Um novo conceito de quadrinhos: as histórias em quadrinhos como um sistema semiótico particular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Memorare |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/8990 |
Resumo: | Em nossa pesquisa, pretendemos apresentar um conceito de histórias em quadrinho (HQ) que possa abarcar tanto os gêneros de cunho narrativo, tais como a tira cômica, o cartum e a charge, como os gêneros de cunho não narrativos, como a caricatura, a ilustração e o retrato falado. Como sabemos, tal expansão conceitual é perfeitamente possível, uma vez que McCloud (1995, p.23) já afirmava que “[...] a tentativa de definir os quadrinhos é um processo contínuo que não terminará logo. Uma outra geração, sem dúvida, vai rejeitar o que esta decidiu aceitar e tentará reinventar os quadrinhos.” Sendo assim, antes de apresentá-lo como uma semiótica particular, situaremos as HQ no ensino e na academia, bem como faremos uma revisão bibliográfica dos conceitos de HQ postulados por Eisner (1999), McCloud (1995) e Ramos (200 |
id |
UNISUL-5_7cbd425cafc91ac701b19d209b487fd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/8990 |
network_acronym_str |
UNISUL-5 |
network_name_str |
Revista Memorare |
repository_id_str |
|
spelling |
Um novo conceito de quadrinhos: as histórias em quadrinhos como um sistema semiótico particularComicsConceptSemioticEm nossa pesquisa, pretendemos apresentar um conceito de histórias em quadrinho (HQ) que possa abarcar tanto os gêneros de cunho narrativo, tais como a tira cômica, o cartum e a charge, como os gêneros de cunho não narrativos, como a caricatura, a ilustração e o retrato falado. Como sabemos, tal expansão conceitual é perfeitamente possível, uma vez que McCloud (1995, p.23) já afirmava que “[...] a tentativa de definir os quadrinhos é um processo contínuo que não terminará logo. Uma outra geração, sem dúvida, vai rejeitar o que esta decidiu aceitar e tentará reinventar os quadrinhos.” Sendo assim, antes de apresentá-lo como uma semiótica particular, situaremos as HQ no ensino e na academia, bem como faremos uma revisão bibliográfica dos conceitos de HQ postulados por Eisner (1999), McCloud (1995) e Ramos (200Editora Unisul2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/899010.19177/memorare.v7e1202099-115Revista Memorare; v. 7 n. 1 (2020): Especial Dossiê: "Potências dos Quadrinhos: Educação"; 99-1152358-05932358-0593reponame:Revista Memorareinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/8990/5004Copyright (c) 2020 Alex Caldas Simõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSimões, Alex Caldas2020-07-16T21:23:53Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/8990Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupepPUBhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/oai||revistamemorare@outlook.com2358-05932358-0593opendoar:2020-07-16T21:23:53Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um novo conceito de quadrinhos: as histórias em quadrinhos como um sistema semiótico particular |
title |
Um novo conceito de quadrinhos: as histórias em quadrinhos como um sistema semiótico particular |
spellingShingle |
Um novo conceito de quadrinhos: as histórias em quadrinhos como um sistema semiótico particular Simões, Alex Caldas Comics Concept Semiotic |
title_short |
Um novo conceito de quadrinhos: as histórias em quadrinhos como um sistema semiótico particular |
title_full |
Um novo conceito de quadrinhos: as histórias em quadrinhos como um sistema semiótico particular |
title_fullStr |
Um novo conceito de quadrinhos: as histórias em quadrinhos como um sistema semiótico particular |
title_full_unstemmed |
Um novo conceito de quadrinhos: as histórias em quadrinhos como um sistema semiótico particular |
title_sort |
Um novo conceito de quadrinhos: as histórias em quadrinhos como um sistema semiótico particular |
author |
Simões, Alex Caldas |
author_facet |
Simões, Alex Caldas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Alex Caldas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comics Concept Semiotic |
topic |
Comics Concept Semiotic |
description |
Em nossa pesquisa, pretendemos apresentar um conceito de histórias em quadrinho (HQ) que possa abarcar tanto os gêneros de cunho narrativo, tais como a tira cômica, o cartum e a charge, como os gêneros de cunho não narrativos, como a caricatura, a ilustração e o retrato falado. Como sabemos, tal expansão conceitual é perfeitamente possível, uma vez que McCloud (1995, p.23) já afirmava que “[...] a tentativa de definir os quadrinhos é um processo contínuo que não terminará logo. Uma outra geração, sem dúvida, vai rejeitar o que esta decidiu aceitar e tentará reinventar os quadrinhos.” Sendo assim, antes de apresentá-lo como uma semiótica particular, situaremos as HQ no ensino e na academia, bem como faremos uma revisão bibliográfica dos conceitos de HQ postulados por Eisner (1999), McCloud (1995) e Ramos (200 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/8990 10.19177/memorare.v7e1202099-115 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/8990 |
identifier_str_mv |
10.19177/memorare.v7e1202099-115 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/8990/5004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Alex Caldas Simões info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Alex Caldas Simões |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unisul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unisul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Memorare; v. 7 n. 1 (2020): Especial Dossiê: "Potências dos Quadrinhos: Educação"; 99-115 2358-0593 2358-0593 reponame:Revista Memorare instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Revista Memorare |
collection |
Revista Memorare |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistamemorare@outlook.com |
_version_ |
1798325335711809536 |