Os mecanismos de enunciação como fonte de expressividade argumentativa em textos de crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poiésis (Tubarão. Online) |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/801 |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho é analisar a argumentação presente nos textos de opinião dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, no âmbito do jornal escolar “Primeiras Letras”, especificamente em relação aos mecanismos de enunciação, analisando a relação das operações enunciativas com a atividade de linguagem que engendrou o texto. A análise dos marcadores textuais, modalizadores e outros recursos discursivos nos levam à conclusão de que determinadas capacidades lingüísticas e textuais devem e podem ser elucidadas pelo trabalho pedagógico realizado na escola em relação ao ensino da língua portuguesa, especialmente no que tange ao domínio dos gêneros discursivo-textuais, sob pena de não formarmos alunos aptos ao uso da linguagem no mundo das relações e das práticas sociais. |
id |
UNISUL-4_3cf187a3e545f89b3b4f2f537c1f73ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/801 |
network_acronym_str |
UNISUL-4 |
network_name_str |
Poiésis (Tubarão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os mecanismos de enunciação como fonte de expressividade argumentativa em textos de criançasTexto de opiniãoargumentaçãomecanismos de enunciação. O objetivo do presente trabalho é analisar a argumentação presente nos textos de opinião dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, no âmbito do jornal escolar “Primeiras Letras”, especificamente em relação aos mecanismos de enunciação, analisando a relação das operações enunciativas com a atividade de linguagem que engendrou o texto. A análise dos marcadores textuais, modalizadores e outros recursos discursivos nos levam à conclusão de que determinadas capacidades lingüísticas e textuais devem e podem ser elucidadas pelo trabalho pedagógico realizado na escola em relação ao ensino da língua portuguesa, especialmente no que tange ao domínio dos gêneros discursivo-textuais, sob pena de não formarmos alunos aptos ao uso da linguagem no mundo das relações e das práticas sociais. Universidade do Sul de Santa Catarina2011-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/80110.19177/prppge.v4e82011360-392Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 4 n. 8 (2011); 360-3922179-2534reponame:Poiésis (Tubarão. Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/801/744Eulália Leurquin, Fábio Carneiro,info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-18T13:55:30Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/801Revistahttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/PoiesisPRIhttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/oai||revistapoiesis@unisul.br2179-25342179-2534opendoar:2016-07-18T13:55:30Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os mecanismos de enunciação como fonte de expressividade argumentativa em textos de crianças |
title |
Os mecanismos de enunciação como fonte de expressividade argumentativa em textos de crianças |
spellingShingle |
Os mecanismos de enunciação como fonte de expressividade argumentativa em textos de crianças Eulália Leurquin, Fábio Carneiro, Texto de opinião argumentação mecanismos de enunciação. |
title_short |
Os mecanismos de enunciação como fonte de expressividade argumentativa em textos de crianças |
title_full |
Os mecanismos de enunciação como fonte de expressividade argumentativa em textos de crianças |
title_fullStr |
Os mecanismos de enunciação como fonte de expressividade argumentativa em textos de crianças |
title_full_unstemmed |
Os mecanismos de enunciação como fonte de expressividade argumentativa em textos de crianças |
title_sort |
Os mecanismos de enunciação como fonte de expressividade argumentativa em textos de crianças |
author |
Eulália Leurquin, Fábio Carneiro, |
author_facet |
Eulália Leurquin, Fábio Carneiro, |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eulália Leurquin, Fábio Carneiro, |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Texto de opinião argumentação mecanismos de enunciação. |
topic |
Texto de opinião argumentação mecanismos de enunciação. |
description |
O objetivo do presente trabalho é analisar a argumentação presente nos textos de opinião dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, no âmbito do jornal escolar “Primeiras Letras”, especificamente em relação aos mecanismos de enunciação, analisando a relação das operações enunciativas com a atividade de linguagem que engendrou o texto. A análise dos marcadores textuais, modalizadores e outros recursos discursivos nos levam à conclusão de que determinadas capacidades lingüísticas e textuais devem e podem ser elucidadas pelo trabalho pedagógico realizado na escola em relação ao ensino da língua portuguesa, especialmente no que tange ao domínio dos gêneros discursivo-textuais, sob pena de não formarmos alunos aptos ao uso da linguagem no mundo das relações e das práticas sociais. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/801 10.19177/prppge.v4e82011360-392 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/801 |
identifier_str_mv |
10.19177/prppge.v4e82011360-392 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/801/744 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 4 n. 8 (2011); 360-392 2179-2534 reponame:Poiésis (Tubarão. Online) instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Poiésis (Tubarão. Online) |
collection |
Poiésis (Tubarão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistapoiesis@unisul.br |
_version_ |
1800218746967556096 |