
title_fullStr |
Experiências de internacionalização de empresas brasileiras em um contexto globalizado |
title_full_unstemmed |
Experiências de internacionalização de empresas brasileiras em um contexto globalizado |
title_sort |
Experiências de internacionalização de empresas brasileiras em um contexto globalizado |
author |
Mazzola, Homero Jorge |
author_facet |
Mazzola, Homero Jorge |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mazzola, Homero Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internacionalização Estratégias Empresas brasileiras |
topic |
Internacionalização Estratégias Empresas brasileiras |
description |
Este artigo aborda algumas experiências de internacionalização desenvolvidas por empresas brasileiras de bens e serviços. Objetiva-se apresentar as condições gerais em que se desenvolveram os empreendimentos internacionais, analisando de uma forma mais abrangente as estratégias utilizadas e os resultados obtidos. A literatura tem apresentado estudos de casos, focados principalmente em organizações do primeiro mundo, sendo poucos os estudos de internacionalização de empresas de países ditos emergentes e menos ainda de países latino-americanos. O amplo domínio das gigantes multinacionais da Europa, Japão e Estados Unidos tem de certa forma obscurecido as experiências de internacionalização de empresas de países como o Brasil, porém há exemplos que merecem ser abordados e conhecidos. Apesar do pouco tempo em que vem se desenvolvendo a ação exportadora brasileira com resultados significativos, os resultados alcançados mostram um caminho promissor, se ações focadas forem tomadas pelo país como um todo. Os exemplos abordados representam casos mais conhecidos e outros que permanecem desconhecidos do público em geral, mas que trazem em si grandes lições que devem ser compartilhadas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/43 10.19177/reen.v1e2200884-102 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/43 |
identifier_str_mv |
10.19177/reen.v1e2200884-102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/43/43 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 1 n. 2 (2008); 84-102 1984-3372 1984-3372 reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
collection |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
terezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com |
_version_ |
1800220656573349888 |