Religião e subjetivação: análise do dizer de uma apenada pelo viés de uma semântica de base discursiva
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Memorare |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/8997 |
Resumo: | O presente estudo, tendo como base a Análise de Discurso proposta por Michel Pêcheux, traz uma reflexão acerca dos efeitos de sentido relacionados ao funcionamento linguístico a partir da análise de um dizer de uma apenada. É realizado o recorte de uma sequência discursiva na qual a apenada entrevistada aborda a sua identificação com uma religião. A análise empreendida, articulada a uma teorização sobre a operação das formações discursivas e do interdiscurso no processo de interpelação ideológica, traz elementos importantes para a compreensão dos efeitos da ideologia na forma como o sujeito se subjetiva. A convocação de uma semântica de base discursiva se mostra, portanto, produtiva no trabalho, a fim de relacionar o funcionamento linguístico ao processo de constituição do sentido a partir de elementos da exterioridade. |
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Religião e subjetivação: análise do dizer de uma apenada pelo viés de uma semântica de base discursivaAnálise de DiscursoFormação Discursiva EvangélicaApenadaO presente estudo, tendo como base a Análise de Discurso proposta por Michel Pêcheux, traz uma reflexão acerca dos efeitos de sentido relacionados ao funcionamento linguístico a partir da análise de um dizer de uma apenada. É realizado o recorte de uma sequência discursiva na qual a apenada entrevistada aborda a sua identificação com uma religião. A análise empreendida, articulada a uma teorização sobre a operação das formações discursivas e do interdiscurso no processo de interpelação ideológica, traz elementos importantes para a compreensão dos efeitos da ideologia na forma como o sujeito se subjetiva. A convocação de uma semântica de base discursiva se mostra, portanto, produtiva no trabalho, a fim de relacionar o funcionamento linguístico ao processo de constituição do sentido a partir de elementos da exterioridade.Editora Unisul2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/899710.19177/memorare.v7e12020209-222Revista Memorare; v. 7 n. 1 (2020): Especial Dossiê: "Potências dos Quadrinhos: Educação"; 209-2222358-05932358-0593reponame:Revista Memorareinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/8997/5010Copyright (c) 2020 Dionatan Born Garcia, Monize Naiara Barbosa, Luciana Lost Vinhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Dionatan BornBarbosa, Monize NaiaraVinhas, Luciana lost2020-07-16T21:23:53Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/8997Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupepPUBhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/oai||revistamemorare@outlook.com2358-05932358-0593opendoar:2020-07-16T21:23:53Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false |
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