STRATEGY SAFARI IN CERRADO MINEIRO: CONCEPTIONS OF STRATEGY IN MICRO AND SMALL ENTERPRISES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seno, João Paulo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Kappel, Lucas Borges, Ramos, Marlos Vinícius, Borges, Jacquelaine Florindo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/1438
Resumo: We analyzed the conceptions about strategy of entrepreneurs who participating in the Empreender Program, develop by Associação Comercial e Industrial de Uberlândia ? ACIUB. The aim was identifying which schools (MINTZBERG; AHLSTRAND; LAMPEL, 2000) underlie the conceptions, since the program seeks to form strategic agents to conquer markets and act on development of the town and the region. To collect data we used extensive direct observation through a form and the content analysis method. The results show the broad and transformative role expected from these agents may be limited by an imaginary dominated by the planning school and the strategy is deliberate and seems a plan.
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spelling STRATEGY SAFARI IN CERRADO MINEIRO: CONCEPTIONS OF STRATEGY IN MICRO AND SMALL ENTERPRISESUN SAFARI DE ESTRATEGIA EN CERRADO MINEIRO: CONCEPCIONES DE ESTRATEGIA EN MICRO, PEQUEÑAS Y MEDIAS EMPRESASUm safári de estratégia no Cerrado Mineiro: concepções de estratégia em micro, pequenas e médias empresasStrategyBusiness strategyMicro and small enterprises.EstrategasEstrategia empresarialMicro e pequeñas empresas.EstrategistasEstratégia empresarialMicro e pequenas empresas.We analyzed the conceptions about strategy of entrepreneurs who participating in the Empreender Program, develop by Associação Comercial e Industrial de Uberlândia ? ACIUB. The aim was identifying which schools (MINTZBERG; AHLSTRAND; LAMPEL, 2000) underlie the conceptions, since the program seeks to form strategic agents to conquer markets and act on development of the town and the region. To collect data we used extensive direct observation through a form and the content analysis method. The results show the broad and transformative role expected from these agents may be limited by an imaginary dominated by the planning school and the strategy is deliberate and seems a plan.Nosotros analizamos las concepciones de estrategia de empresarios que participan del Programa Emprender, desarrollado por la Asociación Comercial e Industrial de Uberlândia - ACIUB. El objetivo fue identificar cuales escuelas (MINTZBERG; AHLSTRAND; LAMPEL, 2000) fundamentan las concepciones, pues el programa busca formar agentes estratégicos para conquistar mercados y actuar en el desarrollo de la ciudad y de la región. Para la colección de datos fue utilizado la observación directa extensiva por medio de formulario y el método de análisis de contenido. Los resultados apuntan que la actuación amplia y transformadora que se espera de eses agentes puede ser limitada por un imaginario dominado por la escuela del planeamiento y la concepción de la estrategia es deliberada como plan.Nós analisamos as concepções de estratégia de empresários que participam do Programa Empreender, desenvolvido pela Associação Comercial e Industrial de Uberlândia - ACIUB. O objetivo foi identificar quais escolas (MINTZBERG; AHLSTRAND; LAMPEL, 2000) fundamentam as concepções, visto que o programa busca formar agentes estratégicos para conquistar mercados e atuar no desenvolvimento da cidade e da região. Para a coleta de dados, empregamos a observação direta extensiva por meio de formulário e o método de análise de conteúdo. Os resultados mostram que a atuação ampla e transformadora que se espera desses agentes pode ser limitada por um imaginário dominado pela escola do planejamento e a concepção da estratégia é deliberada como plano. Universidade do Sul de Santa Catarina2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/143810.19177/reen.v7e320144-29Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 7 n. 3 (2014); 4-291984-33721984-3372reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negóciosinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/1438/1954Seno, João PauloKappel, Lucas BorgesRamos, Marlos ViníciusBorges, Jacquelaine Florindoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-06T21:13:44Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/1438Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeNPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/oaiterezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com1984-33721984-3372opendoar:2022-11-08T11:08:24.926903Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false
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