O ATO DE CURTIR: A ESTANDARDIZAÇÃO DA RESPONSIVIDADE NO FACEBOOK
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagem em (Dis)curso (Online) |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7060 |
Resumo: | presente artigo analisa publicações feitas por páginas de divulgação científica brasileira no Facebook, tomando como base o conceito de responsividade proveniente da teoria bakhtiniana. Em virtude de as redes sociais disponibilizarem meios estandardizados e quantificáveis de formas responsivas, investiga parte das consequências produzidas por esse tipo de interatividade online. Concilia dados qualitativos e quantitativos do corpus analisado para produzir uma interpretação sobre o ato de curtir no Facebook. Como material, coletou todas as publicações, durante quatro meses, das páginas da Pesquisa FAPESP, Scientific American Brasil e Superinteressante. O resultado permite identificar características discursivas e temáticas dos posts que obtiveram maior repercussão entre os leitores, assim como estabelecer relações entre a leitura hipertextual, a web 2.0 e as formas responsivas produzidas nesse contexto. |
id |
UNISUL-3_f2bf90662e96cb238b03599bf123646f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/7060 |
network_acronym_str |
UNISUL-3 |
network_name_str |
Linguagem em (Dis)curso (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ATO DE CURTIR: A ESTANDARDIZAÇÃO DA RESPONSIVIDADE NO FACEBOOKResponsividadeAnálise dialógicaRedes sociaisEstandardizaçãoFacebookpresente artigo analisa publicações feitas por páginas de divulgação científica brasileira no Facebook, tomando como base o conceito de responsividade proveniente da teoria bakhtiniana. Em virtude de as redes sociais disponibilizarem meios estandardizados e quantificáveis de formas responsivas, investiga parte das consequências produzidas por esse tipo de interatividade online. Concilia dados qualitativos e quantitativos do corpus analisado para produzir uma interpretação sobre o ato de curtir no Facebook. Como material, coletou todas as publicações, durante quatro meses, das páginas da Pesquisa FAPESP, Scientific American Brasil e Superinteressante. O resultado permite identificar características discursivas e temáticas dos posts que obtiveram maior repercussão entre os leitores, assim como estabelecer relações entre a leitura hipertextual, a web 2.0 e as formas responsivas produzidas nesse contexto.Silvânia Siebert2018-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7060Linguagem em (Dis)curso; Vol. 18 No. 3 (2018): Linguagem em (Dis)curso; 623-645Linguagem em (Dis)curso; v. 18 n. 3 (2018): Linguagem em (Dis)curso; 623-6451982-4017reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7060/4115Copyright (c) 2018 Artur Daniel Ramos Modoloinfo:eu-repo/semantics/openAccessModolo, Artur Daniel Ramos2018-10-24T12:40:20Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/7060Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_DiscursoPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/oai||lemd@unisul.br1982-40171518-7632opendoar:2018-10-24T12:40:20Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ATO DE CURTIR: A ESTANDARDIZAÇÃO DA RESPONSIVIDADE NO FACEBOOK |
title |
O ATO DE CURTIR: A ESTANDARDIZAÇÃO DA RESPONSIVIDADE NO FACEBOOK |
spellingShingle |
O ATO DE CURTIR: A ESTANDARDIZAÇÃO DA RESPONSIVIDADE NO FACEBOOK Modolo, Artur Daniel Ramos Responsividade Análise dialógica Redes sociais Estandardização |
title_short |
O ATO DE CURTIR: A ESTANDARDIZAÇÃO DA RESPONSIVIDADE NO FACEBOOK |
title_full |
O ATO DE CURTIR: A ESTANDARDIZAÇÃO DA RESPONSIVIDADE NO FACEBOOK |
title_fullStr |
O ATO DE CURTIR: A ESTANDARDIZAÇÃO DA RESPONSIVIDADE NO FACEBOOK |
title_full_unstemmed |
O ATO DE CURTIR: A ESTANDARDIZAÇÃO DA RESPONSIVIDADE NO FACEBOOK |
title_sort |
O ATO DE CURTIR: A ESTANDARDIZAÇÃO DA RESPONSIVIDADE NO FACEBOOK |
author |
Modolo, Artur Daniel Ramos |
author_facet |
Modolo, Artur Daniel Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Modolo, Artur Daniel Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Responsividade Análise dialógica Redes sociais Estandardização |
topic |
Responsividade Análise dialógica Redes sociais Estandardização |
description |
presente artigo analisa publicações feitas por páginas de divulgação científica brasileira no Facebook, tomando como base o conceito de responsividade proveniente da teoria bakhtiniana. Em virtude de as redes sociais disponibilizarem meios estandardizados e quantificáveis de formas responsivas, investiga parte das consequências produzidas por esse tipo de interatividade online. Concilia dados qualitativos e quantitativos do corpus analisado para produzir uma interpretação sobre o ato de curtir no Facebook. Como material, coletou todas as publicações, durante quatro meses, das páginas da Pesquisa FAPESP, Scientific American Brasil e Superinteressante. O resultado permite identificar características discursivas e temáticas dos posts que obtiveram maior repercussão entre os leitores, assim como estabelecer relações entre a leitura hipertextual, a web 2.0 e as formas responsivas produzidas nesse contexto. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7060 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7060/4115 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Artur Daniel Ramos Modolo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Artur Daniel Ramos Modolo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Silvânia Siebert |
publisher.none.fl_str_mv |
Silvânia Siebert |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagem em (Dis)curso; Vol. 18 No. 3 (2018): Linguagem em (Dis)curso; 623-645 Linguagem em (Dis)curso; v. 18 n. 3 (2018): Linguagem em (Dis)curso; 623-645 1982-4017 reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online) instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Linguagem em (Dis)curso (Online) |
collection |
Linguagem em (Dis)curso (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||lemd@unisul.br |
_version_ |
1800220575757500416 |