Patrimônio e cidadania: a educação patrimonial nas escolas e a formação cidadã

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Juliano Bitencourt
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Marcos César Pereira, Pestana, Marlon Borges, Santos, Josiel dos, Matias, Carlos dos Passos Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Memorare
DOI: 10.19177/memorare.v3e1201695-113
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/3739
Resumo: Este artigo parte de reflexões desenvolvidas pelos pesquisadores do grupo de pesquisa Arqueologia e Gestão Integrada do Território; Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schimtz-LAPIS, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, que delineiam e direcionam as ações de educação patrimonial desenvolvidas junto as comunidades escolares locais no marco do projeto de pesquisa Arqueologia Entre Rios: do Urussanga ao Mampituba (AERUM). Procura-se dar ênfase ao desafio entrelaçado entre teoria-prática-cidadania, quando se percebe que as instituições formais de educação estão solícitas para a socialização do conhecimento arqueológico na construção de um cidadão mais consciente, com conhecimentos mais abrangentes e socialmente mais justos.
id UNISUL-5_8ca3bdc4daf9dbdb0c83988ea9e7d1d1
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/3739
network_acronym_str UNISUL-5
network_name_str Revista Memorare
spelling Patrimônio e cidadania: a educação patrimonial nas escolas e a formação cidadãEducação. Educação PatrimonialConhecimentoCidadania.Este artigo parte de reflexões desenvolvidas pelos pesquisadores do grupo de pesquisa Arqueologia e Gestão Integrada do Território; Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schimtz-LAPIS, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, que delineiam e direcionam as ações de educação patrimonial desenvolvidas junto as comunidades escolares locais no marco do projeto de pesquisa Arqueologia Entre Rios: do Urussanga ao Mampituba (AERUM). Procura-se dar ênfase ao desafio entrelaçado entre teoria-prática-cidadania, quando se percebe que as instituições formais de educação estão solícitas para a socialização do conhecimento arqueológico na construção de um cidadão mais consciente, com conhecimentos mais abrangentes e socialmente mais justos.Editora Unisul2016-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/373910.19177/memorare.v3e1201695-113Revista Memorare; v. 3 n. 1 (2016): (jan./abr.); 95-1132358-05932358-0593reponame:Revista Memorareinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/3739/2649Copyright (c) 2016 Juliano Bitencourt Campos, Marcos César Pereira Santos, Marlon Borges Pestana, Josiel dos Santos, Carlos dos Passos Paulo Matiasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Juliano BitencourtSantos, Marcos César PereiraPestana, Marlon BorgesSantos, Josiel dosMatias, Carlos dos Passos Paulo2017-09-12T20:46:16Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/3739Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupepPUBhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/oai||revistamemorare@outlook.com2358-05932358-0593opendoar:2017-09-12T20:46:16Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv Patrimônio e cidadania: a educação patrimonial nas escolas e a formação cidadã
title Patrimônio e cidadania: a educação patrimonial nas escolas e a formação cidadã
spellingShingle Patrimônio e cidadania: a educação patrimonial nas escolas e a formação cidadã
Patrimônio e cidadania: a educação patrimonial nas escolas e a formação cidadã
Campos, Juliano Bitencourt
Educação. Educação Patrimonial
Conhecimento
Cidadania.
Campos, Juliano Bitencourt
Educação. Educação Patrimonial
Conhecimento
Cidadania.
title_short Patrimônio e cidadania: a educação patrimonial nas escolas e a formação cidadã
title_full Patrimônio e cidadania: a educação patrimonial nas escolas e a formação cidadã
title_fullStr Patrimônio e cidadania: a educação patrimonial nas escolas e a formação cidadã
Patrimônio e cidadania: a educação patrimonial nas escolas e a formação cidadã
title_full_unstemmed Patrimônio e cidadania: a educação patrimonial nas escolas e a formação cidadã
Patrimônio e cidadania: a educação patrimonial nas escolas e a formação cidadã
title_sort Patrimônio e cidadania: a educação patrimonial nas escolas e a formação cidadã
author Campos, Juliano Bitencourt
author_facet Campos, Juliano Bitencourt
Campos, Juliano Bitencourt
Santos, Marcos César Pereira
Pestana, Marlon Borges
Santos, Josiel dos
Matias, Carlos dos Passos Paulo
Santos, Marcos César Pereira
Pestana, Marlon Borges
Santos, Josiel dos
Matias, Carlos dos Passos Paulo
author_role author
author2 Santos, Marcos César Pereira
Pestana, Marlon Borges
Santos, Josiel dos
Matias, Carlos dos Passos Paulo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Juliano Bitencourt
Santos, Marcos César Pereira
Pestana, Marlon Borges
Santos, Josiel dos
Matias, Carlos dos Passos Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Educação Patrimonial
Conhecimento
Cidadania.
topic Educação. Educação Patrimonial
Conhecimento
Cidadania.
description Este artigo parte de reflexões desenvolvidas pelos pesquisadores do grupo de pesquisa Arqueologia e Gestão Integrada do Território; Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schimtz-LAPIS, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, que delineiam e direcionam as ações de educação patrimonial desenvolvidas junto as comunidades escolares locais no marco do projeto de pesquisa Arqueologia Entre Rios: do Urussanga ao Mampituba (AERUM). Procura-se dar ênfase ao desafio entrelaçado entre teoria-prática-cidadania, quando se percebe que as instituições formais de educação estão solícitas para a socialização do conhecimento arqueológico na construção de um cidadão mais consciente, com conhecimentos mais abrangentes e socialmente mais justos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/3739
10.19177/memorare.v3e1201695-113
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/3739
identifier_str_mv 10.19177/memorare.v3e1201695-113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/3739/2649
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Unisul
publisher.none.fl_str_mv Editora Unisul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Memorare; v. 3 n. 1 (2016): (jan./abr.); 95-113
2358-0593
2358-0593
reponame:Revista Memorare
instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Revista Memorare
collection Revista Memorare
repository.name.fl_str_mv Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistamemorare@outlook.com
_version_ 1822181116344270848
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.19177/memorare.v3e1201695-113