A etnicidade na leitura de processos culturais e comunitários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Memorare |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/2507 |
Resumo: | Este artigo tem a pretensão de discutir o entendimento de etnicidade na leitura de processos culturais e comunitários. Dentre esses processos estão a organização de escolas étnicas nos diversos núcleos de imigrantes no Rio Grande do Sul até 1938. O pressuposto que norteia essa investigação é que a identidade étnica se manifesta em condições processuais de sentido, contribuindo para que uma produção cultural seja configurada e construída de acordo com uma determinada forma. Dentre os autores utilizados, estão Barth (1976), Villar (2004) e Kreutz (2004), que desenvolvem um entendimento processual de etnicidade. Metodologicamente procedemos na análise biográfico-narrativa de autores que desenvolvem o tema na perspectiva da história cultural. Acreditamos que as conjunturas sociais e comunitárias são transpassadas pelas representações da realidade na construção de um processo identitário, que está intrinsecamente relacionada com a etnicidade. |
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A etnicidade na leitura de processos culturais e comunitáriosEtnicidadeCultura-étnicaEnsino Étnico.Este artigo tem a pretensão de discutir o entendimento de etnicidade na leitura de processos culturais e comunitários. Dentre esses processos estão a organização de escolas étnicas nos diversos núcleos de imigrantes no Rio Grande do Sul até 1938. O pressuposto que norteia essa investigação é que a identidade étnica se manifesta em condições processuais de sentido, contribuindo para que uma produção cultural seja configurada e construída de acordo com uma determinada forma. Dentre os autores utilizados, estão Barth (1976), Villar (2004) e Kreutz (2004), que desenvolvem um entendimento processual de etnicidade. Metodologicamente procedemos na análise biográfico-narrativa de autores que desenvolvem o tema na perspectiva da história cultural. Acreditamos que as conjunturas sociais e comunitárias são transpassadas pelas representações da realidade na construção de um processo identitário, que está intrinsecamente relacionada com a etnicidade.Editora Unisul2014-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/250710.19177/memorare.v1e320141-15Revista Memorare; v. 1 n. 3 (2014): (maio/ago.); 1-152358-05932358-0593reponame:Revista Memorareinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/2507/1787Malikoski, Adrianoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-13T18:40:50Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/2507Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupepPUBhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/oai||revistamemorare@outlook.com2358-05932358-0593opendoar:2017-03-13T18:40:50Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false |
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