Reflexões sobre o imaginário na arte literária de José Saramago: uma leitura interdisciplinar de A jangada de pedra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Memorare |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/12347 |
Resumo: | Se, de acordo com Gilbert Durand (1997, p. 14), o imaginário pode ser compreendido como um “conjunto das imagens e relações de imagens que constitui o capital pensado do homo sapiens”, o estudo dessa complexa rede semântica permite capturar o que se delineia nos pensamentos e sentimentos humanos em qualquer tempo e lugar. É objetivo deste trabalho perscrutar a constelação de imagens que se manifesta na arte literária de José Saramago. O corpus que serve de análise será e A jangada de pedra. Pretendemos investigar a matéria imaginária que organiza esta reconhecida obra a partir dos Estudos do Imaginário na perspectiva interdisciplinar da hermenêutica simbólica, sinalizando configurações de imagens e suas relações com o contexto sóciohistórico e cultural em que se engendram. Distintas marcas históricas singularizam as formas artísticas, as várias releituras e reinvenções de imagens na formulação de apreensões estéticas. Os espaços textuais, ao se retecerem em fluxos operativos, convocam a participação do leitor para compor o diagrama de significações sugerido pelo autor. As reflexões sobre o imaginário assumem abrangência interdisciplinar, possibilitando analisar fenômenos culturais e artísticos de maneira transversalReflexões sobre o imaginário na arte literária de José Saramago: uma leitura interdisciplinar de A jangada de pedra |
id |
UNISUL-5_92ba926efb1a5383e9938e323d594b19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/12347 |
network_acronym_str |
UNISUL-5 |
network_name_str |
Revista Memorare |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre o imaginário na arte literária de José Saramago: uma leitura interdisciplinar de A jangada de pedraImaginárioJosé SaramagoInterdisciplinaridade.Se, de acordo com Gilbert Durand (1997, p. 14), o imaginário pode ser compreendido como um “conjunto das imagens e relações de imagens que constitui o capital pensado do homo sapiens”, o estudo dessa complexa rede semântica permite capturar o que se delineia nos pensamentos e sentimentos humanos em qualquer tempo e lugar. É objetivo deste trabalho perscrutar a constelação de imagens que se manifesta na arte literária de José Saramago. O corpus que serve de análise será e A jangada de pedra. Pretendemos investigar a matéria imaginária que organiza esta reconhecida obra a partir dos Estudos do Imaginário na perspectiva interdisciplinar da hermenêutica simbólica, sinalizando configurações de imagens e suas relações com o contexto sóciohistórico e cultural em que se engendram. Distintas marcas históricas singularizam as formas artísticas, as várias releituras e reinvenções de imagens na formulação de apreensões estéticas. Os espaços textuais, ao se retecerem em fluxos operativos, convocam a participação do leitor para compor o diagrama de significações sugerido pelo autor. As reflexões sobre o imaginário assumem abrangência interdisciplinar, possibilitando analisar fenômenos culturais e artísticos de maneira transversalReflexões sobre o imaginário na arte literária de José Saramago: uma leitura interdisciplinar de A jangada de pedraEditora Unisul2021-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/1234710.59306/memorare.v8e22021221-232Revista Memorare; v. 8 n. 2 (2021): Especial Dossiê: Imaginário e Memória - Conexões e Presença; 221-2322358-05932358-0593reponame:Revista Memorareinstname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/12347/5916Copyright (c) 2021 Maria Auxiliadora Fontana Baseiohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBaseio, Maria Auxiliadora Fontanada Cunha, Maria Zilda2023-07-25T15:00:56Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/12347Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupepPUBhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/oai||revistamemorare@outlook.com2358-05932358-0593opendoar:2023-07-25T15:00:56Revista Memorare - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre o imaginário na arte literária de José Saramago: uma leitura interdisciplinar de A jangada de pedra |
title |
Reflexões sobre o imaginário na arte literária de José Saramago: uma leitura interdisciplinar de A jangada de pedra |
spellingShingle |
Reflexões sobre o imaginário na arte literária de José Saramago: uma leitura interdisciplinar de A jangada de pedra Baseio, Maria Auxiliadora Fontana Imaginário José Saramago Interdisciplinaridade. |
title_short |
Reflexões sobre o imaginário na arte literária de José Saramago: uma leitura interdisciplinar de A jangada de pedra |
title_full |
Reflexões sobre o imaginário na arte literária de José Saramago: uma leitura interdisciplinar de A jangada de pedra |
title_fullStr |
Reflexões sobre o imaginário na arte literária de José Saramago: uma leitura interdisciplinar de A jangada de pedra |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre o imaginário na arte literária de José Saramago: uma leitura interdisciplinar de A jangada de pedra |
title_sort |
Reflexões sobre o imaginário na arte literária de José Saramago: uma leitura interdisciplinar de A jangada de pedra |
author |
Baseio, Maria Auxiliadora Fontana |
author_facet |
Baseio, Maria Auxiliadora Fontana da Cunha, Maria Zilda |
author_role |
author |
author2 |
da Cunha, Maria Zilda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baseio, Maria Auxiliadora Fontana da Cunha, Maria Zilda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imaginário José Saramago Interdisciplinaridade. |
topic |
Imaginário José Saramago Interdisciplinaridade. |
description |
Se, de acordo com Gilbert Durand (1997, p. 14), o imaginário pode ser compreendido como um “conjunto das imagens e relações de imagens que constitui o capital pensado do homo sapiens”, o estudo dessa complexa rede semântica permite capturar o que se delineia nos pensamentos e sentimentos humanos em qualquer tempo e lugar. É objetivo deste trabalho perscrutar a constelação de imagens que se manifesta na arte literária de José Saramago. O corpus que serve de análise será e A jangada de pedra. Pretendemos investigar a matéria imaginária que organiza esta reconhecida obra a partir dos Estudos do Imaginário na perspectiva interdisciplinar da hermenêutica simbólica, sinalizando configurações de imagens e suas relações com o contexto sóciohistórico e cultural em que se engendram. Distintas marcas históricas singularizam as formas artísticas, as várias releituras e reinvenções de imagens na formulação de apreensões estéticas. Os espaços textuais, ao se retecerem em fluxos operativos, convocam a participação do leitor para compor o diagrama de significações sugerido pelo autor. As reflexões sobre o imaginário assumem abrangência interdisciplinar, possibilitando analisar fenômenos culturais e artísticos de maneira transversalReflexões sobre o imaginário na arte literária de José Saramago: uma leitura interdisciplinar de A jangada de pedra |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/12347 10.59306/memorare.v8e22021221-232 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/12347 |
identifier_str_mv |
10.59306/memorare.v8e22021221-232 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/12347/5916 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Maria Auxiliadora Fontana Baseio http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Maria Auxiliadora Fontana Baseio http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unisul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unisul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Memorare; v. 8 n. 2 (2021): Especial Dossiê: Imaginário e Memória - Conexões e Presença; 221-232 2358-0593 2358-0593 reponame:Revista Memorare instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Revista Memorare |
collection |
Revista Memorare |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Memorare - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistamemorare@outlook.com |
_version_ |
1798325334452469760 |