Leitura de narrativas em pinturas de Chachá (Richard Calil Vulos)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Monalisa Pivetta
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Memorare
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/5826
Resumo: O presente artigo apresenta um estudo sobre as linguagens verbal e não verbal, tendo como foco a linguagem artística. O objetivo da pesquisa foi investigar a relação entre as linguagens a partir da análise de imagens de duas obras (telas em óleo) do artista plástico Richard Calil Bulos, o Chachá. Encontram-se nas obras a presença de diferentes cores e símbolos que evocam o caráter dialógico, intertextual e polifônico de sua linguagem, à medida que se pode verificar a multiplicidade de vozes presentes e as relações que entre elas se estabelecem. Suas telas são promovedoras de narrativas que desvelam, entre outros aspectos, os tempos e os lugares. A representação do cotidiano da comunidade pesqueira de um município catarinense reflete o cotidiano de muitas outras comunidades. Confirmou-se, mediante análise das imagens, que estas evocam leitura ao serem observadas e, ao criar narrativas, os espectadores estariam traduzindo o não verbal para o verbal, à medida que a obra evoca palavras e possibilitam conhecer peculiaridades da linguagem artística em representar a vida, vivida e imaginada.
id UNISUL-5_7f334e5452e54481fa1069a7a7a50ebc
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/5826
network_acronym_str UNISUL-5
network_name_str Revista Memorare
repository_id_str
spelling Leitura de narrativas em pinturas de Chachá (Richard Calil Vulos)Linguagem artísticaLeitura de imagensLiteraturaNarrativasChacháO presente artigo apresenta um estudo sobre as linguagens verbal e não verbal, tendo como foco a linguagem artística. O objetivo da pesquisa foi investigar a relação entre as linguagens a partir da análise de imagens de duas obras (telas em óleo) do artista plástico Richard Calil Bulos, o Chachá. Encontram-se nas obras a presença de diferentes cores e símbolos que evocam o caráter dialógico, intertextual e polifônico de sua linguagem, à medida que se pode verificar a multiplicidade de vozes presentes e as relações que entre elas se estabelecem. Suas telas são promovedoras de narrativas que desvelam, entre outros aspectos, os tempos e os lugares. A representação do cotidiano da comunidade pesqueira de um município catarinense reflete o cotidiano de muitas outras comunidades. Confirmou-se, mediante análise das imagens, que estas evocam leitura ao serem observadas e, ao criar narrativas, os espectadores estariam traduzindo o não verbal para o verbal, à medida que a obra evoca palavras e possibilitam conhecer peculiaridades da linguagem artística em representar a vida, vivida e imaginada.Editora Unisul2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/582610.19177/memorare.v4e3-I2017164-189Revista Memorare; v. 4 n. 3-I (2017): (set./dez.) Especial Dossiê "Identidades e Migrações"; 164-1892358-05932358-0593reponame:Revista Memorareinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/5826/3505Copyright (c) 2017 Monalisa Pivetta da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Monalisa Pivetta2018-02-22T17:02:38Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/5826Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupepPUBhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/oai||revistamemorare@outlook.com2358-05932358-0593opendoar:2018-02-22T17:02:38Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura de narrativas em pinturas de Chachá (Richard Calil Vulos)
title Leitura de narrativas em pinturas de Chachá (Richard Calil Vulos)
spellingShingle Leitura de narrativas em pinturas de Chachá (Richard Calil Vulos)
da Silva, Monalisa Pivetta
Linguagem artística
Leitura de imagens
Literatura
Narrativas
Chachá
title_short Leitura de narrativas em pinturas de Chachá (Richard Calil Vulos)
title_full Leitura de narrativas em pinturas de Chachá (Richard Calil Vulos)
title_fullStr Leitura de narrativas em pinturas de Chachá (Richard Calil Vulos)
title_full_unstemmed Leitura de narrativas em pinturas de Chachá (Richard Calil Vulos)
title_sort Leitura de narrativas em pinturas de Chachá (Richard Calil Vulos)
author da Silva, Monalisa Pivetta
author_facet da Silva, Monalisa Pivetta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Monalisa Pivetta
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem artística
Leitura de imagens
Literatura
Narrativas
Chachá
topic Linguagem artística
Leitura de imagens
Literatura
Narrativas
Chachá
description O presente artigo apresenta um estudo sobre as linguagens verbal e não verbal, tendo como foco a linguagem artística. O objetivo da pesquisa foi investigar a relação entre as linguagens a partir da análise de imagens de duas obras (telas em óleo) do artista plástico Richard Calil Bulos, o Chachá. Encontram-se nas obras a presença de diferentes cores e símbolos que evocam o caráter dialógico, intertextual e polifônico de sua linguagem, à medida que se pode verificar a multiplicidade de vozes presentes e as relações que entre elas se estabelecem. Suas telas são promovedoras de narrativas que desvelam, entre outros aspectos, os tempos e os lugares. A representação do cotidiano da comunidade pesqueira de um município catarinense reflete o cotidiano de muitas outras comunidades. Confirmou-se, mediante análise das imagens, que estas evocam leitura ao serem observadas e, ao criar narrativas, os espectadores estariam traduzindo o não verbal para o verbal, à medida que a obra evoca palavras e possibilitam conhecer peculiaridades da linguagem artística em representar a vida, vivida e imaginada.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/5826
10.19177/memorare.v4e3-I2017164-189
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/5826
identifier_str_mv 10.19177/memorare.v4e3-I2017164-189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/5826/3505
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Monalisa Pivetta da Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Monalisa Pivetta da Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Unisul
publisher.none.fl_str_mv Editora Unisul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Memorare; v. 4 n. 3-I (2017): (set./dez.) Especial Dossiê "Identidades e Migrações"; 164-189
2358-0593
2358-0593
reponame:Revista Memorare
instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Revista Memorare
collection Revista Memorare
repository.name.fl_str_mv Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistamemorare@outlook.com
_version_ 1798325335614291968