Uma análise psicolingüística da metáfora “dificuldades são pesos”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Ana Cristina Pelosi Silva de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagem em (Dis)curso (Online)
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/370
Resumo: Resultados parciais de uma pesquisa em andamento cujo objetivo é a obtenção de um entendimento mais aprofundado das cenas mentais relativas à metáfora, são apresentados. Para tanto, dois experimentos foram aplicados a quarenta sujeitos, alunos da Universidade da Califórnia em Santa Cruz, E. U. A. e Universidade Federal do Ceará, Brasil, envolvendo tarefas de escolha de palavras e de descrição, respectivamente. Os experimentos objetivaram a apreensão de um melhor conhecimento sobre as intuições das pessoas a respeito de suas percepções sobre peso. Resultados das análises sugerem que, contrário ao que apregoa a hipótese da metáfora primária, fatores de ordem sócio-cultural influenciam a composição das cenas que as pessoas internalizaram para o domínio fonte da metáfora.
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spelling Uma análise psicolingüística da metáfora “dificuldades são pesos”Un análisis psico-lingüístico de las dificultades de las metáforas como pesosUne analyse psycholinguistique de la métaphore “difficultés sont poids”A psycholinguistics analysis of the metaphor “difficulties are weights”Metáfora primáriaCorrelação de contextosExperiência físicaContexto socioculturalMetáfora primariaCorrelación de contextosExperiencia físicaContexto socio-culturalMétaphore primaireCorrélation de contextesExpérience physiqueContexte socio-culturalPrimary metaphorDomains correlationPhysical experienceSocial-cultural context.Resultados parciais de uma pesquisa em andamento cujo objetivo é a obtenção de um entendimento mais aprofundado das cenas mentais relativas à metáfora, são apresentados. Para tanto, dois experimentos foram aplicados a quarenta sujeitos, alunos da Universidade da Califórnia em Santa Cruz, E. U. A. e Universidade Federal do Ceará, Brasil, envolvendo tarefas de escolha de palavras e de descrição, respectivamente. Os experimentos objetivaram a apreensão de um melhor conhecimento sobre as intuições das pessoas a respeito de suas percepções sobre peso. Resultados das análises sugerem que, contrário ao que apregoa a hipótese da metáfora primária, fatores de ordem sócio-cultural influenciam a composição das cenas que as pessoas internalizaram para o domínio fonte da metáfora.Resultados parciales de una pesquisa en funcionamiento cuyo objetivo es la obtención de un entendimiento más profundo de las escenas mentales relativas a la metáfora “dificultades son pesos”, son presentados. Para eso, dos experimentos fueron aplicados a cuarenta sujetos, alumnos de la Universidad de California en Santa Cruz, E.U.A. y de la Universidad Federal de Ceará, Brasil, envolviendo tareas de elección de palabras y de descripción, respectivamente. Los experimentos objetivaron la obtención de un mejor conocimiento sobre las intuiciones de las personas a respecto de sus percepciones sobre peso. Los resultados de los análisis sugieren que, contra lo que se dice  la hipótesis de la metáfora primaria, factores de orden socio-cultural influencian la composición de las escenas que las personas internalizaron para el dominio fuente de la metáfora.Des résultats partiels d’une recherche qui est en marche dont l’objectif est l’acquisition d’un entendement plus profond des scènes mentales relatives à la métaphore « difficultés sont des poids», sont présentés. Pour autant, deux essais furent employés par quarante sujets, élèves de l’Université Fédérale de Ceará, Brésil, comprenant des tâches dans le choix de mots et de description, respectivement. Les essais ont eu l’objectif de l’appréhension d’une meilleure connaissance sur les institutions des personnes à propos de leurs perceptions sur le poids. Les résultats de l’analyse suggèrent que, contrairement à ce qu’annonce l’hypothèse de la métaphore primaire, des facteurs d’ordre socioculturel influencent la composition des scènes que ces personnes ont incorporé dans le domaine source de la métaphore.Partial findings of an on-going research concerned with obtaining a deeper understanding of the mental scenes construed for the DIFFICULTIES ARE BURDENS metaphor are presented. In order to do so, two experiments were run with forty participants, students of the University of California, at Santa Cruz, U. S. A. and Universidade Federal do Ceara, Brazil, involving a word-choice task and a description task, respectively. Both experiments were aimed at obtaining a better knowledge of people´s intuitions as regards their perceptions of weight. Analyses results suggest that, contrary to primary metaphor hypothesis, socio-cultural factors do play a role in the composition of scenes people have internalized for the metaphor´s source domain.Silvânia Siebert2010-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/370Linguagem em (Dis)curso; Vol. 7 No. 3 (2007): Metáfora e contexto - Org.: Heronides Moura, Josalba Vieira, Maria Isabel A. Nardi; p. 389-404Linguagem em (Dis)curso; v. 7 n. 3 (2007): Metáfora e contexto - Org.: Heronides Moura, Josalba Vieira, Maria Isabel A. Nardi; p. 389-4041982-4017reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/370/391Macedo, Ana Cristina Pelosi Silva deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T16:48:08Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/370Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_DiscursoPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/oai||lemd@unisul.br1982-40171518-7632opendoar:2015-10-02T16:48:08Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
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