A maçã envenenada, leite derramado e o primo: Análise das imagens do amor na literatura brasileira contemporânea
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Memorare |
DOI: | 10.19177/memorare.v4e2-II201756-72 |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/5229 |
Resumo: | Nos filmes, nas novelas, nos livros, nos seriados, enfim, nas diversas narrativas contemporâneas, inclusive nos diversos programas jornalísticos que dramatizam os fatos noticiados, a representação simbólica do amor masculino centrase em três situações nas quais o amor é representado com maior intensidade: na distância da mulher amada, na perda (ou na eminência da perda) da mulher amada e na expectativa da conquista da mulher amada. Neste artigo, analisamos essas representações do amor masculino em três obras da literatura contemporânea brasileira, nos romances Maçã envenenada (2013) de Michel Laub e Leite Derramado (2009) de Chico Buarque, e no conto O primo (1998) de Dalton Trevisan, observando como a vivência intensa do amor masculino nas situações de impossibilidade da realização ou da reconstituição do idílio amoroso constituem o enredo das narrativas e as representações femininas. |
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A maçã envenenada, leite derramado e o primo: Análise das imagens do amor na literatura brasileira contemporâneaLiteratura contemporânea. Imagens do amor. Michel LaubDalton Trevisan e Chico Buarque.Nos filmes, nas novelas, nos livros, nos seriados, enfim, nas diversas narrativas contemporâneas, inclusive nos diversos programas jornalísticos que dramatizam os fatos noticiados, a representação simbólica do amor masculino centrase em três situações nas quais o amor é representado com maior intensidade: na distância da mulher amada, na perda (ou na eminência da perda) da mulher amada e na expectativa da conquista da mulher amada. Neste artigo, analisamos essas representações do amor masculino em três obras da literatura contemporânea brasileira, nos romances Maçã envenenada (2013) de Michel Laub e Leite Derramado (2009) de Chico Buarque, e no conto O primo (1998) de Dalton Trevisan, observando como a vivência intensa do amor masculino nas situações de impossibilidade da realização ou da reconstituição do idílio amoroso constituem o enredo das narrativas e as representações femininas.Editora Unisul2017-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/522910.19177/memorare.v4e2-II201756-72Revista Memorare; v. 4 n. 2-II (2017): (maio/ago.) Especial Dossiê II "Imaginário e Cotidiano"; 56-722358-05932358-0593reponame:Revista Memorareinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/5229/3218Copyright (c) 2017 Antonio Rediver Guizzoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuizzo, Antonio Rediver2017-09-20T17:50:39Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/5229Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupepPUBhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/oai||revistamemorare@outlook.com2358-05932358-0593opendoar:2017-09-20T17:50:39Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false |
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