Definindo uma atividade de CALL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leffa, Vilson J.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagem em (Dis)curso (Online)
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/314
Resumo: O objetivo deste trabalho é explicar a aprendizagem de línguas mediada por computador através da Teoria da Atividade (TA). Faz-se inicialmente um resumo da TA, partindo das idéias de Leontiev e Engeström. Mostra-se como o sujeito se apropria do objeto pela mediação do instrumento e pelas relações que mantém com a comunidade na qual está inserido. Os princípios básicos que orientam a TA são também descritos, com destaque para a estrutura hierárquica dos níveis que compõem a atividade. Na segunda parte do texto, procura-se demonstrar como a TA pode ser aplicada a uma atividade mediada por computador. A conclusão é a de que a TA, na medida em que inclui aspectos sincrônicos e diacrônicos do problema pesquisado, é capaz de integrar as diferentes perspectivas e explicar os inúmeros conflitos de uma área essencialmente interdisciplinar e teoricamente fragmentada, como é o caso da aprendizagem de línguas mediada por computador.
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A conclusão é a de que a TA, na medida em que inclui aspectos sincrônicos e diacrônicos do problema pesquisado, é capaz de integrar as diferentes perspectivas e explicar os inúmeros conflitos de uma área essencialmente interdisciplinar e teoricamente fragmentada, como é o caso da aprendizagem de línguas mediada por computador.El objetivo de este trabajo es explicar el aprendizaje de lenguas mediado por ordenador según la Teoría de la Actividad (TA). Primeramente se hace un resumen de la TA, partiendo de las ideas de Leontiev y Engeström. Se enseña cómo el sujeto se apropia del objeto por la mediación del instrumento y por las relaciones que mantiene con la comunidad en la que se encuentra inserto. Se describen aun los principios básicos que orientan la TA, enfatizando la estructura jerárquica de los niveles que componen la actividad. En la segunda parte del texto, se intenta demostrar cómo se puede aplicar la TA a una actividad mediada por ordenador. La conclusión es que la TA mientras incluye aspectos sincrónicos y diacrónicos del problema investigado, es capaz de integrar las distintas perspectivas y explicar los innúmeros conflictos de una área esencialmente interdisciplinaria e teóricamente fragmentada, como es el caso del aprendizaje de lenguas mediada por ordenador.L’objectif de ce travail est celui d’expliquer l’apprentissage des langues moyenné par ordinateur à travers la Théorie de l’Activité (TA). Au départ, on fait un résumé de la TA, en partant des idées de Leontiev et d’Engeström. On montre comment le sujet s’empare de l’objet par la médiation de l’instrument et par les relations qu’il mantient avec la communauté dans laquelle il est inséré. Les principes de base qui orientent la TA sont aussi décrits, tout en détachant la structure hiérarchique des niveaux qui composent l’activité. Dans la deuxième partie du texte, on cheche à démontrer comment la TA peut être appliquée à une activité moyennée par l’ordinateur. La conclusion concerne le fait dont la TA, dans la mesure ou elle inclut des aspects synchroniques et diachroniques du problème recherché, elle est capable d’intégrer les différentes perspectives et d’expliquer les innonbrables conflits d’un domaine surtout interdisciplinaire et théoriquement fragmenté, comme c’est le cas de l’apprentissage des langues moyenné par l’ordinateur.The objective of this paper is to explain CALL (Computer-Assisted Language Learning) through Activity Theory (AT). First, a summary of AT is presented, based on the ideas of Leontiev and Engström. It is shown how the subject appropriates the object through the mediation of a tool and the relationship with the other members of the community in which he or she is inserted. The basic principles which guide AT are also described, emphasizing its hierarchical levels. Secondly, an attempt is made to demonstrate how AT can be applied to a CALL activity. The conclusion is that AT, considering that it includes both synchronic and diachronic aspects of the problem under investigation, has the capability of integrating the different perspectives and explain many of the conflicts of an essentially interdisciplinary and theoretically fragmented area, as is the case of CALL.Silvânia Siebert2010-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/314Linguagem em (Dis)curso; Vol. 5 No. 2 (2005); p. 337-356Linguagem em (Dis)curso; v. 5 n. 2 (2005); p. 337-3561982-4017reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/314/330Leffa, Vilson J.info:eu-repo/semantics/openAccess2010-09-29T17:24:02Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/314Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_DiscursoPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/oai||lemd@unisul.br1982-40171518-7632opendoar:2010-09-29T17:24:02Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
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