Experiências de internacionalização de empresas brasileiras em um contexto globalizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzola, Homero Jorge
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/43
Resumo: Este artigo aborda algumas experiências de internacionalização desenvolvidas por empresas brasileiras de bens e serviços. Objetiva-se apresentar as condições gerais em que se desenvolveram os empreendimentos internacionais, analisando de uma forma mais abrangente as estratégias utilizadas e os resultados obtidos. A literatura tem apresentado estudos de casos, focados principalmente em organizações do primeiro mundo, sendo poucos os estudos de internacionalização de empresas de países ditos emergentes e menos ainda de países latino-americanos. O amplo domínio das gigantes multinacionais da Europa, Japão e Estados Unidos tem de certa forma obscurecido as experiências de internacionalização de empresas de países como o Brasil, porém há exemplos que merecem ser abordados e conhecidos. Apesar do pouco tempo em que vem se desenvolvendo a ação exportadora brasileira com resultados significativos, os resultados alcançados mostram um caminho promissor, se ações focadas forem tomadas pelo país como um todo. Os exemplos abordados representam casos mais conhecidos e outros que permanecem desconhecidos do público em geral, mas que trazem em si grandes lições que devem ser compartilhadas.
id UNISUL-1_462806010a7549f0ec08571ad26388c2
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/43
network_acronym_str UNISUL-1
network_name_str Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
repository_id_str
spelling Experiências de internacionalização de empresas brasileiras em um contexto globalizadoInternacionalizaçãoEstratégiasEmpresas brasileirasEste artigo aborda algumas experiências de internacionalização desenvolvidas por empresas brasileiras de bens e serviços. Objetiva-se apresentar as condições gerais em que se desenvolveram os empreendimentos internacionais, analisando de uma forma mais abrangente as estratégias utilizadas e os resultados obtidos. A literatura tem apresentado estudos de casos, focados principalmente em organizações do primeiro mundo, sendo poucos os estudos de internacionalização de empresas de países ditos emergentes e menos ainda de países latino-americanos. O amplo domínio das gigantes multinacionais da Europa, Japão e Estados Unidos tem de certa forma obscurecido as experiências de internacionalização de empresas de países como o Brasil, porém há exemplos que merecem ser abordados e conhecidos. Apesar do pouco tempo em que vem se desenvolvendo a ação exportadora brasileira com resultados significativos, os resultados alcançados mostram um caminho promissor, se ações focadas forem tomadas pelo país como um todo. Os exemplos abordados representam casos mais conhecidos e outros que permanecem desconhecidos do público em geral, mas que trazem em si grandes lições que devem ser compartilhadas.Universidade do Sul de Santa Catarina2010-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/4310.19177/reen.v1e2200884-102Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 1 n. 2 (2008); 84-1021984-33721984-3372reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negóciosinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/43/43Mazzola, Homero Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-11T14:30:33Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/43Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeNPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/oaiterezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com1984-33721984-3372opendoar:2022-11-08T11:08:19.398503Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências de internacionalização de empresas brasileiras em um contexto globalizado
title Experiências de internacionalização de empresas brasileiras em um contexto globalizado
spellingShingle Experiências de internacionalização de empresas brasileiras em um contexto globalizado
Mazzola, Homero Jorge
Internacionalização
Estratégias
Empresas brasileiras
title_short Experiências de internacionalização de empresas brasileiras em um contexto globalizado
title_full Experiências de internacionalização de empresas brasileiras em um contexto globalizado
title_fullStr Experiências de internacionalização de empresas brasileiras em um contexto globalizado
title_full_unstemmed Experiências de internacionalização de empresas brasileiras em um contexto globalizado
title_sort Experiências de internacionalização de empresas brasileiras em um contexto globalizado
author Mazzola, Homero Jorge
author_facet Mazzola, Homero Jorge
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazzola, Homero Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização
Estratégias
Empresas brasileiras
topic Internacionalização
Estratégias
Empresas brasileiras
description Este artigo aborda algumas experiências de internacionalização desenvolvidas por empresas brasileiras de bens e serviços. Objetiva-se apresentar as condições gerais em que se desenvolveram os empreendimentos internacionais, analisando de uma forma mais abrangente as estratégias utilizadas e os resultados obtidos. A literatura tem apresentado estudos de casos, focados principalmente em organizações do primeiro mundo, sendo poucos os estudos de internacionalização de empresas de países ditos emergentes e menos ainda de países latino-americanos. O amplo domínio das gigantes multinacionais da Europa, Japão e Estados Unidos tem de certa forma obscurecido as experiências de internacionalização de empresas de países como o Brasil, porém há exemplos que merecem ser abordados e conhecidos. Apesar do pouco tempo em que vem se desenvolvendo a ação exportadora brasileira com resultados significativos, os resultados alcançados mostram um caminho promissor, se ações focadas forem tomadas pelo país como um todo. Os exemplos abordados representam casos mais conhecidos e outros que permanecem desconhecidos do público em geral, mas que trazem em si grandes lições que devem ser compartilhadas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/43
10.19177/reen.v1e2200884-102
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/43
identifier_str_mv 10.19177/reen.v1e2200884-102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/43/43
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 1 n. 2 (2008); 84-102
1984-3372
1984-3372
reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
collection Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv terezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com
_version_ 1800220656573349888