Reflexões sobre o imaginário na arte literária de José Saramago: uma leitura interdisciplinar de A jangada de pedra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baseio, Maria Auxiliadora Fontana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Cunha, Maria Zilda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Memorare
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/12347
Resumo: Se, de acordo com Gilbert Durand (1997, p. 14), o imaginário pode ser compreendido como um “conjunto das imagens e relações de imagens que constitui o capital pensado do homo sapiens”, o estudo dessa complexa rede semântica permite capturar o que se delineia nos pensamentos e sentimentos humanos em qualquer tempo e lugar. É objetivo deste trabalho perscrutar a constelação de imagens que se manifesta na arte literária de José Saramago. O corpus que serve de análise será e A jangada de pedra. Pretendemos investigar a matéria imaginária que organiza esta reconhecida obra a partir dos Estudos do Imaginário na perspectiva interdisciplinar da hermenêutica simbólica, sinalizando configurações de imagens e suas relações com o contexto sóciohistórico e cultural em que se engendram. Distintas marcas históricas singularizam as formas artísticas, as várias releituras e reinvenções de imagens na formulação de apreensões estéticas. Os espaços textuais, ao se retecerem em fluxos operativos, convocam a participação do leitor para compor o diagrama de significações sugerido pelo autor. As reflexões sobre o imaginário assumem abrangência interdisciplinar, possibilitando analisar fenômenos culturais e artísticos de maneira transversalReflexões sobre o imaginário na arte literária de José Saramago: uma leitura interdisciplinar de A jangada de pedra
id UNISUL-5_92ba926efb1a5383e9938e323d594b19
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/12347
network_acronym_str UNISUL-5
network_name_str Revista Memorare
repository_id_str
spelling Reflexões sobre o imaginário na arte literária de José Saramago: uma leitura interdisciplinar de A jangada de pedraImaginárioJosé SaramagoInterdisciplinaridade.Se, de acordo com Gilbert Durand (1997, p. 14), o imaginário pode ser compreendido como um “conjunto das imagens e relações de imagens que constitui o capital pensado do homo sapiens”, o estudo dessa complexa rede semântica permite capturar o que se delineia nos pensamentos e sentimentos humanos em qualquer tempo e lugar. É objetivo deste trabalho perscrutar a constelação de imagens que se manifesta na arte literária de José Saramago. O corpus que serve de análise será e A jangada de pedra. Pretendemos investigar a matéria imaginária que organiza esta reconhecida obra a partir dos Estudos do Imaginário na perspectiva interdisciplinar da hermenêutica simbólica, sinalizando configurações de imagens e suas relações com o contexto sóciohistórico e cultural em que se engendram. Distintas marcas históricas singularizam as formas artísticas, as várias releituras e reinvenções de imagens na formulação de apreensões estéticas. Os espaços textuais, ao se retecerem em fluxos operativos, convocam a participação do leitor para compor o diagrama de significações sugerido pelo autor. As reflexões sobre o imaginário assumem abrangência interdisciplinar, possibilitando analisar fenômenos culturais e artísticos de maneira transversalReflexões sobre o imaginário na arte literária de José Saramago: uma leitura interdisciplinar de A jangada de pedraEditora Unisul2021-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/1234710.59306/memorare.v8e22021221-232Revista Memorare; v. 8 n. 2 (2021): Especial Dossiê: Imaginário e Memória - Conexões e Presença; 221-2322358-05932358-0593reponame:Revista Memorareinstname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/12347/5916Copyright (c) 2021 Maria Auxiliadora Fontana Baseiohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBaseio, Maria Auxiliadora Fontanada Cunha, Maria Zilda2023-07-25T15:00:56Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/12347Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupepPUBhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/oai||revistamemorare@outlook.com2358-05932358-0593opendoar:2023-07-25T15:00:56Revista Memorare - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre o imaginário na arte literária de José Saramago: uma leitura interdisciplinar de A jangada de pedra
title Reflexões sobre o imaginário na arte literária de José Saramago: uma leitura interdisciplinar de A jangada de pedra
spellingShingle Reflexões sobre o imaginário na arte literária de José Saramago: uma leitura interdisciplinar de A jangada de pedra
Baseio, Maria Auxiliadora Fontana
Imaginário
José Saramago
Interdisciplinaridade.
title_short Reflexões sobre o imaginário na arte literária de José Saramago: uma leitura interdisciplinar de A jangada de pedra
title_full Reflexões sobre o imaginário na arte literária de José Saramago: uma leitura interdisciplinar de A jangada de pedra
title_fullStr Reflexões sobre o imaginário na arte literária de José Saramago: uma leitura interdisciplinar de A jangada de pedra
title_full_unstemmed Reflexões sobre o imaginário na arte literária de José Saramago: uma leitura interdisciplinar de A jangada de pedra
title_sort Reflexões sobre o imaginário na arte literária de José Saramago: uma leitura interdisciplinar de A jangada de pedra
author Baseio, Maria Auxiliadora Fontana
author_facet Baseio, Maria Auxiliadora Fontana
da Cunha, Maria Zilda
author_role author
author2 da Cunha, Maria Zilda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baseio, Maria Auxiliadora Fontana
da Cunha, Maria Zilda
dc.subject.por.fl_str_mv Imaginário
José Saramago
Interdisciplinaridade.
topic Imaginário
José Saramago
Interdisciplinaridade.
description Se, de acordo com Gilbert Durand (1997, p. 14), o imaginário pode ser compreendido como um “conjunto das imagens e relações de imagens que constitui o capital pensado do homo sapiens”, o estudo dessa complexa rede semântica permite capturar o que se delineia nos pensamentos e sentimentos humanos em qualquer tempo e lugar. É objetivo deste trabalho perscrutar a constelação de imagens que se manifesta na arte literária de José Saramago. O corpus que serve de análise será e A jangada de pedra. Pretendemos investigar a matéria imaginária que organiza esta reconhecida obra a partir dos Estudos do Imaginário na perspectiva interdisciplinar da hermenêutica simbólica, sinalizando configurações de imagens e suas relações com o contexto sóciohistórico e cultural em que se engendram. Distintas marcas históricas singularizam as formas artísticas, as várias releituras e reinvenções de imagens na formulação de apreensões estéticas. Os espaços textuais, ao se retecerem em fluxos operativos, convocam a participação do leitor para compor o diagrama de significações sugerido pelo autor. As reflexões sobre o imaginário assumem abrangência interdisciplinar, possibilitando analisar fenômenos culturais e artísticos de maneira transversalReflexões sobre o imaginário na arte literária de José Saramago: uma leitura interdisciplinar de A jangada de pedra
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/12347
10.59306/memorare.v8e22021221-232
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/12347
identifier_str_mv 10.59306/memorare.v8e22021221-232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/12347/5916
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Maria Auxiliadora Fontana Baseio
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Maria Auxiliadora Fontana Baseio
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Unisul
publisher.none.fl_str_mv Editora Unisul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Memorare; v. 8 n. 2 (2021): Especial Dossiê: Imaginário e Memória - Conexões e Presença; 221-232
2358-0593
2358-0593
reponame:Revista Memorare
instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Revista Memorare
collection Revista Memorare
repository.name.fl_str_mv Revista Memorare - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistamemorare@outlook.com
_version_ 1798325334452469760