Conhecimento científico, conhecimento público e política pública: Formação genérica e quebra de conhecimento na ação contra o aquecimento global
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagem em (Dis)curso (Online) |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/553 |
Resumo: | O conhecimento é produzido, guardado e acessado através de gêneros específicos, associados a diferentes sistemas de atividades. A ação coordenada entre diversos grupos é facilitada pelo alinhamento do conhecimento através de esferas. Nosso conhecimento sobre o ambiente foi criado na história recente através da interação de discursos nas esferas militar, científica, pública, política, corporativa e governamental, embora tais esferas nem sempre funcionem em acordo, e existam importante obstáculos e mesmo resistência a se transmitir o conhecimento através dos limites entre as esferas. As preocupações dos cidadãos têm sido cruciais, nestes últimos sessenta anos, para a criação de conhecimento sobre o meio ambiente a partir da perspectiva dos próprios cidadãos, em contraste com os interesses governamentais e corporativos, mesmo se o governo vem assumindo importantes responsabilidades na produção, disseminação e validação da informação ambiental. Aqueles que desejam romper com a ação que apenas vem remediar estragos feitos no meio ambiente descobriram que modificar as funções de conhecimento do governo constitui uma importante ferramenta. |
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Conhecimento científico, conhecimento público e política pública: Formação genérica e quebra de conhecimento na ação contra o aquecimento globalConocimiento científico, conocimiento público, y política de interés público: Formación genérica y ruptura del conocimiento para actuar sobre el calentamiento globalScientific knowledge, public knowledge, and public policy: genred formation and disruption of knowledge for acting about global warmingGêneroConhecimento. AmbientePolíticaAção governamentalGéneroConocimientoAmbientePolíticaAcción gubernamentalGenreKnowledgeEnvironmentPoliticsGovernment actionO conhecimento é produzido, guardado e acessado através de gêneros específicos, associados a diferentes sistemas de atividades. A ação coordenada entre diversos grupos é facilitada pelo alinhamento do conhecimento através de esferas. Nosso conhecimento sobre o ambiente foi criado na história recente através da interação de discursos nas esferas militar, científica, pública, política, corporativa e governamental, embora tais esferas nem sempre funcionem em acordo, e existam importante obstáculos e mesmo resistência a se transmitir o conhecimento através dos limites entre as esferas. As preocupações dos cidadãos têm sido cruciais, nestes últimos sessenta anos, para a criação de conhecimento sobre o meio ambiente a partir da perspectiva dos próprios cidadãos, em contraste com os interesses governamentais e corporativos, mesmo se o governo vem assumindo importantes responsabilidades na produção, disseminação e validação da informação ambiental. Aqueles que desejam romper com a ação que apenas vem remediar estragos feitos no meio ambiente descobriram que modificar as funções de conhecimento do governo constitui uma importante ferramenta.El conocimiento es producido, guardado y accesado a través de géneros específicos, asociados a diferentes sistemas de actividades. La acción coordinada entre diversos grupos es facilitada por el alineamiento del conocimiento a través de esferas. Nuestro conocimiento sobre el ambiente fue creado en la historia reciente a través de la interacción de discursos en las esferas militar, científica, pública, política, corporativa y gubernamental, aunque tales esferas ni siempre funcionen en acuerdo, y existan importante obstáculos y aun resistencia a transmitir el conocimiento a través de los límites entre las esferas. Las preocupaciones de los ciudadanos han sido cruciales, en estos últimos sesenta años, para la creación de conocimiento sobre el medio ambiente a partir de la perspectiva de los propios ciudadanos, en contraste con los intereses gubernamentales y corporativos, aun si el gobierno viene asumiendo importantes responsabilidades en la producción, diseminación y validación de la información ambiental. Aquellos que desean romper con la acción que apenas viene a remediar males hechos al medio ambiente descubrieron que modificar las funciones de conocimiento del gobierno constituye una importante herramienta.Knowledge is produced, stored and accessed in specific genres associated with different activity systems. Coordinated action among diverse groups is facilitated by alignment of knowledge across spheres. Our knowledge of the environment has been created in recent history by the interaction of discourses in military, scientific, public, political, corporate and governmental spheres, although these spheres do not always work in concert and there exist significant obstacles and even resistances to communication of knowledge across boundaries. Citizen concerns have been crucial over the last sixty years in creating environmental knowledge from the perspective of citizens, in contrast to governmental or corporate interests, even though government has since taken on major responsibilities for the production, dissemination and authentication of environmental information. Those with a desire to disrupt remedial action on the environment have found disrupting the knowledge functions of the government an important tool.Silvânia Siebert2011-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/553Linguagem em (Dis)curso; Vol. 10 No. 3 (2010): Gêneros e atividades profissionais; p. 445-464Linguagem em (Dis)curso; v. 10 n. 3 (2010): Gêneros e atividades profissionais; p. 445-4641982-4017reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/553/537Bazerman, Charlesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T16:48:03Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/553Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_DiscursoPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/oai||lemd@unisul.br1982-40171518-7632opendoar:2015-10-02T16:48:03Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
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