Os mecanismos de enunciação como fonte de expressividade argumentativa em textos de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eulália Leurquin, Fábio Carneiro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poiésis (Tubarão. Online)
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/801
Resumo: O objetivo do presente trabalho é analisar a argumentação presente nos textos de opinião dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, no âmbito do jornal escolar “Primeiras Letras”, especificamente em relação aos mecanismos de enunciação, analisando a relação das operações enunciativas com a atividade de linguagem que engendrou o texto. A análise dos marcadores textuais, modalizadores e outros recursos discursivos nos levam à conclusão de que determinadas capacidades lingüísticas e textuais devem e podem ser elucidadas pelo trabalho pedagógico realizado na escola em relação ao ensino da língua portuguesa, especialmente no que tange ao domínio dos gêneros discursivo-textuais, sob pena de não formarmos alunos aptos ao uso da linguagem no mundo das relações e das práticas sociais. 
id UNISUL-4_3cf187a3e545f89b3b4f2f537c1f73ff
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/801
network_acronym_str UNISUL-4
network_name_str Poiésis (Tubarão. Online)
repository_id_str
spelling Os mecanismos de enunciação como fonte de expressividade argumentativa em textos de criançasTexto de opiniãoargumentaçãomecanismos de enunciação. O objetivo do presente trabalho é analisar a argumentação presente nos textos de opinião dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, no âmbito do jornal escolar “Primeiras Letras”, especificamente em relação aos mecanismos de enunciação, analisando a relação das operações enunciativas com a atividade de linguagem que engendrou o texto. A análise dos marcadores textuais, modalizadores e outros recursos discursivos nos levam à conclusão de que determinadas capacidades lingüísticas e textuais devem e podem ser elucidadas pelo trabalho pedagógico realizado na escola em relação ao ensino da língua portuguesa, especialmente no que tange ao domínio dos gêneros discursivo-textuais, sob pena de não formarmos alunos aptos ao uso da linguagem no mundo das relações e das práticas sociais. Universidade do Sul de Santa Catarina2011-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/80110.19177/prppge.v4e82011360-392Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 4 n. 8 (2011); 360-3922179-2534reponame:Poiésis (Tubarão. Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/801/744Eulália Leurquin, Fábio Carneiro,info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-18T13:55:30Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/801Revistahttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/PoiesisPRIhttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/oai||revistapoiesis@unisul.br2179-25342179-2534opendoar:2016-07-18T13:55:30Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv Os mecanismos de enunciação como fonte de expressividade argumentativa em textos de crianças
title Os mecanismos de enunciação como fonte de expressividade argumentativa em textos de crianças
spellingShingle Os mecanismos de enunciação como fonte de expressividade argumentativa em textos de crianças
Eulália Leurquin, Fábio Carneiro,
Texto de opinião
argumentação
mecanismos de enunciação.
title_short Os mecanismos de enunciação como fonte de expressividade argumentativa em textos de crianças
title_full Os mecanismos de enunciação como fonte de expressividade argumentativa em textos de crianças
title_fullStr Os mecanismos de enunciação como fonte de expressividade argumentativa em textos de crianças
title_full_unstemmed Os mecanismos de enunciação como fonte de expressividade argumentativa em textos de crianças
title_sort Os mecanismos de enunciação como fonte de expressividade argumentativa em textos de crianças
author Eulália Leurquin, Fábio Carneiro,
author_facet Eulália Leurquin, Fábio Carneiro,
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eulália Leurquin, Fábio Carneiro,
dc.subject.por.fl_str_mv Texto de opinião
argumentação
mecanismos de enunciação.
topic Texto de opinião
argumentação
mecanismos de enunciação.
description O objetivo do presente trabalho é analisar a argumentação presente nos textos de opinião dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, no âmbito do jornal escolar “Primeiras Letras”, especificamente em relação aos mecanismos de enunciação, analisando a relação das operações enunciativas com a atividade de linguagem que engendrou o texto. A análise dos marcadores textuais, modalizadores e outros recursos discursivos nos levam à conclusão de que determinadas capacidades lingüísticas e textuais devem e podem ser elucidadas pelo trabalho pedagógico realizado na escola em relação ao ensino da língua portuguesa, especialmente no que tange ao domínio dos gêneros discursivo-textuais, sob pena de não formarmos alunos aptos ao uso da linguagem no mundo das relações e das práticas sociais. 
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/801
10.19177/prppge.v4e82011360-392
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/801
identifier_str_mv 10.19177/prppge.v4e82011360-392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/801/744
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 4 n. 8 (2011); 360-392
2179-2534
reponame:Poiésis (Tubarão. Online)
instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Poiésis (Tubarão. Online)
collection Poiésis (Tubarão. Online)
repository.name.fl_str_mv Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistapoiesis@unisul.br
_version_ 1800218746967556096