Education and Emancipation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Lilian Soares Alves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Soares, Deivid de Souza, Conte, Elaine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Crítica Cultural (Online)
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/5327
Resumo: A obra “Educação e emancipação” apresentada por Adorno faz uma análise em torno de várias temáticas da educação, para que se possa reivindicar a emancipação humana através da educação. A educação é a aposta de Adorno para a conquista da emancipação, constituindo-se o caminho necessário para evitar a barbárie e estimular o pensamento crítico e uma educação política. Nesta obra, o autor apresenta por meio de debates autocríticos as palestras realizadas sobre temas sensíveis da educação, buscando uma compreensão do passado, da filosofia e os professores, da educação após Auschwitz, da televisão e da formação, questionando a formação e autoridade do professor. No capítulo tabus acerca do magistério destaca a urgência de superação destes tabus que reforçam os efeitos negativos de um processo educacional pautado meramente em estratégias técnicas destituídas da crítica permanente no contexto educativo. Defende que o essencial é pensar a sociedade e a educação em seu devir sociocultural, para que se possa radicalizar a reflexão e a transformação da vida social. Para a preservação das condições da experiência formativa no contato com o outro e na abertura a história, a educação só faria sentido como promotora das condições para a autorreflexão crítica, no sentido de orientar os sujeitos à capacidade de pensar e agir por conta própria, numa construção necessária para a superação de possibilidades destrutivas presentes na sociedade.
id UNISUL-2_754bce6de717d4bf592130548a7bf74a
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/5327
network_acronym_str UNISUL-2
network_name_str Crítica Cultural (Online)
repository_id_str
spelling Education and EmancipationEducação e EmancipaçãoEducaçãoEmancipaçãoBarbárie.A obra “Educação e emancipação” apresentada por Adorno faz uma análise em torno de várias temáticas da educação, para que se possa reivindicar a emancipação humana através da educação. A educação é a aposta de Adorno para a conquista da emancipação, constituindo-se o caminho necessário para evitar a barbárie e estimular o pensamento crítico e uma educação política. Nesta obra, o autor apresenta por meio de debates autocríticos as palestras realizadas sobre temas sensíveis da educação, buscando uma compreensão do passado, da filosofia e os professores, da educação após Auschwitz, da televisão e da formação, questionando a formação e autoridade do professor. No capítulo tabus acerca do magistério destaca a urgência de superação destes tabus que reforçam os efeitos negativos de um processo educacional pautado meramente em estratégias técnicas destituídas da crítica permanente no contexto educativo. Defende que o essencial é pensar a sociedade e a educação em seu devir sociocultural, para que se possa radicalizar a reflexão e a transformação da vida social. Para a preservação das condições da experiência formativa no contato com o outro e na abertura a história, a educação só faria sentido como promotora das condições para a autorreflexão crítica, no sentido de orientar os sujeitos à capacidade de pensar e agir por conta própria, numa construção necessária para a superação de possibilidades destrutivas presentes na sociedade.Universidade do Sul de Santa Catarina2019-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/532710.19177/rcc.v14e12019111-118Revista Crítica Cultural; v. 14 n. 1 (2019); 111-1181980-64931980-6493reponame:Crítica Cultural (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/5327/pdfCopyright (c) 2019 Revista Crítica Culturalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBranco, Lilian Soares AlvesSoares, Deivid de SouzaConte, Elaine2019-07-08T20:31:50Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/5327Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_CulturalPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/oairamayana.lira@gmail.com1980-64931980-6493opendoar:2019-07-08T20:31:50Crítica Cultural (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv Education and Emancipation
Educação e Emancipação
title Education and Emancipation
spellingShingle Education and Emancipation
Branco, Lilian Soares Alves
Educação
Emancipação
Barbárie.
title_short Education and Emancipation
title_full Education and Emancipation
title_fullStr Education and Emancipation
title_full_unstemmed Education and Emancipation
title_sort Education and Emancipation
author Branco, Lilian Soares Alves
author_facet Branco, Lilian Soares Alves
Soares, Deivid de Souza
Conte, Elaine
author_role author
author2 Soares, Deivid de Souza
Conte, Elaine
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Lilian Soares Alves
Soares, Deivid de Souza
Conte, Elaine
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Emancipação
Barbárie.
topic Educação
Emancipação
Barbárie.
description A obra “Educação e emancipação” apresentada por Adorno faz uma análise em torno de várias temáticas da educação, para que se possa reivindicar a emancipação humana através da educação. A educação é a aposta de Adorno para a conquista da emancipação, constituindo-se o caminho necessário para evitar a barbárie e estimular o pensamento crítico e uma educação política. Nesta obra, o autor apresenta por meio de debates autocríticos as palestras realizadas sobre temas sensíveis da educação, buscando uma compreensão do passado, da filosofia e os professores, da educação após Auschwitz, da televisão e da formação, questionando a formação e autoridade do professor. No capítulo tabus acerca do magistério destaca a urgência de superação destes tabus que reforçam os efeitos negativos de um processo educacional pautado meramente em estratégias técnicas destituídas da crítica permanente no contexto educativo. Defende que o essencial é pensar a sociedade e a educação em seu devir sociocultural, para que se possa radicalizar a reflexão e a transformação da vida social. Para a preservação das condições da experiência formativa no contato com o outro e na abertura a história, a educação só faria sentido como promotora das condições para a autorreflexão crítica, no sentido de orientar os sujeitos à capacidade de pensar e agir por conta própria, numa construção necessária para a superação de possibilidades destrutivas presentes na sociedade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/5327
10.19177/rcc.v14e12019111-118
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/5327
identifier_str_mv 10.19177/rcc.v14e12019111-118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/5327/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Crítica Cultural
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Crítica Cultural
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista Crítica Cultural; v. 14 n. 1 (2019); 111-118
1980-6493
1980-6493
reponame:Crítica Cultural (Online)
instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Crítica Cultural (Online)
collection Crítica Cultural (Online)
repository.name.fl_str_mv Crítica Cultural (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ramayana.lira@gmail.com
_version_ 1800220552880717824