APRESENTAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poiésis (Tubarão. Online) |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/2258 |
Resumo: | Nas últimas duas décadas a educação brasileira tem sido fortemente influenciada pelas discussões sobre gênero e educação e o volume de pesquisas sobre a temática tem adquirido consistência e vigor. A partir dos diálogos entre movimentos sociais, educadores/as e pesquisadores/as, particularmente em relação às reivindicações dos movimentos étnico-raciais, LGBTT e suas interfaces com os movimentos feministas, diferentes instâncias educacionais têm buscado articular estas temáticas na compreensão da diversidade dos sujeitos que compõem o espaço educativo, na análise e formulação da política curricular e da formação docente. Esse movimento histórico tem se refletido na incorporação da temática de gênero e raça/etnia pela linha de pesquisa de Educação, Cultura e Sociedade inserida no Mestrado em Educação em nossa universidade. É neste contexto que se insere o presente dossiê cujo objetivo é apresentar pesquisas em educação que tratam das relações de gênero, das relações étnico-raciais e da diversidade sexual. |
id |
UNISUL-4_76b01e68caf854bb705addb94325b745 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/2258 |
network_acronym_str |
UNISUL-4 |
network_name_str |
Poiésis (Tubarão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
APRESENTAÇÃONas últimas duas décadas a educação brasileira tem sido fortemente influenciada pelas discussões sobre gênero e educação e o volume de pesquisas sobre a temática tem adquirido consistência e vigor. A partir dos diálogos entre movimentos sociais, educadores/as e pesquisadores/as, particularmente em relação às reivindicações dos movimentos étnico-raciais, LGBTT e suas interfaces com os movimentos feministas, diferentes instâncias educacionais têm buscado articular estas temáticas na compreensão da diversidade dos sujeitos que compõem o espaço educativo, na análise e formulação da política curricular e da formação docente. Esse movimento histórico tem se refletido na incorporação da temática de gênero e raça/etnia pela linha de pesquisa de Educação, Cultura e Sociedade inserida no Mestrado em Educação em nossa universidade. É neste contexto que se insere o presente dossiê cujo objetivo é apresentar pesquisas em educação que tratam das relações de gênero, das relações étnico-raciais e da diversidade sexual.Universidade do Sul de Santa Catarina2014-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/225810.19177/prppge.v8e1320142-7Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 8 n. 13 (2014): Relações Étnico-raciais, Gênero e Educação; 2-72179-2534reponame:Poiésis (Tubarão. Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/2258/1634Cruz, Tânia MaraCélia dos Passos, Joanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-18T17:45:00Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/2258Revistahttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/PoiesisPRIhttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/oai||revistapoiesis@unisul.br2179-25342179-2534opendoar:2016-07-18T17:45Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRESENTAÇÃO |
title |
APRESENTAÇÃO |
spellingShingle |
APRESENTAÇÃO Cruz, Tânia Mara |
title_short |
APRESENTAÇÃO |
title_full |
APRESENTAÇÃO |
title_fullStr |
APRESENTAÇÃO |
title_full_unstemmed |
APRESENTAÇÃO |
title_sort |
APRESENTAÇÃO |
author |
Cruz, Tânia Mara |
author_facet |
Cruz, Tânia Mara Célia dos Passos, Joana |
author_role |
author |
author2 |
Célia dos Passos, Joana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Tânia Mara Célia dos Passos, Joana |
description |
Nas últimas duas décadas a educação brasileira tem sido fortemente influenciada pelas discussões sobre gênero e educação e o volume de pesquisas sobre a temática tem adquirido consistência e vigor. A partir dos diálogos entre movimentos sociais, educadores/as e pesquisadores/as, particularmente em relação às reivindicações dos movimentos étnico-raciais, LGBTT e suas interfaces com os movimentos feministas, diferentes instâncias educacionais têm buscado articular estas temáticas na compreensão da diversidade dos sujeitos que compõem o espaço educativo, na análise e formulação da política curricular e da formação docente. Esse movimento histórico tem se refletido na incorporação da temática de gênero e raça/etnia pela linha de pesquisa de Educação, Cultura e Sociedade inserida no Mestrado em Educação em nossa universidade. É neste contexto que se insere o presente dossiê cujo objetivo é apresentar pesquisas em educação que tratam das relações de gênero, das relações étnico-raciais e da diversidade sexual. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/2258 10.19177/prppge.v8e1320142-7 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/2258 |
identifier_str_mv |
10.19177/prppge.v8e1320142-7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/2258/1634 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 8 n. 13 (2014): Relações Étnico-raciais, Gênero e Educação; 2-7 2179-2534 reponame:Poiésis (Tubarão. Online) instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Poiésis (Tubarão. Online) |
collection |
Poiésis (Tubarão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistapoiesis@unisul.br |
_version_ |
1800218747626061824 |