Participação, interatividade e diálogo de saberes em Flor de Ceibo projeto universitário mediado por las TIC no Uruguai
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poiésis (Tubarão. Online) |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/968 |
Resumo: | O Projeto Flor de Ceibo que funciona na orbita das Comissões Setoriais de Ensino (CSE), Investigação Cientifica (CSIC) e Extensão (SCEAM) da Universidad de la República, no Uruguai, esta integrado por um conjunto de docentes de diferentes disciplinas que trabalham com estudantes de diversas áreas. A partir das experiências vividas se elaboram reflexões acerca das mudanças que podem ser identificadas, desde a teoria da complexidade, em ambientes mediados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Isto determina uma análise das práticas com um enfoque interdisciplinar, identificando-se questões emergentes no que se refere à subjetividade e a significação que a introdução massiva da tecnologia produz na realidade educativa atual. Utiliza-se de um marco epistêmico e uma metodologia que contribui para integrar conceitualmente diferentes planos de analise. |
id |
UNISUL-4_184bb2f69733b132b2062bdca56bf42a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/968 |
network_acronym_str |
UNISUL-4 |
network_name_str |
Poiésis (Tubarão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Participação, interatividade e diálogo de saberes em Flor de Ceibo projeto universitário mediado por las TIC no UruguaiParticipación, interactividad y diálogo de saberes en Flor de Ceibo proyecto universitario mediado por las TIC en UruguayInteratividadeUniversidadeMultirreferencialidadeComplexidadeInteractividadUniversidadeMultirreferencialidadeComplexidadeO Projeto Flor de Ceibo que funciona na orbita das Comissões Setoriais de Ensino (CSE), Investigação Cientifica (CSIC) e Extensão (SCEAM) da Universidad de la República, no Uruguai, esta integrado por um conjunto de docentes de diferentes disciplinas que trabalham com estudantes de diversas áreas. A partir das experiências vividas se elaboram reflexões acerca das mudanças que podem ser identificadas, desde a teoria da complexidade, em ambientes mediados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Isto determina uma análise das práticas com um enfoque interdisciplinar, identificando-se questões emergentes no que se refere à subjetividade e a significação que a introdução massiva da tecnologia produz na realidade educativa atual. Utiliza-se de um marco epistêmico e uma metodologia que contribui para integrar conceitualmente diferentes planos de analise.El Proyecto Flor de Ceibo que se desarrolla en la órbita de las Comisiones Sectoriales de Enseñanza (CSE), Investigación Científica (CSIC) y Extensión y Actividades en el Medio (SCEAM) de la Universidad de la República en Uruguay, reúne a un conjunto de docentes de distintas disciplinas que trabajan con estudiantes de diversas áreas del conocimiento. A partir de las experiencias vividas en el proyecto se elaboran reflexiones sobre las modificaciones que se están visualizando. La propuesta implica un posicionamiento desde el paradigma de la complejidad en ambientes mediados por las Tecnologías de Información y Comunicación (TIC) lo que conduce a un análisis de las prácticas con un enfoque interdisciplinario. Se identifican líneas emergentes y desafíos para el cuerpo, la subjetividad y la significación que tiene la introducción masiva de tecnología en la realidad educativa actual. Se comparte un marco epistémico y una metodología que contribuye a integrar conceptualmente diferentes planos de análisis. Universidade do Sul de Santa Catarina2012-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Solicitadoapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/96810.19177/prppge.v5e92012132-153Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 5 n. 9 (2012); 132-1532179-2534reponame:Poiésis (Tubarão. Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/968/847Casnati (Universidad de la Republica-Uruguay), Dndª. Ana Maríainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-18T14:09:25Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/968Revistahttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/PoiesisPRIhttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/oai||revistapoiesis@unisul.br2179-25342179-2534opendoar:2016-07-18T14:09:25Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Participação, interatividade e diálogo de saberes em Flor de Ceibo projeto universitário mediado por las TIC no Uruguai Participación, interactividad y diálogo de saberes en Flor de Ceibo proyecto universitario mediado por las TIC en Uruguay |
title |
Participação, interatividade e diálogo de saberes em Flor de Ceibo projeto universitário mediado por las TIC no Uruguai |
spellingShingle |
Participação, interatividade e diálogo de saberes em Flor de Ceibo projeto universitário mediado por las TIC no Uruguai Casnati (Universidad de la Republica-Uruguay), Dndª. Ana María Interatividade Universidade Multirreferencialidade Complexidade Interactividad Universidade Multirreferencialidade Complexidade |
title_short |
Participação, interatividade e diálogo de saberes em Flor de Ceibo projeto universitário mediado por las TIC no Uruguai |
title_full |
Participação, interatividade e diálogo de saberes em Flor de Ceibo projeto universitário mediado por las TIC no Uruguai |
title_fullStr |
Participação, interatividade e diálogo de saberes em Flor de Ceibo projeto universitário mediado por las TIC no Uruguai |
title_full_unstemmed |
Participação, interatividade e diálogo de saberes em Flor de Ceibo projeto universitário mediado por las TIC no Uruguai |
title_sort |
Participação, interatividade e diálogo de saberes em Flor de Ceibo projeto universitário mediado por las TIC no Uruguai |
author |
Casnati (Universidad de la Republica-Uruguay), Dndª. Ana María |
author_facet |
Casnati (Universidad de la Republica-Uruguay), Dndª. Ana María |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casnati (Universidad de la Republica-Uruguay), Dndª. Ana María |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interatividade Universidade Multirreferencialidade Complexidade Interactividad Universidade Multirreferencialidade Complexidade |
topic |
Interatividade Universidade Multirreferencialidade Complexidade Interactividad Universidade Multirreferencialidade Complexidade |
description |
O Projeto Flor de Ceibo que funciona na orbita das Comissões Setoriais de Ensino (CSE), Investigação Cientifica (CSIC) e Extensão (SCEAM) da Universidad de la República, no Uruguai, esta integrado por um conjunto de docentes de diferentes disciplinas que trabalham com estudantes de diversas áreas. A partir das experiências vividas se elaboram reflexões acerca das mudanças que podem ser identificadas, desde a teoria da complexidade, em ambientes mediados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Isto determina uma análise das práticas com um enfoque interdisciplinar, identificando-se questões emergentes no que se refere à subjetividade e a significação que a introdução massiva da tecnologia produz na realidade educativa atual. Utiliza-se de um marco epistêmico e uma metodologia que contribui para integrar conceitualmente diferentes planos de analise. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Solicitado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/968 10.19177/prppge.v5e92012132-153 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/968 |
identifier_str_mv |
10.19177/prppge.v5e92012132-153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/968/847 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 5 n. 9 (2012); 132-153 2179-2534 reponame:Poiésis (Tubarão. Online) instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Poiésis (Tubarão. Online) |
collection |
Poiésis (Tubarão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistapoiesis@unisul.br |
_version_ |
1800218746984333312 |