Abstracionismo, montagem construtiva e militarismo na geração de Tagawa Suihou e do manga pré-Segunda Guerra Mundial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rafael Machado
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Memorare
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/10214
Resumo: No artigo é tratada da construção da narrativa que propõe uma origem do manga a partir da arte tradicional japonesa, bem como desta linhagem historiográfica omitir os processos que definiram a produção de manga das décadas de 1930 e 1940 e suas influências sobre o manga produzido após a Segunda Guerra Mundial. Partindo do exemplo da produção de Tagawa Suihou e da primeira série de sua HQ Norakuro, é tratado de como a geração de autores de histórias em quadrinhos japonesas da década de 1930 via em sua produção uma continuidade dos movimentos de arte de vanguarda e foi marcadamente influenciada pelas propostas modernistas, principalmente as originadas no Construtivismo russo. Ainda, é discutido como as teorias de montagem cinematográfica de Sergei Eisenstein foram determinantes para a definição do estilo de quadrinhos produzidos no Japão dos anos 1930 e na produção de Tezuka Osamu após o fim da Segunda Guerra Mundial.
id UNISUL-5_17f8ab4700b71d28bcfa143aa01122c0
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/10214
network_acronym_str UNISUL-5
network_name_str Revista Memorare
repository_id_str
spelling Abstracionismo, montagem construtiva e militarismo na geração de Tagawa Suihou e do manga pré-Segunda Guerra MundialMangaTagawa SuihouConstrutivismoNo artigo é tratada da construção da narrativa que propõe uma origem do manga a partir da arte tradicional japonesa, bem como desta linhagem historiográfica omitir os processos que definiram a produção de manga das décadas de 1930 e 1940 e suas influências sobre o manga produzido após a Segunda Guerra Mundial. Partindo do exemplo da produção de Tagawa Suihou e da primeira série de sua HQ Norakuro, é tratado de como a geração de autores de histórias em quadrinhos japonesas da década de 1930 via em sua produção uma continuidade dos movimentos de arte de vanguarda e foi marcadamente influenciada pelas propostas modernistas, principalmente as originadas no Construtivismo russo. Ainda, é discutido como as teorias de montagem cinematográfica de Sergei Eisenstein foram determinantes para a definição do estilo de quadrinhos produzidos no Japão dos anos 1930 e na produção de Tezuka Osamu após o fim da Segunda Guerra Mundial.Editora Unisul2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/1021410.19177/memorare.v7e32020139-163Revista Memorare; v. 7 n. 3 (2020): Especial Dossiê: imaginário e memória; 139-1632358-05932358-0593reponame:Revista Memorareinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/10214/5496Copyright (c) 2020 Rafael Machado Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Rafael Machado2020-12-21T19:36:28Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/10214Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupepPUBhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/oai||revistamemorare@outlook.com2358-05932358-0593opendoar:2020-12-21T19:36:28Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv Abstracionismo, montagem construtiva e militarismo na geração de Tagawa Suihou e do manga pré-Segunda Guerra Mundial
title Abstracionismo, montagem construtiva e militarismo na geração de Tagawa Suihou e do manga pré-Segunda Guerra Mundial
spellingShingle Abstracionismo, montagem construtiva e militarismo na geração de Tagawa Suihou e do manga pré-Segunda Guerra Mundial
Costa, Rafael Machado
Manga
Tagawa Suihou
Construtivismo
title_short Abstracionismo, montagem construtiva e militarismo na geração de Tagawa Suihou e do manga pré-Segunda Guerra Mundial
title_full Abstracionismo, montagem construtiva e militarismo na geração de Tagawa Suihou e do manga pré-Segunda Guerra Mundial
title_fullStr Abstracionismo, montagem construtiva e militarismo na geração de Tagawa Suihou e do manga pré-Segunda Guerra Mundial
title_full_unstemmed Abstracionismo, montagem construtiva e militarismo na geração de Tagawa Suihou e do manga pré-Segunda Guerra Mundial
title_sort Abstracionismo, montagem construtiva e militarismo na geração de Tagawa Suihou e do manga pré-Segunda Guerra Mundial
author Costa, Rafael Machado
author_facet Costa, Rafael Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Rafael Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Manga
Tagawa Suihou
Construtivismo
topic Manga
Tagawa Suihou
Construtivismo
description No artigo é tratada da construção da narrativa que propõe uma origem do manga a partir da arte tradicional japonesa, bem como desta linhagem historiográfica omitir os processos que definiram a produção de manga das décadas de 1930 e 1940 e suas influências sobre o manga produzido após a Segunda Guerra Mundial. Partindo do exemplo da produção de Tagawa Suihou e da primeira série de sua HQ Norakuro, é tratado de como a geração de autores de histórias em quadrinhos japonesas da década de 1930 via em sua produção uma continuidade dos movimentos de arte de vanguarda e foi marcadamente influenciada pelas propostas modernistas, principalmente as originadas no Construtivismo russo. Ainda, é discutido como as teorias de montagem cinematográfica de Sergei Eisenstein foram determinantes para a definição do estilo de quadrinhos produzidos no Japão dos anos 1930 e na produção de Tezuka Osamu após o fim da Segunda Guerra Mundial.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/10214
10.19177/memorare.v7e32020139-163
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/10214
identifier_str_mv 10.19177/memorare.v7e32020139-163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/10214/5496
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Rafael Machado Costa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Rafael Machado Costa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Unisul
publisher.none.fl_str_mv Editora Unisul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Memorare; v. 7 n. 3 (2020): Especial Dossiê: imaginário e memória; 139-163
2358-0593
2358-0593
reponame:Revista Memorare
instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Revista Memorare
collection Revista Memorare
repository.name.fl_str_mv Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistamemorare@outlook.com
_version_ 1798325335889018880