Desenvolvimento de simuladores de marketing e varejo para jogos de empresas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/1267 |
Resumo: | O presente estudo descreve o modelo conceitual de um simulador educacional de marketing na área do varejo. Por meio de um estudo aplicado, buscou-se aumentar o nível de credibilidade do modelo proposto. A princípio, realizou-se uma revisão bibliográfica de simuladores organizacionais e, em seguida, apresentaram-se as características de três simuladores educacionais de marketing e/ou varejo disponíveis no mercado. Após esta etapa, elaborou-se a modelagem conceitual do simulador e os materiais de apoio. Os resultados demonstraram a importância deste processo para alcançar certo nível de credibilidade e aproximação do modelo com a realidade. Como contribuição, o estudo proporcionou a elaboração de uma ferramenta educacional a ser utilizada por estudantes e pesquisadores em ambientes de ensino e aprendizagem e pesquisa aplicada, e no treinamento e desenvolvimento de profissionais de marketing e administração. |
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Desenvolvimento de simuladores de marketing e varejo para jogos de empresasDESARROLLO DE SIMULADORES DE MARKETING Y VENTA AL POR MENOR PARA JUEGOS DE EMPRESASDevelopment of marketing and retail simulators for Business gamesOrganizational SimulationMarketingRetail.Simuladores OrganizacionalesMarketingVenta al por menor.Simuladores OrganizacionaisMarketingVarejo.O presente estudo descreve o modelo conceitual de um simulador educacional de marketing na área do varejo. Por meio de um estudo aplicado, buscou-se aumentar o nível de credibilidade do modelo proposto. A princípio, realizou-se uma revisão bibliográfica de simuladores organizacionais e, em seguida, apresentaram-se as características de três simuladores educacionais de marketing e/ou varejo disponíveis no mercado. Após esta etapa, elaborou-se a modelagem conceitual do simulador e os materiais de apoio. Os resultados demonstraram a importância deste processo para alcançar certo nível de credibilidade e aproximação do modelo com a realidade. Como contribuição, o estudo proporcionou a elaboração de uma ferramenta educacional a ser utilizada por estudantes e pesquisadores em ambientes de ensino e aprendizagem e pesquisa aplicada, e no treinamento e desenvolvimento de profissionais de marketing e administração.Ese estudio describe el modelo conceptual de un simulador educacional de marketing en la área de venta al por menor. Por medio de un estudio aplicado, fue buscado aumentar el nivel de credibilidad del modelo propuesto. Fue principiado por una revisión bibliográfica de simuladores organizacionales y, entonces, fueron presentadas las características de tres simuladores educacionales de marketing y/o venta al por menor disponibles en el mercado. Después de esa etapa, fue elaborado el modelo conceptual del simulador y los materiales de apoyo. Los simuladores demostraron la importancia de este proceso para lograr cierto nivel de credibilidad y aproximación del modelo con la realidad. Como contribución, el estudio proporcionó la elaboración de una herramienta educacional para ser utilizada por estudiantes e investigadores en ambientes de enseñanza y aprendizaje, también en investigación aplicada y para formación y desarrollo de profesionales de marketing y administración.This study examined the development of the model (prototype) of an educational simulator of marketing in the retail area. The study is exploratory and applied nature, and through a qualitative approach seeks to increase the level of credibility of the model proposed. At first, we carried out a literature review of Organizational Simulation, and then showed the characteristics of three educational simulators of marketing and / or retail available. After this step, we elaborated the conceptual modeling of the simulator and prepared of supporting materials. The results demonstrated the importance of this process to reach a certain level of credibility and approximation to the reality. As a contribution, the study provided the elaboration of an educational tool to be used by students and researchers in the teaching-learning and applied research environments, as well as the training and development of marketing and management professionals.Universidade do Sul de Santa Catarina2014-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/126710.19177/reen.v7e12014p.242-262Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 7 n. 1 (2014); 242-2621984-33721984-3372reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negóciosinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULenghttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/1267/1534Silva, Sheila Serafim daOliveira, Murilo Alvarengainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-28T14:13:47Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/1267Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeNPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/oaiterezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com1984-33721984-3372opendoar:2022-11-08T11:08:24.695497Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false |
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O presente estudo descreve o modelo conceitual de um simulador educacional de marketing na área do varejo. Por meio de um estudo aplicado, buscou-se aumentar o nível de credibilidade do modelo proposto. A princípio, realizou-se uma revisão bibliográfica de simuladores organizacionais e, em seguida, apresentaram-se as características de três simuladores educacionais de marketing e/ou varejo disponíveis no mercado. Após esta etapa, elaborou-se a modelagem conceitual do simulador e os materiais de apoio. Os resultados demonstraram a importância deste processo para alcançar certo nível de credibilidade e aproximação do modelo com a realidade. Como contribuição, o estudo proporcionou a elaboração de uma ferramenta educacional a ser utilizada por estudantes e pesquisadores em ambientes de ensino e aprendizagem e pesquisa aplicada, e no treinamento e desenvolvimento de profissionais de marketing e administração. |
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