Arqueologia e edificação – a representação da identidade da elite paulistana a partir da construção do edifício Altino Arantes – o “Banespão”, na década de quarenta
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Memorare |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/2513 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo apresentar a análise da representação da identidade da elite paulistana a partir da construção do Edifício Altino Arantes – o „Banespão?, na década de quarenta, nas relações existentes entre a materialidade deste Edifício-Sede, com a identidade e a memória paulistana. Percebeu-se durante a pesquisa documental a necessidade da reflexão sobre a relevância social dos resultados deste estudo na área da educação, que imbrica tanto na possibilidade da aplicação deles em sala de aula, quanto na reflexão das ações da prática em Arqueologia Histórica. Faz-se necessário a reflexão da cultura material e suas representações imateriais, por meio da análise de dois questionamentos – i) O espaço construído em São Paulo relaciona-se a ideologia de afirmação de superioridade étnica, econômica e política dos paulistanos em comparação aos demais brasileiros? ii) Quais aspectos da construção do Edifício Altino Arantes exaltam o poderio econômico da elite paulistana, e permeiam a identidade local? |
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Arqueologia e edificação – a representação da identidade da elite paulistana a partir da construção do edifício Altino Arantes – o “Banespão”, na década de quarentaCultura material. Superioridade étnica. Identidade local.O presente artigo tem por objetivo apresentar a análise da representação da identidade da elite paulistana a partir da construção do Edifício Altino Arantes – o „Banespão?, na década de quarenta, nas relações existentes entre a materialidade deste Edifício-Sede, com a identidade e a memória paulistana. Percebeu-se durante a pesquisa documental a necessidade da reflexão sobre a relevância social dos resultados deste estudo na área da educação, que imbrica tanto na possibilidade da aplicação deles em sala de aula, quanto na reflexão das ações da prática em Arqueologia Histórica. Faz-se necessário a reflexão da cultura material e suas representações imateriais, por meio da análise de dois questionamentos – i) O espaço construído em São Paulo relaciona-se a ideologia de afirmação de superioridade étnica, econômica e política dos paulistanos em comparação aos demais brasileiros? ii) Quais aspectos da construção do Edifício Altino Arantes exaltam o poderio econômico da elite paulistana, e permeiam a identidade local?Editora Unisul2014-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/251310.19177/memorare.v1e3201468-95Revista Memorare; v. 1 n. 3 (2014): (maio/ago.); 68-952358-05932358-0593reponame:Revista Memorareinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/2513/1797Sales, Gladys Mary Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-13T18:40:50Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/2513Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupepPUBhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/oai||revistamemorare@outlook.com2358-05932358-0593opendoar:2017-03-13T18:40:50Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false |
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