O sem precedentes impensável: a intertextualidade nos gêneros jornalísticos
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagem em (Dis)curso (Online) |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/299 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é discutir intertextualidade. Argumentamos que a intertextualidade é tema de convergência entre autores de diferentes linhas de pesquisa e interessados no estudo da linguagem como prática real, como também elemento presente em diferentes gêneros e meios de comunicação. Após uma breve revisão da literatura, a análise de diferentes gêneros presentes na mídia impressa (jornais) é realizada, demonstrando como a intertextualidade ocorre em cada um deles. Ao final, algumas implicações pedagógicas são apresentadas chamando a atenção para a importância de um novo modo de leitura que considere a polivocalidade existente dentro de todo e qualquer texto. |
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O sem precedentes impensável: a intertextualidade nos gêneros jornalísticosLo impensable sin precedentes: la intertextualidad en los géneros periodísticosLe sans précédents impensable: la intertextualité dans les genres journalistiquesThe unthinkable unprecedented: intertextuality in newspaper genresIntertextualidadePolivocalidadeDiscursoConexãoRecorrênciaIntertextualidadPolivocalidadDiscursoConexionRecurrenciaIntertextualitéPolyvocalitéDiscoursConnexionRécurrenceIntertextualityPolivocalityDiscourseConnectionRecurrenceO objetivo deste artigo é discutir intertextualidade. Argumentamos que a intertextualidade é tema de convergência entre autores de diferentes linhas de pesquisa e interessados no estudo da linguagem como prática real, como também elemento presente em diferentes gêneros e meios de comunicação. Após uma breve revisão da literatura, a análise de diferentes gêneros presentes na mídia impressa (jornais) é realizada, demonstrando como a intertextualidade ocorre em cada um deles. Ao final, algumas implicações pedagógicas são apresentadas chamando a atenção para a importância de um novo modo de leitura que considere a polivocalidade existente dentro de todo e qualquer texto.La propuesta de este artículo es discutir la intertextualidad. Argumentamos que la intertextualidad es tema de convergencia entre autores de distintas líneas de investigación, interesados en el estudio del lenguaje como práctica real y, asimismo, es elemento que está presente en distintos géneros y medios de comunicación. Tras una breve revisión de la literatura, se realiza un análisis de diferentes géneros presentes en la mídia impresa (periódicos), demostrando realización de la intertextualidad en cada uno de ellos. Al final, se exponen algunas implicaciones pedagógicas, subrayando la importancia de una nueva modalidad de lectura que considere la polivocalidad existente en todo y cualquier texto.L’objectif de cet article est celui de discuter l’intertextualité. Notre argumentation est centrée dans l’intertextualité comme sujet de convergence entre des auteurs de lignes différentes de recherche, intéressés à l’étude du langage selon sa pratique réelle d’une part et d’autre part comme élément présent dans des genres et moyens de communication variés. Après une brève révision de la littérature, on a fait une analyse des genres divers rencontrés dans les médias écrits (journaux), en essayant de démontrer comment l’intertextualité se passe dans chaque modalité. Dernièrement, on a présenté quelques implications pédagogiques, attirant l’attention sur l’importance d’un nouveau moyen de lecture qui considère la polyvocalité existante dans tous les textes et dans n’importe quel texte.The purpose of this paper is to discuss intertextuality. We argue that intertextuality is a converging theme among researchers from different traditions interested in the study of language from the perspective of actual practice, as well as a pervasive one in different genres and media. After briefly introducing how different researchers perceive intertextuality, this work provides the analysis of different genres within the overarching communication medium represented by newspapers, showing how intertextuality occurs in each of them. Finally some pedagogical implications are put forward pointing out the importance of calling students´ attention to a new way of reading that could consider the multiple voices inside a text.Silvânia Siebert2010-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/299Linguagem em (Dis)curso; Vol. 5 No. 1 (2004); p. 9-28Linguagem em (Dis)curso; v. 5 n. 1 (2004); p. 9-281982-4017reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/299/315Oliveira, Sarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-10T18:46:34Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/299Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_DiscursoPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/oai||lemd@unisul.br1982-40171518-7632opendoar:2014-06-10T18:46:34Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
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