Ações de educação patrimonial em Ouro Preto – relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Simone Monteiro Silvestre
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Memorare
DOI: 10.19177/memorare.v4e1201769-92
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/5013
Resumo: Este artigo apresenta parte das considerações levantadas pela autora no desenvolvimento de sua dissertação de mestrado do “Programa de Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do IPHAN - PEP/MP”, cujo estudo teve como foco suasinquietações e observações como historiadora, atuando na área educativa do Escritório Técnico de Ouro Preto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), através da Casa do Patrimônio de Ouro Preto. O “Programa Sentidos Urbanos: patrimônio e cidadania” foi uma das atividades desenvolvidas e objeto desta discussão. Este programa foi pensado para melhorar a relação entre o cidadão e o órgão federal preservacionista, a cidade e sua preservação.Para análise crítica das atividades realizadas pela Casa do Patrimônio, também foram levantadas questões sobre ações educativas da década de 1980, desenvolvidas em Ouro Preto.
id UNISUL-5_69a54f6a269f8e80c0067ad8fef0f09c
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/5013
network_acronym_str UNISUL-5
network_name_str Revista Memorare
spelling Ações de educação patrimonial em Ouro Preto – relato de experiênciaPatrimônio culturalEducaçãoConjuntos urbanos tombadosOuro Preto.Este artigo apresenta parte das considerações levantadas pela autora no desenvolvimento de sua dissertação de mestrado do “Programa de Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do IPHAN - PEP/MP”, cujo estudo teve como foco suasinquietações e observações como historiadora, atuando na área educativa do Escritório Técnico de Ouro Preto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), através da Casa do Patrimônio de Ouro Preto. O “Programa Sentidos Urbanos: patrimônio e cidadania” foi uma das atividades desenvolvidas e objeto desta discussão. Este programa foi pensado para melhorar a relação entre o cidadão e o órgão federal preservacionista, a cidade e sua preservação.Para análise crítica das atividades realizadas pela Casa do Patrimônio, também foram levantadas questões sobre ações educativas da década de 1980, desenvolvidas em Ouro Preto.Editora Unisul2017-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/501310.19177/memorare.v4e1201769-92Revista Memorare; v. 4 n. 1 (2017): (jan./abr.); 69-922358-05932358-0593reponame:Revista Memorareinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/5013/3118Copyright (c) 2017 Simone Monteiro Silvestre Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Simone Monteiro Silvestre2017-06-27T19:55:23Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/5013Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupepPUBhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/oai||revistamemorare@outlook.com2358-05932358-0593opendoar:2017-06-27T19:55:23Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv Ações de educação patrimonial em Ouro Preto – relato de experiência
title Ações de educação patrimonial em Ouro Preto – relato de experiência
spellingShingle Ações de educação patrimonial em Ouro Preto – relato de experiência
Ações de educação patrimonial em Ouro Preto – relato de experiência
Fernandes, Simone Monteiro Silvestre
Patrimônio cultural
Educação
Conjuntos urbanos tombados
Ouro Preto.
Fernandes, Simone Monteiro Silvestre
Patrimônio cultural
Educação
Conjuntos urbanos tombados
Ouro Preto.
title_short Ações de educação patrimonial em Ouro Preto – relato de experiência
title_full Ações de educação patrimonial em Ouro Preto – relato de experiência
title_fullStr Ações de educação patrimonial em Ouro Preto – relato de experiência
Ações de educação patrimonial em Ouro Preto – relato de experiência
title_full_unstemmed Ações de educação patrimonial em Ouro Preto – relato de experiência
Ações de educação patrimonial em Ouro Preto – relato de experiência
title_sort Ações de educação patrimonial em Ouro Preto – relato de experiência
author Fernandes, Simone Monteiro Silvestre
author_facet Fernandes, Simone Monteiro Silvestre
Fernandes, Simone Monteiro Silvestre
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Simone Monteiro Silvestre
dc.subject.por.fl_str_mv Patrimônio cultural
Educação
Conjuntos urbanos tombados
Ouro Preto.
topic Patrimônio cultural
Educação
Conjuntos urbanos tombados
Ouro Preto.
description Este artigo apresenta parte das considerações levantadas pela autora no desenvolvimento de sua dissertação de mestrado do “Programa de Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do IPHAN - PEP/MP”, cujo estudo teve como foco suasinquietações e observações como historiadora, atuando na área educativa do Escritório Técnico de Ouro Preto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), através da Casa do Patrimônio de Ouro Preto. O “Programa Sentidos Urbanos: patrimônio e cidadania” foi uma das atividades desenvolvidas e objeto desta discussão. Este programa foi pensado para melhorar a relação entre o cidadão e o órgão federal preservacionista, a cidade e sua preservação.Para análise crítica das atividades realizadas pela Casa do Patrimônio, também foram levantadas questões sobre ações educativas da década de 1980, desenvolvidas em Ouro Preto.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/5013
10.19177/memorare.v4e1201769-92
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/5013
identifier_str_mv 10.19177/memorare.v4e1201769-92
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/5013/3118
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Simone Monteiro Silvestre Fernandes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Simone Monteiro Silvestre Fernandes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Unisul
publisher.none.fl_str_mv Editora Unisul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Memorare; v. 4 n. 1 (2017): (jan./abr.); 69-92
2358-0593
2358-0593
reponame:Revista Memorare
instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Revista Memorare
collection Revista Memorare
repository.name.fl_str_mv Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistamemorare@outlook.com
_version_ 1822181116367339520
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.19177/memorare.v4e1201769-92