A educação patrimonial por meio das edificações históricas de Ribeirão Preto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: e Silva, Almir de Paula
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Memorare
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/3028
Resumo: O trabalho pretende contribuir na discussão sobre a preservação do patrimônio cultural em Ribeirão Preto (SP) e a interação com a educação básica. Desde a construção dos casarões, prédios públicos, clubes, teatros e hotéis em fins do século XIX e início XX, no auge da produção cafeeira até os dias atuais, o município ostenta como símbolos de prosperidade que foram utilizados na propaganda de uma cidade luz, mas que na verdade se reduzia ao entorno da Praça XV de Novembro e como a população se relacionou com essa cidade edificada aos moldes europeus, que ao mesmo tempo privava seus habitantes de usufruir desses bens materiais. O grande empecilho na preservação desse patrimônio consiste justamente na não identificação da população com esses bens e locais, que chamamos de lugares de memória. Busca-se inserir essa discussão na educação básica por meio de um projeto de educação patrimonial na rede pública, buscando a valorização dos bens culturais e dos lugares de memória, junto aos estudantes do ensino fundamental.
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