Patrimônio e cidadania: a educação patrimonial nas escolas e a formação cidadã

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Juliano Bitencourt
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Marcos César Pereira, Pestana, Marlon Borges, Santos, Josiel dos, Matias, Carlos dos Passos Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Memorare
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/3739
Resumo: Este artigo parte de reflexões desenvolvidas pelos pesquisadores do grupo de pesquisa Arqueologia e Gestão Integrada do Território; Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schimtz-LAPIS, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, que delineiam e direcionam as ações de educação patrimonial desenvolvidas junto as comunidades escolares locais no marco do projeto de pesquisa Arqueologia Entre Rios: do Urussanga ao Mampituba (AERUM). Procura-se dar ênfase ao desafio entrelaçado entre teoria-prática-cidadania, quando se percebe que as instituições formais de educação estão solícitas para a socialização do conhecimento arqueológico na construção de um cidadão mais consciente, com conhecimentos mais abrangentes e socialmente mais justos.
id UNISUL-5_8ca3bdc4daf9dbdb0c83988ea9e7d1d1
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/3739
network_acronym_str UNISUL-5
network_name_str Revista Memorare
repository_id_str
spelling Patrimônio e cidadania: a educação patrimonial nas escolas e a formação cidadãEducação. Educação PatrimonialConhecimentoCidadania.Este artigo parte de reflexões desenvolvidas pelos pesquisadores do grupo de pesquisa Arqueologia e Gestão Integrada do Território; Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schimtz-LAPIS, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, que delineiam e direcionam as ações de educação patrimonial desenvolvidas junto as comunidades escolares locais no marco do projeto de pesquisa Arqueologia Entre Rios: do Urussanga ao Mampituba (AERUM). Procura-se dar ênfase ao desafio entrelaçado entre teoria-prática-cidadania, quando se percebe que as instituições formais de educação estão solícitas para a socialização do conhecimento arqueológico na construção de um cidadão mais consciente, com conhecimentos mais abrangentes e socialmente mais justos.Editora Unisul2016-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/373910.19177/memorare.v3e1201695-113Revista Memorare; v. 3 n. 1 (2016): (jan./abr.); 95-1132358-05932358-0593reponame:Revista Memorareinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/3739/2649Copyright (c) 2016 Juliano Bitencourt Campos, Marcos César Pereira Santos, Marlon Borges Pestana, Josiel dos Santos, Carlos dos Passos Paulo Matiasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Juliano BitencourtSantos, Marcos César PereiraPestana, Marlon BorgesSantos, Josiel dosMatias, Carlos dos Passos Paulo2017-09-12T20:46:16Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/3739Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupepPUBhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/oai||revistamemorare@outlook.com2358-05932358-0593opendoar:2017-09-12T20:46:16Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv Patrimônio e cidadania: a educação patrimonial nas escolas e a formação cidadã
title Patrimônio e cidadania: a educação patrimonial nas escolas e a formação cidadã
spellingShingle Patrimônio e cidadania: a educação patrimonial nas escolas e a formação cidadã
Campos, Juliano Bitencourt
Educação. Educação Patrimonial
Conhecimento
Cidadania.
title_short Patrimônio e cidadania: a educação patrimonial nas escolas e a formação cidadã
title_full Patrimônio e cidadania: a educação patrimonial nas escolas e a formação cidadã
title_fullStr Patrimônio e cidadania: a educação patrimonial nas escolas e a formação cidadã
title_full_unstemmed Patrimônio e cidadania: a educação patrimonial nas escolas e a formação cidadã
title_sort Patrimônio e cidadania: a educação patrimonial nas escolas e a formação cidadã
author Campos, Juliano Bitencourt
author_facet Campos, Juliano Bitencourt
Santos, Marcos César Pereira
Pestana, Marlon Borges
Santos, Josiel dos
Matias, Carlos dos Passos Paulo
author_role author
author2 Santos, Marcos César Pereira
Pestana, Marlon Borges
Santos, Josiel dos
Matias, Carlos dos Passos Paulo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Juliano Bitencourt
Santos, Marcos César Pereira
Pestana, Marlon Borges
Santos, Josiel dos
Matias, Carlos dos Passos Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Educação Patrimonial
Conhecimento
Cidadania.
topic Educação. Educação Patrimonial
Conhecimento
Cidadania.
description Este artigo parte de reflexões desenvolvidas pelos pesquisadores do grupo de pesquisa Arqueologia e Gestão Integrada do Território; Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schimtz-LAPIS, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, que delineiam e direcionam as ações de educação patrimonial desenvolvidas junto as comunidades escolares locais no marco do projeto de pesquisa Arqueologia Entre Rios: do Urussanga ao Mampituba (AERUM). Procura-se dar ênfase ao desafio entrelaçado entre teoria-prática-cidadania, quando se percebe que as instituições formais de educação estão solícitas para a socialização do conhecimento arqueológico na construção de um cidadão mais consciente, com conhecimentos mais abrangentes e socialmente mais justos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/3739
10.19177/memorare.v3e1201695-113
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/3739
identifier_str_mv 10.19177/memorare.v3e1201695-113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/3739/2649
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Unisul
publisher.none.fl_str_mv Editora Unisul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Memorare; v. 3 n. 1 (2016): (jan./abr.); 95-113
2358-0593
2358-0593
reponame:Revista Memorare
instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Revista Memorare
collection Revista Memorare
repository.name.fl_str_mv Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistamemorare@outlook.com
_version_ 1798325335183327232