Salas de recurso, linguagem e espaço: uma reflexão linguístico-discursiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Carmem
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Linguagem em (Dis)curso (Online)
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/2606
Resumo: Partindo da noção de espaço e linguagem como formulada por Gunn (2002), e tendo como alicerce teórico a Análise de Discurso Crítica, como proposta por Norman Fairclough (2003), o texto trata da investigação da (re)construção de identidades de professores alocados nas salas de recursos. Elementos da teoria faircloughiana são usados para abordar a categoria espaço nas práticas de linguagem com o propósito de investigar, especificamente, como as pessoas envolvidas em eventos sociais da educação especial representam esse espaço social e como questões de poder e ideologia são percebidos no (s) discurso (s) deste modelo de assistência educacional.
id UNISUL-3_f827f299bb608731fd15efb15bddac92
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/2606
network_acronym_str UNISUL-3
network_name_str Linguagem em (Dis)curso (Online)
repository_id_str
spelling Salas de recurso, linguagem e espaço: uma reflexão linguístico-discursivaSalas de recurso, lenguaje y espacio una reflexión lingüístico-discursivaSpecial education classrooms, language, and space: a discursive-linguistic reflectionIdentidadeEspaçoLinguagemEducação especialDiscursoIdentidadEspacioLenguajeEducación especialDiscursoIdentitySpaceLanguageSpecial educationDiscoursePartindo da noção de espaço e linguagem como formulada por Gunn (2002), e tendo como alicerce teórico a Análise de Discurso Crítica, como proposta por Norman Fairclough (2003), o texto trata da investigação da (re)construção de identidades de professores alocados nas salas de recursos. Elementos da teoria faircloughiana são usados para abordar a categoria espaço nas práticas de linguagem com o propósito de investigar, especificamente, como as pessoas envolvidas em eventos sociais da educação especial representam esse espaço social e como questões de poder e ideologia são percebidos no (s) discurso (s) deste modelo de assistência educacional. Desde la noción de espacio y lenguaje como formulada por Gunn (2002) y teniendo como fundación teórico el Análisis del Discurso Crítico, como propuesta por Norman Fairclough (2003), el texto trata de la investigación da (re)construcción de identidades de profesores asignadas en las habitaciones de recursos. Elementos de la teoría de Fairclough son usados para abordar la categoría espacio en las prácticas de lenguaje con el propósito de investigar, específicamente, como las personas involucradas en eventos sociales de la educación especial representan ese espacio social y como cuestiones de poder e ideología son percibidos en lo(s) discurso(s) de este modelo de asistencia educacional. Originating from the notion of space and language as formulated by Gunn (2002) and based on the theoretical foundation of Critical Discourse Analysis, as proposed by Norman Fairclough (2003), this paper deals with the investigation of identity (re)construction for teachers in special education classrooms in Brazil. Elements from Fairclough‘s theory are used to approach the category of space in language praxis for the purpose of investigating, specifically, how people involved in the social events of special education represent this social space and how issues of power and ideology are perceived in the discourse (s) of this education assistant model. Silvânia Siebert2014-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/2606Linguagem em (Dis)curso; Vol. 14 No. 3 (2014); p. 687-701Linguagem em (Dis)curso; v. 14 n. 3 (2014); p. 687-7011982-4017reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULenghttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/2606/1898Caetano, Carmeminfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T16:47:58Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/2606Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_DiscursoPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/oai||lemd@unisul.br1982-40171518-7632opendoar:2015-10-02T16:47:58Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv Salas de recurso, linguagem e espaço: uma reflexão linguístico-discursiva
Salas de recurso, lenguaje y espacio una reflexión lingüístico-discursiva
Special education classrooms, language, and space: a discursive-linguistic reflection
title Salas de recurso, linguagem e espaço: uma reflexão linguístico-discursiva
spellingShingle Salas de recurso, linguagem e espaço: uma reflexão linguístico-discursiva
Caetano, Carmem
Identidade
Espaço
Linguagem
Educação especial
Discurso
Identidad
Espacio
Lenguaje
Educación especial
Discurso
Identity
Space
Language
Special education
Discourse
title_short Salas de recurso, linguagem e espaço: uma reflexão linguístico-discursiva
title_full Salas de recurso, linguagem e espaço: uma reflexão linguístico-discursiva
title_fullStr Salas de recurso, linguagem e espaço: uma reflexão linguístico-discursiva
title_full_unstemmed Salas de recurso, linguagem e espaço: uma reflexão linguístico-discursiva
title_sort Salas de recurso, linguagem e espaço: uma reflexão linguístico-discursiva
author Caetano, Carmem
author_facet Caetano, Carmem
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Carmem
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
Espaço
Linguagem
Educação especial
Discurso
Identidad
Espacio
Lenguaje
Educación especial
Discurso
Identity
Space
Language
Special education
Discourse
topic Identidade
Espaço
Linguagem
Educação especial
Discurso
Identidad
Espacio
Lenguaje
Educación especial
Discurso
Identity
Space
Language
Special education
Discourse
description Partindo da noção de espaço e linguagem como formulada por Gunn (2002), e tendo como alicerce teórico a Análise de Discurso Crítica, como proposta por Norman Fairclough (2003), o texto trata da investigação da (re)construção de identidades de professores alocados nas salas de recursos. Elementos da teoria faircloughiana são usados para abordar a categoria espaço nas práticas de linguagem com o propósito de investigar, especificamente, como as pessoas envolvidas em eventos sociais da educação especial representam esse espaço social e como questões de poder e ideologia são percebidos no (s) discurso (s) deste modelo de assistência educacional.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/2606
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/2606
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/2606/1898
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Silvânia Siebert
publisher.none.fl_str_mv Silvânia Siebert
dc.source.none.fl_str_mv Linguagem em (Dis)curso; Vol. 14 No. 3 (2014); p. 687-701
Linguagem em (Dis)curso; v. 14 n. 3 (2014); p. 687-701
1982-4017
reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)
instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Linguagem em (Dis)curso (Online)
collection Linguagem em (Dis)curso (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||lemd@unisul.br
_version_ 1800220574800150528