Educação estética e imaginário numa jornada arquetípica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Memorare |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/5665 |
Resumo: | A temática deste artigo trata dos processos educativos estéticos contemplados à luz do imaginário. O objetivo consiste em compreender o significado da oficina de educação estética, com base na teoria geral do imaginário. Para o desenvolvimento da oficina, construiu-se um método de trabalho sustentado pela antropologia essencial e pela educação estética. Foram realizados dez encontros com sujeitos de ambos os sexos, na faixa etária entre 21 e 60 anos, e que configuraram três grupos de trabalho distintos: um de educação formal, outro de educação permanente e um terceiro de educação não formal. Os instrumentos da pesquisa consistiram em um desenho arquetípico e uma narrativa. Trata-se de uma investigação qualitativa, hermenêutico-fenomenológica com base na mitocrítica proposta por Durand (1993), dos quais emergiram os mitos diretores de Crono, Kairós, Quirão e Atená, demonstrando que estes serviram como modelos exemplares no trajeto antropológico dos participantes. |
id |
UNISUL-5_c57a0a4a1fe47b7957f1cec1b61bb72e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/5665 |
network_acronym_str |
UNISUL-5 |
network_name_str |
Revista Memorare |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação estética e imaginário numa jornada arquetípicaEducação estéticaImaginárioMitoArquétipoSentido existencialA temática deste artigo trata dos processos educativos estéticos contemplados à luz do imaginário. O objetivo consiste em compreender o significado da oficina de educação estética, com base na teoria geral do imaginário. Para o desenvolvimento da oficina, construiu-se um método de trabalho sustentado pela antropologia essencial e pela educação estética. Foram realizados dez encontros com sujeitos de ambos os sexos, na faixa etária entre 21 e 60 anos, e que configuraram três grupos de trabalho distintos: um de educação formal, outro de educação permanente e um terceiro de educação não formal. Os instrumentos da pesquisa consistiram em um desenho arquetípico e uma narrativa. Trata-se de uma investigação qualitativa, hermenêutico-fenomenológica com base na mitocrítica proposta por Durand (1993), dos quais emergiram os mitos diretores de Crono, Kairós, Quirão e Atená, demonstrando que estes serviram como modelos exemplares no trajeto antropológico dos participantes.Editora Unisul2017-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/566510.19177/memorare.v4e32017253-277Revista Memorare; v. 4 n. 3 (2017): (set./dez.) Especial Dossiê "Marcas da Memória: direitos humanos, justiça de transição e anistia"; 253-2772358-05932358-0593reponame:Revista Memorareinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/5665/3399Copyright (c) 2017 Franciele Silvestre Gallina Silvestre Gallina, Graciela René Ormezzanoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGallina, Franciele SilvestreOrmezzano, Graciela René2017-12-19T18:32:04Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/5665Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupepPUBhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/oai||revistamemorare@outlook.com2358-05932358-0593opendoar:2017-12-19T18:32:04Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação estética e imaginário numa jornada arquetípica |
title |
Educação estética e imaginário numa jornada arquetípica |
spellingShingle |
Educação estética e imaginário numa jornada arquetípica Gallina, Franciele Silvestre Educação estética Imaginário Mito Arquétipo Sentido existencial |
title_short |
Educação estética e imaginário numa jornada arquetípica |
title_full |
Educação estética e imaginário numa jornada arquetípica |
title_fullStr |
Educação estética e imaginário numa jornada arquetípica |
title_full_unstemmed |
Educação estética e imaginário numa jornada arquetípica |
title_sort |
Educação estética e imaginário numa jornada arquetípica |
author |
Gallina, Franciele Silvestre |
author_facet |
Gallina, Franciele Silvestre Ormezzano, Graciela René |
author_role |
author |
author2 |
Ormezzano, Graciela René |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gallina, Franciele Silvestre Ormezzano, Graciela René |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação estética Imaginário Mito Arquétipo Sentido existencial |
topic |
Educação estética Imaginário Mito Arquétipo Sentido existencial |
description |
A temática deste artigo trata dos processos educativos estéticos contemplados à luz do imaginário. O objetivo consiste em compreender o significado da oficina de educação estética, com base na teoria geral do imaginário. Para o desenvolvimento da oficina, construiu-se um método de trabalho sustentado pela antropologia essencial e pela educação estética. Foram realizados dez encontros com sujeitos de ambos os sexos, na faixa etária entre 21 e 60 anos, e que configuraram três grupos de trabalho distintos: um de educação formal, outro de educação permanente e um terceiro de educação não formal. Os instrumentos da pesquisa consistiram em um desenho arquetípico e uma narrativa. Trata-se de uma investigação qualitativa, hermenêutico-fenomenológica com base na mitocrítica proposta por Durand (1993), dos quais emergiram os mitos diretores de Crono, Kairós, Quirão e Atená, demonstrando que estes serviram como modelos exemplares no trajeto antropológico dos participantes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/5665 10.19177/memorare.v4e32017253-277 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/5665 |
identifier_str_mv |
10.19177/memorare.v4e32017253-277 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/5665/3399 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Franciele Silvestre Gallina Silvestre Gallina, Graciela René Ormezzano info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Franciele Silvestre Gallina Silvestre Gallina, Graciela René Ormezzano |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unisul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unisul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Memorare; v. 4 n. 3 (2017): (set./dez.) Especial Dossiê "Marcas da Memória: direitos humanos, justiça de transição e anistia"; 253-277 2358-0593 2358-0593 reponame:Revista Memorare instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Revista Memorare |
collection |
Revista Memorare |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistamemorare@outlook.com |
_version_ |
1798325335590174720 |