Um novo conceito de quadrinhos: as histórias em quadrinhos como um sistema semiótico particular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Alex Caldas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Memorare
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/8990
Resumo: Em nossa pesquisa, pretendemos apresentar um conceito de histórias em quadrinho (HQ) que possa abarcar tanto os gêneros de cunho narrativo, tais como a tira cômica, o cartum e a charge, como os gêneros de cunho não narrativos, como a caricatura, a ilustração e o retrato falado. Como sabemos, tal expansão conceitual é perfeitamente possível, uma vez que McCloud (1995, p.23) já afirmava que “[...] a tentativa de definir os quadrinhos é um processo contínuo que não terminará logo. Uma outra geração, sem dúvida, vai rejeitar o que esta decidiu aceitar e tentará reinventar os quadrinhos.” Sendo assim, antes de apresentá-lo como uma semiótica particular, situaremos as HQ no ensino e na academia, bem como faremos uma revisão bibliográfica dos conceitos de HQ postulados por Eisner (1999), McCloud (1995) e Ramos (200
id UNISUL-5_7cbd425cafc91ac701b19d209b487fd5
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/8990
network_acronym_str UNISUL-5
network_name_str Revista Memorare
repository_id_str
spelling Um novo conceito de quadrinhos: as histórias em quadrinhos como um sistema semiótico particularComicsConceptSemioticEm nossa pesquisa, pretendemos apresentar um conceito de histórias em quadrinho (HQ) que possa abarcar tanto os gêneros de cunho narrativo, tais como a tira cômica, o cartum e a charge, como os gêneros de cunho não narrativos, como a caricatura, a ilustração e o retrato falado. Como sabemos, tal expansão conceitual é perfeitamente possível, uma vez que McCloud (1995, p.23) já afirmava que “[...] a tentativa de definir os quadrinhos é um processo contínuo que não terminará logo. Uma outra geração, sem dúvida, vai rejeitar o que esta decidiu aceitar e tentará reinventar os quadrinhos.” Sendo assim, antes de apresentá-lo como uma semiótica particular, situaremos as HQ no ensino e na academia, bem como faremos uma revisão bibliográfica dos conceitos de HQ postulados por Eisner (1999), McCloud (1995) e Ramos (200Editora Unisul2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/899010.19177/memorare.v7e1202099-115Revista Memorare; v. 7 n. 1 (2020): Especial Dossiê: "Potências dos Quadrinhos: Educação"; 99-1152358-05932358-0593reponame:Revista Memorareinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/8990/5004Copyright (c) 2020 Alex Caldas Simõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSimões, Alex Caldas2020-07-16T21:23:53Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/8990Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupepPUBhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/oai||revistamemorare@outlook.com2358-05932358-0593opendoar:2020-07-16T21:23:53Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv Um novo conceito de quadrinhos: as histórias em quadrinhos como um sistema semiótico particular
title Um novo conceito de quadrinhos: as histórias em quadrinhos como um sistema semiótico particular
spellingShingle Um novo conceito de quadrinhos: as histórias em quadrinhos como um sistema semiótico particular
Simões, Alex Caldas
Comics
Concept
Semiotic
title_short Um novo conceito de quadrinhos: as histórias em quadrinhos como um sistema semiótico particular
title_full Um novo conceito de quadrinhos: as histórias em quadrinhos como um sistema semiótico particular
title_fullStr Um novo conceito de quadrinhos: as histórias em quadrinhos como um sistema semiótico particular
title_full_unstemmed Um novo conceito de quadrinhos: as histórias em quadrinhos como um sistema semiótico particular
title_sort Um novo conceito de quadrinhos: as histórias em quadrinhos como um sistema semiótico particular
author Simões, Alex Caldas
author_facet Simões, Alex Caldas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Alex Caldas
dc.subject.por.fl_str_mv Comics
Concept
Semiotic
topic Comics
Concept
Semiotic
description Em nossa pesquisa, pretendemos apresentar um conceito de histórias em quadrinho (HQ) que possa abarcar tanto os gêneros de cunho narrativo, tais como a tira cômica, o cartum e a charge, como os gêneros de cunho não narrativos, como a caricatura, a ilustração e o retrato falado. Como sabemos, tal expansão conceitual é perfeitamente possível, uma vez que McCloud (1995, p.23) já afirmava que “[...] a tentativa de definir os quadrinhos é um processo contínuo que não terminará logo. Uma outra geração, sem dúvida, vai rejeitar o que esta decidiu aceitar e tentará reinventar os quadrinhos.” Sendo assim, antes de apresentá-lo como uma semiótica particular, situaremos as HQ no ensino e na academia, bem como faremos uma revisão bibliográfica dos conceitos de HQ postulados por Eisner (1999), McCloud (1995) e Ramos (200
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/8990
10.19177/memorare.v7e1202099-115
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/8990
identifier_str_mv 10.19177/memorare.v7e1202099-115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/8990/5004
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Alex Caldas Simões
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Alex Caldas Simões
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Unisul
publisher.none.fl_str_mv Editora Unisul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Memorare; v. 7 n. 1 (2020): Especial Dossiê: "Potências dos Quadrinhos: Educação"; 99-115
2358-0593
2358-0593
reponame:Revista Memorare
instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Revista Memorare
collection Revista Memorare
repository.name.fl_str_mv Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistamemorare@outlook.com
_version_ 1798325335711809536