Salas de recurso, linguagem e espaço: uma reflexão linguístico-discursiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Linguagem em (Dis)curso (Online) |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/2606 |
Resumo: | Partindo da noção de espaço e linguagem como formulada por Gunn (2002), e tendo como alicerce teórico a Análise de Discurso Crítica, como proposta por Norman Fairclough (2003), o texto trata da investigação da (re)construção de identidades de professores alocados nas salas de recursos. Elementos da teoria faircloughiana são usados para abordar a categoria espaço nas práticas de linguagem com o propósito de investigar, especificamente, como as pessoas envolvidas em eventos sociais da educação especial representam esse espaço social e como questões de poder e ideologia são percebidos no (s) discurso (s) deste modelo de assistência educacional. |
id |
UNISUL-3_f827f299bb608731fd15efb15bddac92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/2606 |
network_acronym_str |
UNISUL-3 |
network_name_str |
Linguagem em (Dis)curso (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Salas de recurso, linguagem e espaço: uma reflexão linguístico-discursivaSalas de recurso, lenguaje y espacio una reflexión lingüístico-discursivaSpecial education classrooms, language, and space: a discursive-linguistic reflectionIdentidadeEspaçoLinguagemEducação especialDiscursoIdentidadEspacioLenguajeEducación especialDiscursoIdentitySpaceLanguageSpecial educationDiscoursePartindo da noção de espaço e linguagem como formulada por Gunn (2002), e tendo como alicerce teórico a Análise de Discurso Crítica, como proposta por Norman Fairclough (2003), o texto trata da investigação da (re)construção de identidades de professores alocados nas salas de recursos. Elementos da teoria faircloughiana são usados para abordar a categoria espaço nas práticas de linguagem com o propósito de investigar, especificamente, como as pessoas envolvidas em eventos sociais da educação especial representam esse espaço social e como questões de poder e ideologia são percebidos no (s) discurso (s) deste modelo de assistência educacional. Desde la noción de espacio y lenguaje como formulada por Gunn (2002) y teniendo como fundación teórico el Análisis del Discurso Crítico, como propuesta por Norman Fairclough (2003), el texto trata de la investigación da (re)construcción de identidades de profesores asignadas en las habitaciones de recursos. Elementos de la teoría de Fairclough son usados para abordar la categoría espacio en las prácticas de lenguaje con el propósito de investigar, específicamente, como las personas involucradas en eventos sociales de la educación especial representan ese espacio social y como cuestiones de poder e ideología son percibidos en lo(s) discurso(s) de este modelo de asistencia educacional. Originating from the notion of space and language as formulated by Gunn (2002) and based on the theoretical foundation of Critical Discourse Analysis, as proposed by Norman Fairclough (2003), this paper deals with the investigation of identity (re)construction for teachers in special education classrooms in Brazil. Elements from Fairclough‘s theory are used to approach the category of space in language praxis for the purpose of investigating, specifically, how people involved in the social events of special education represent this social space and how issues of power and ideology are perceived in the discourse (s) of this education assistant model. Silvânia Siebert2014-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/2606Linguagem em (Dis)curso; Vol. 14 No. 3 (2014); p. 687-701Linguagem em (Dis)curso; v. 14 n. 3 (2014); p. 687-7011982-4017reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULenghttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/2606/1898Caetano, Carmeminfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T16:47:58Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/2606Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_DiscursoPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/oai||lemd@unisul.br1982-40171518-7632opendoar:2015-10-02T16:47:58Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Salas de recurso, linguagem e espaço: uma reflexão linguístico-discursiva Salas de recurso, lenguaje y espacio una reflexión lingüístico-discursiva Special education classrooms, language, and space: a discursive-linguistic reflection |
title |
Salas de recurso, linguagem e espaço: uma reflexão linguístico-discursiva |
spellingShingle |
Salas de recurso, linguagem e espaço: uma reflexão linguístico-discursiva Caetano, Carmem Identidade Espaço Linguagem Educação especial Discurso Identidad Espacio Lenguaje Educación especial Discurso Identity Space Language Special education Discourse |
title_short |
Salas de recurso, linguagem e espaço: uma reflexão linguístico-discursiva |
title_full |
Salas de recurso, linguagem e espaço: uma reflexão linguístico-discursiva |
title_fullStr |
Salas de recurso, linguagem e espaço: uma reflexão linguístico-discursiva |
title_full_unstemmed |
Salas de recurso, linguagem e espaço: uma reflexão linguístico-discursiva |
title_sort |
Salas de recurso, linguagem e espaço: uma reflexão linguístico-discursiva |
author |
Caetano, Carmem |
author_facet |
Caetano, Carmem |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caetano, Carmem |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade Espaço Linguagem Educação especial Discurso Identidad Espacio Lenguaje Educación especial Discurso Identity Space Language Special education Discourse |
topic |
Identidade Espaço Linguagem Educação especial Discurso Identidad Espacio Lenguaje Educación especial Discurso Identity Space Language Special education Discourse |
description |
Partindo da noção de espaço e linguagem como formulada por Gunn (2002), e tendo como alicerce teórico a Análise de Discurso Crítica, como proposta por Norman Fairclough (2003), o texto trata da investigação da (re)construção de identidades de professores alocados nas salas de recursos. Elementos da teoria faircloughiana são usados para abordar a categoria espaço nas práticas de linguagem com o propósito de investigar, especificamente, como as pessoas envolvidas em eventos sociais da educação especial representam esse espaço social e como questões de poder e ideologia são percebidos no (s) discurso (s) deste modelo de assistência educacional. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/2606 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/2606 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/2606/1898 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Silvânia Siebert |
publisher.none.fl_str_mv |
Silvânia Siebert |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagem em (Dis)curso; Vol. 14 No. 3 (2014); p. 687-701 Linguagem em (Dis)curso; v. 14 n. 3 (2014); p. 687-701 1982-4017 reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online) instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Linguagem em (Dis)curso (Online) |
collection |
Linguagem em (Dis)curso (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||lemd@unisul.br |
_version_ |
1800220574800150528 |