Narrativas gráficas e moral: o que os super - heróis de Stan Lee podem nos ensinar sobre ética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Memorare |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/8988 |
Resumo: | Stan Lee é um dos nomes mais conhecidos dos quadrinhos e um dos responsáveis pelo resgate do gênero super-heróico. As narrativas sequenciais já deixaram de ser mero entretenimento, transformando-se em criações de grande impacto na cultura popular. Cultivamos um interesse particular pelos aspectos éticos implicados nas HQs, dado o seu alcance e influência junto aos leitores mais jovens. Nossa proposta de análise consiste em examinar três momentos diferentes nas histórias produzidas (ou recriadas) por Lee, ressaltando seus desdobramentos morais. Trataremos dos personagens Capitão América, Homem-Aranha e Surfista Prateado. A discussão partirá da Teoria do Desenvolvimento Moral de Kohlberg e, para a análise dos personagens mencionados, reforçaremos nosso quadro conceitual com uma abordagem ontológica do Maniqueísmo e sua crítica agostiniana seguida dos conceitos-chave do Imperativo Categórico de Kant e do Princípio Responsabilidade de Jonas. Como resultado, esperamos consolidar o conceito de Narrativa Moral e defender o potencial das HQs para alimentar debates e análises no eixo transversal da Ética. |
id |
UNISUL-5_074e97d399b428250075b6e55af035cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/8988 |
network_acronym_str |
UNISUL-5 |
network_name_str |
Revista Memorare |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas gráficas e moral: o que os super - heróis de Stan Lee podem nos ensinar sobre éticaNarrativeEthicsSuperheroStan Lee é um dos nomes mais conhecidos dos quadrinhos e um dos responsáveis pelo resgate do gênero super-heróico. As narrativas sequenciais já deixaram de ser mero entretenimento, transformando-se em criações de grande impacto na cultura popular. Cultivamos um interesse particular pelos aspectos éticos implicados nas HQs, dado o seu alcance e influência junto aos leitores mais jovens. Nossa proposta de análise consiste em examinar três momentos diferentes nas histórias produzidas (ou recriadas) por Lee, ressaltando seus desdobramentos morais. Trataremos dos personagens Capitão América, Homem-Aranha e Surfista Prateado. A discussão partirá da Teoria do Desenvolvimento Moral de Kohlberg e, para a análise dos personagens mencionados, reforçaremos nosso quadro conceitual com uma abordagem ontológica do Maniqueísmo e sua crítica agostiniana seguida dos conceitos-chave do Imperativo Categórico de Kant e do Princípio Responsabilidade de Jonas. Como resultado, esperamos consolidar o conceito de Narrativa Moral e defender o potencial das HQs para alimentar debates e análises no eixo transversal da Ética.Editora Unisul2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/898810.19177/memorare.v7e1202066-80Revista Memorare; v. 7 n. 1 (2020): Especial Dossiê: "Potências dos Quadrinhos: Educação"; 66-802358-05932358-0593reponame:Revista Memorareinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/8988/5002Copyright (c) 2020 Marciel Aparecido Consani, Natalia Rosa Muniz Sierpinski, Adriano Augusto Vieira Leonelinfo:eu-repo/semantics/openAccessConsani, Marciel AparecidoSierpinski, Natalia Rosa MunizLeonel, Adriano Augusto Vieira2020-07-16T21:23:53Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/8988Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupepPUBhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/oai||revistamemorare@outlook.com2358-05932358-0593opendoar:2020-07-16T21:23:53Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas gráficas e moral: o que os super - heróis de Stan Lee podem nos ensinar sobre ética |
title |
Narrativas gráficas e moral: o que os super - heróis de Stan Lee podem nos ensinar sobre ética |
spellingShingle |
Narrativas gráficas e moral: o que os super - heróis de Stan Lee podem nos ensinar sobre ética Consani, Marciel Aparecido Narrative Ethics Superhero |
title_short |
Narrativas gráficas e moral: o que os super - heróis de Stan Lee podem nos ensinar sobre ética |
title_full |
Narrativas gráficas e moral: o que os super - heróis de Stan Lee podem nos ensinar sobre ética |
title_fullStr |
Narrativas gráficas e moral: o que os super - heróis de Stan Lee podem nos ensinar sobre ética |
title_full_unstemmed |
Narrativas gráficas e moral: o que os super - heróis de Stan Lee podem nos ensinar sobre ética |
title_sort |
Narrativas gráficas e moral: o que os super - heróis de Stan Lee podem nos ensinar sobre ética |
author |
Consani, Marciel Aparecido |
author_facet |
Consani, Marciel Aparecido Sierpinski, Natalia Rosa Muniz Leonel, Adriano Augusto Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Sierpinski, Natalia Rosa Muniz Leonel, Adriano Augusto Vieira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Consani, Marciel Aparecido Sierpinski, Natalia Rosa Muniz Leonel, Adriano Augusto Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrative Ethics Superhero |
topic |
Narrative Ethics Superhero |
description |
Stan Lee é um dos nomes mais conhecidos dos quadrinhos e um dos responsáveis pelo resgate do gênero super-heróico. As narrativas sequenciais já deixaram de ser mero entretenimento, transformando-se em criações de grande impacto na cultura popular. Cultivamos um interesse particular pelos aspectos éticos implicados nas HQs, dado o seu alcance e influência junto aos leitores mais jovens. Nossa proposta de análise consiste em examinar três momentos diferentes nas histórias produzidas (ou recriadas) por Lee, ressaltando seus desdobramentos morais. Trataremos dos personagens Capitão América, Homem-Aranha e Surfista Prateado. A discussão partirá da Teoria do Desenvolvimento Moral de Kohlberg e, para a análise dos personagens mencionados, reforçaremos nosso quadro conceitual com uma abordagem ontológica do Maniqueísmo e sua crítica agostiniana seguida dos conceitos-chave do Imperativo Categórico de Kant e do Princípio Responsabilidade de Jonas. Como resultado, esperamos consolidar o conceito de Narrativa Moral e defender o potencial das HQs para alimentar debates e análises no eixo transversal da Ética. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/8988 10.19177/memorare.v7e1202066-80 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/8988 |
identifier_str_mv |
10.19177/memorare.v7e1202066-80 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/8988/5002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unisul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unisul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Memorare; v. 7 n. 1 (2020): Especial Dossiê: "Potências dos Quadrinhos: Educação"; 66-80 2358-0593 2358-0593 reponame:Revista Memorare instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Revista Memorare |
collection |
Revista Memorare |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistamemorare@outlook.com |
_version_ |
1798325335707615232 |