Patrimônio e cidadania: a educação patrimonial nas escolas e a formação cidadã
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Memorare |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/3739 |
Resumo: | Este artigo parte de reflexões desenvolvidas pelos pesquisadores do grupo de pesquisa Arqueologia e Gestão Integrada do Território; Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schimtz-LAPIS, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, que delineiam e direcionam as ações de educação patrimonial desenvolvidas junto as comunidades escolares locais no marco do projeto de pesquisa Arqueologia Entre Rios: do Urussanga ao Mampituba (AERUM). Procura-se dar ênfase ao desafio entrelaçado entre teoria-prática-cidadania, quando se percebe que as instituições formais de educação estão solícitas para a socialização do conhecimento arqueológico na construção de um cidadão mais consciente, com conhecimentos mais abrangentes e socialmente mais justos. |
id |
UNISUL-5_8ca3bdc4daf9dbdb0c83988ea9e7d1d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/3739 |
network_acronym_str |
UNISUL-5 |
network_name_str |
Revista Memorare |
repository_id_str |
|
spelling |
Patrimônio e cidadania: a educação patrimonial nas escolas e a formação cidadãEducação. Educação PatrimonialConhecimentoCidadania.Este artigo parte de reflexões desenvolvidas pelos pesquisadores do grupo de pesquisa Arqueologia e Gestão Integrada do Território; Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schimtz-LAPIS, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, que delineiam e direcionam as ações de educação patrimonial desenvolvidas junto as comunidades escolares locais no marco do projeto de pesquisa Arqueologia Entre Rios: do Urussanga ao Mampituba (AERUM). Procura-se dar ênfase ao desafio entrelaçado entre teoria-prática-cidadania, quando se percebe que as instituições formais de educação estão solícitas para a socialização do conhecimento arqueológico na construção de um cidadão mais consciente, com conhecimentos mais abrangentes e socialmente mais justos.Editora Unisul2016-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/373910.19177/memorare.v3e1201695-113Revista Memorare; v. 3 n. 1 (2016): (jan./abr.); 95-1132358-05932358-0593reponame:Revista Memorareinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/3739/2649Copyright (c) 2016 Juliano Bitencourt Campos, Marcos César Pereira Santos, Marlon Borges Pestana, Josiel dos Santos, Carlos dos Passos Paulo Matiasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Juliano BitencourtSantos, Marcos César PereiraPestana, Marlon BorgesSantos, Josiel dosMatias, Carlos dos Passos Paulo2017-09-12T20:46:16Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/3739Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupepPUBhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/oai||revistamemorare@outlook.com2358-05932358-0593opendoar:2017-09-12T20:46:16Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Patrimônio e cidadania: a educação patrimonial nas escolas e a formação cidadã |
title |
Patrimônio e cidadania: a educação patrimonial nas escolas e a formação cidadã |
spellingShingle |
Patrimônio e cidadania: a educação patrimonial nas escolas e a formação cidadã Campos, Juliano Bitencourt Educação. Educação Patrimonial Conhecimento Cidadania. |
title_short |
Patrimônio e cidadania: a educação patrimonial nas escolas e a formação cidadã |
title_full |
Patrimônio e cidadania: a educação patrimonial nas escolas e a formação cidadã |
title_fullStr |
Patrimônio e cidadania: a educação patrimonial nas escolas e a formação cidadã |
title_full_unstemmed |
Patrimônio e cidadania: a educação patrimonial nas escolas e a formação cidadã |
title_sort |
Patrimônio e cidadania: a educação patrimonial nas escolas e a formação cidadã |
author |
Campos, Juliano Bitencourt |
author_facet |
Campos, Juliano Bitencourt Santos, Marcos César Pereira Pestana, Marlon Borges Santos, Josiel dos Matias, Carlos dos Passos Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Marcos César Pereira Pestana, Marlon Borges Santos, Josiel dos Matias, Carlos dos Passos Paulo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Juliano Bitencourt Santos, Marcos César Pereira Pestana, Marlon Borges Santos, Josiel dos Matias, Carlos dos Passos Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Educação Patrimonial Conhecimento Cidadania. |
topic |
Educação. Educação Patrimonial Conhecimento Cidadania. |
description |
Este artigo parte de reflexões desenvolvidas pelos pesquisadores do grupo de pesquisa Arqueologia e Gestão Integrada do Território; Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schimtz-LAPIS, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, que delineiam e direcionam as ações de educação patrimonial desenvolvidas junto as comunidades escolares locais no marco do projeto de pesquisa Arqueologia Entre Rios: do Urussanga ao Mampituba (AERUM). Procura-se dar ênfase ao desafio entrelaçado entre teoria-prática-cidadania, quando se percebe que as instituições formais de educação estão solícitas para a socialização do conhecimento arqueológico na construção de um cidadão mais consciente, com conhecimentos mais abrangentes e socialmente mais justos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/3739 10.19177/memorare.v3e1201695-113 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/3739 |
identifier_str_mv |
10.19177/memorare.v3e1201695-113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/3739/2649 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unisul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unisul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Memorare; v. 3 n. 1 (2016): (jan./abr.); 95-113 2358-0593 2358-0593 reponame:Revista Memorare instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Revista Memorare |
collection |
Revista Memorare |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistamemorare@outlook.com |
_version_ |
1798325335183327232 |