Leitura de narrativas em pinturas de Chachá (Richard Calil Vulos)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Memorare |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/5826 |
Resumo: | O presente artigo apresenta um estudo sobre as linguagens verbal e não verbal, tendo como foco a linguagem artística. O objetivo da pesquisa foi investigar a relação entre as linguagens a partir da análise de imagens de duas obras (telas em óleo) do artista plástico Richard Calil Bulos, o Chachá. Encontram-se nas obras a presença de diferentes cores e símbolos que evocam o caráter dialógico, intertextual e polifônico de sua linguagem, à medida que se pode verificar a multiplicidade de vozes presentes e as relações que entre elas se estabelecem. Suas telas são promovedoras de narrativas que desvelam, entre outros aspectos, os tempos e os lugares. A representação do cotidiano da comunidade pesqueira de um município catarinense reflete o cotidiano de muitas outras comunidades. Confirmou-se, mediante análise das imagens, que estas evocam leitura ao serem observadas e, ao criar narrativas, os espectadores estariam traduzindo o não verbal para o verbal, à medida que a obra evoca palavras e possibilitam conhecer peculiaridades da linguagem artística em representar a vida, vivida e imaginada. |
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O presente artigo apresenta um estudo sobre as linguagens verbal e não verbal, tendo como foco a linguagem artística. O objetivo da pesquisa foi investigar a relação entre as linguagens a partir da análise de imagens de duas obras (telas em óleo) do artista plástico Richard Calil Bulos, o Chachá. Encontram-se nas obras a presença de diferentes cores e símbolos que evocam o caráter dialógico, intertextual e polifônico de sua linguagem, à medida que se pode verificar a multiplicidade de vozes presentes e as relações que entre elas se estabelecem. Suas telas são promovedoras de narrativas que desvelam, entre outros aspectos, os tempos e os lugares. A representação do cotidiano da comunidade pesqueira de um município catarinense reflete o cotidiano de muitas outras comunidades. Confirmou-se, mediante análise das imagens, que estas evocam leitura ao serem observadas e, ao criar narrativas, os espectadores estariam traduzindo o não verbal para o verbal, à medida que a obra evoca palavras e possibilitam conhecer peculiaridades da linguagem artística em representar a vida, vivida e imaginada. |
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