Formação de professores/as para a memória, verdade e justiça

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tribess, Camila
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Memorare
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/5651
Resumo: O artigo apresenta uma das frentes adotadas pela consultoria prestada pela autora junto à Comissão de Anistia do Ministério da Justiça entre os anos de 2015 e 2016, que se pautou pela importância em formar educadores/as e professores/as para trabalharem sobre a questão dos direitos humanos, em especial temas sobre a ditadura civil-militar, memória, verdade e justiça em sala de aula, com as novas gerações, que não vivenciaram esse período. O texto está dividido de forma a apresentar brevemente um mapeamento teórico e legal da questão, expor o trabalho que foi realizado e refletir sobre a importância desses projetos educativos e os desafios para a implementação e estratégias de aprimoramento desse tipo de ação.
id UNISUL-5_8b8b2e3e3a74cde8401817a684b4599a
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/5651
network_acronym_str UNISUL-5
network_name_str Revista Memorare
repository_id_str
spelling Formação de professores/as para a memória, verdade e justiçaMemória verdade e justiçaEducação para direitos humanosFormação de professores.O artigo apresenta uma das frentes adotadas pela consultoria prestada pela autora junto à Comissão de Anistia do Ministério da Justiça entre os anos de 2015 e 2016, que se pautou pela importância em formar educadores/as e professores/as para trabalharem sobre a questão dos direitos humanos, em especial temas sobre a ditadura civil-militar, memória, verdade e justiça em sala de aula, com as novas gerações, que não vivenciaram esse período. O texto está dividido de forma a apresentar brevemente um mapeamento teórico e legal da questão, expor o trabalho que foi realizado e refletir sobre a importância desses projetos educativos e os desafios para a implementação e estratégias de aprimoramento desse tipo de ação.Editora Unisul2017-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/565110.19177/memorare.v4e320176-24Revista Memorare; v. 4 n. 3 (2017): (set./dez.) Especial Dossiê "Marcas da Memória: direitos humanos, justiça de transição e anistia"; 6-242358-05932358-0593reponame:Revista Memorareinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/5651/3386Copyright (c) 2017 Camila Tribessinfo:eu-repo/semantics/openAccessTribess, Camila2017-12-19T18:32:04Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/5651Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupepPUBhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/oai||revistamemorare@outlook.com2358-05932358-0593opendoar:2017-12-19T18:32:04Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores/as para a memória, verdade e justiça
title Formação de professores/as para a memória, verdade e justiça
spellingShingle Formação de professores/as para a memória, verdade e justiça
Tribess, Camila
Memória verdade e justiça
Educação para direitos humanos
Formação de professores.
title_short Formação de professores/as para a memória, verdade e justiça
title_full Formação de professores/as para a memória, verdade e justiça
title_fullStr Formação de professores/as para a memória, verdade e justiça
title_full_unstemmed Formação de professores/as para a memória, verdade e justiça
title_sort Formação de professores/as para a memória, verdade e justiça
author Tribess, Camila
author_facet Tribess, Camila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tribess, Camila
dc.subject.por.fl_str_mv Memória verdade e justiça
Educação para direitos humanos
Formação de professores.
topic Memória verdade e justiça
Educação para direitos humanos
Formação de professores.
description O artigo apresenta uma das frentes adotadas pela consultoria prestada pela autora junto à Comissão de Anistia do Ministério da Justiça entre os anos de 2015 e 2016, que se pautou pela importância em formar educadores/as e professores/as para trabalharem sobre a questão dos direitos humanos, em especial temas sobre a ditadura civil-militar, memória, verdade e justiça em sala de aula, com as novas gerações, que não vivenciaram esse período. O texto está dividido de forma a apresentar brevemente um mapeamento teórico e legal da questão, expor o trabalho que foi realizado e refletir sobre a importância desses projetos educativos e os desafios para a implementação e estratégias de aprimoramento desse tipo de ação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/5651
10.19177/memorare.v4e320176-24
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/5651
identifier_str_mv 10.19177/memorare.v4e320176-24
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/5651/3386
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Camila Tribess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Camila Tribess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Unisul
publisher.none.fl_str_mv Editora Unisul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Memorare; v. 4 n. 3 (2017): (set./dez.) Especial Dossiê "Marcas da Memória: direitos humanos, justiça de transição e anistia"; 6-24
2358-0593
2358-0593
reponame:Revista Memorare
instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Revista Memorare
collection Revista Memorare
repository.name.fl_str_mv Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistamemorare@outlook.com
_version_ 1798325335311253504