Participação, interatividade e diálogo de saberes em Flor de Ceibo projeto universitário mediado por las TIC no Uruguai

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casnati (Universidad de la Republica-Uruguay), Dndª. Ana María
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poiésis (Tubarão. Online)
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/968
Resumo: O Projeto Flor de Ceibo que funciona na orbita das Comissões Setoriais de Ensino (CSE), Investigação Cientifica (CSIC) e Extensão (SCEAM) da Universidad de la República, no Uruguai, esta integrado por um conjunto de docentes de diferentes disciplinas que trabalham com estudantes de diversas áreas. A partir das experiências vividas se elaboram reflexões acerca das mudanças que podem ser identificadas, desde a teoria da complexidade, em ambientes mediados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Isto determina uma análise das práticas com um enfoque interdisciplinar, identificando-se questões emergentes no que se refere à subjetividade e a significação que a introdução massiva da tecnologia produz na realidade educativa atual. Utiliza-se de um marco epistêmico e uma metodologia que contribui para integrar conceitualmente diferentes planos de analise.
id UNISUL-4_184bb2f69733b132b2062bdca56bf42a
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/968
network_acronym_str UNISUL-4
network_name_str Poiésis (Tubarão. Online)
repository_id_str
spelling Participação, interatividade e diálogo de saberes em Flor de Ceibo projeto universitário mediado por las TIC no UruguaiParticipación, interactividad y diálogo de saberes en Flor de Ceibo proyecto universitario mediado por las TIC en UruguayInteratividadeUniversidadeMultirreferencialidadeComplexidadeInteractividadUniversidadeMultirreferencialidadeComplexidadeO Projeto Flor de Ceibo que funciona na orbita das Comissões Setoriais de Ensino (CSE), Investigação Cientifica (CSIC) e Extensão (SCEAM) da Universidad de la República, no Uruguai, esta integrado por um conjunto de docentes de diferentes disciplinas que trabalham com estudantes de diversas áreas. A partir das experiências vividas se elaboram reflexões acerca das mudanças que podem ser identificadas, desde a teoria da complexidade, em ambientes mediados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Isto determina uma análise das práticas com um enfoque interdisciplinar, identificando-se questões emergentes no que se refere à subjetividade e a significação que a introdução massiva da tecnologia produz na realidade educativa atual. Utiliza-se de um marco epistêmico e uma metodologia que contribui para integrar conceitualmente diferentes planos de analise.El Proyecto Flor de Ceibo que se desarrolla en la órbita de las Comisiones Sectoriales de Enseñanza (CSE), Investigación Científica (CSIC) y Extensión y Actividades en el Medio (SCEAM) de la Universidad de la República en Uruguay, reúne a un conjunto de docentes de distintas disciplinas que trabajan con estudiantes de diversas áreas del conocimiento. A partir de las experiencias vividas en el proyecto se elaboran reflexiones sobre las modificaciones que se están visualizando. La propuesta implica un posicionamiento desde el paradigma de la complejidad en ambientes mediados por las Tecnologías de Información y Comunicación  (TIC)  lo que  conduce a un análisis de las prácticas con un enfoque interdisciplinario. Se identifican líneas emergentes y desafíos para el cuerpo, la subjetividad y la significación que tiene la introducción masiva de tecnología en la realidad educativa actual. Se comparte un marco epistémico y una metodología que contribuye a integrar conceptualmente diferentes planos de análisis. Universidade do Sul de Santa Catarina2012-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Solicitadoapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/96810.19177/prppge.v5e92012132-153Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 5 n. 9 (2012); 132-1532179-2534reponame:Poiésis (Tubarão. Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/968/847Casnati (Universidad de la Republica-Uruguay), Dndª. Ana Maríainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-18T14:09:25Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/968Revistahttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/PoiesisPRIhttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/oai||revistapoiesis@unisul.br2179-25342179-2534opendoar:2016-07-18T14:09:25Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv Participação, interatividade e diálogo de saberes em Flor de Ceibo projeto universitário mediado por las TIC no Uruguai
Participación, interactividad y diálogo de saberes en Flor de Ceibo proyecto universitario mediado por las TIC en Uruguay
title Participação, interatividade e diálogo de saberes em Flor de Ceibo projeto universitário mediado por las TIC no Uruguai
spellingShingle Participação, interatividade e diálogo de saberes em Flor de Ceibo projeto universitário mediado por las TIC no Uruguai
Casnati (Universidad de la Republica-Uruguay), Dndª. Ana María
Interatividade
Universidade
Multirreferencialidade
Complexidade
Interactividad
Universidade
Multirreferencialidade
Complexidade
title_short Participação, interatividade e diálogo de saberes em Flor de Ceibo projeto universitário mediado por las TIC no Uruguai
title_full Participação, interatividade e diálogo de saberes em Flor de Ceibo projeto universitário mediado por las TIC no Uruguai
title_fullStr Participação, interatividade e diálogo de saberes em Flor de Ceibo projeto universitário mediado por las TIC no Uruguai
title_full_unstemmed Participação, interatividade e diálogo de saberes em Flor de Ceibo projeto universitário mediado por las TIC no Uruguai
title_sort Participação, interatividade e diálogo de saberes em Flor de Ceibo projeto universitário mediado por las TIC no Uruguai
author Casnati (Universidad de la Republica-Uruguay), Dndª. Ana María
author_facet Casnati (Universidad de la Republica-Uruguay), Dndª. Ana María
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Casnati (Universidad de la Republica-Uruguay), Dndª. Ana María
dc.subject.por.fl_str_mv Interatividade
Universidade
Multirreferencialidade
Complexidade
Interactividad
Universidade
Multirreferencialidade
Complexidade
topic Interatividade
Universidade
Multirreferencialidade
Complexidade
Interactividad
Universidade
Multirreferencialidade
Complexidade
description O Projeto Flor de Ceibo que funciona na orbita das Comissões Setoriais de Ensino (CSE), Investigação Cientifica (CSIC) e Extensão (SCEAM) da Universidad de la República, no Uruguai, esta integrado por um conjunto de docentes de diferentes disciplinas que trabalham com estudantes de diversas áreas. A partir das experiências vividas se elaboram reflexões acerca das mudanças que podem ser identificadas, desde a teoria da complexidade, em ambientes mediados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Isto determina uma análise das práticas com um enfoque interdisciplinar, identificando-se questões emergentes no que se refere à subjetividade e a significação que a introdução massiva da tecnologia produz na realidade educativa atual. Utiliza-se de um marco epistêmico e uma metodologia que contribui para integrar conceitualmente diferentes planos de analise.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Solicitado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/968
10.19177/prppge.v5e92012132-153
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/968
identifier_str_mv 10.19177/prppge.v5e92012132-153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/968/847
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 5 n. 9 (2012); 132-153
2179-2534
reponame:Poiésis (Tubarão. Online)
instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Poiésis (Tubarão. Online)
collection Poiésis (Tubarão. Online)
repository.name.fl_str_mv Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistapoiesis@unisul.br
_version_ 1800218746984333312