Quem é Lina? O apagamento da violência contra a mulher negra como denúncia social em sinfonia em branco de Adriana Lisboa
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Memorare |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/8998 |
Resumo: | A obra Sinfonia em branco (2001) da escritora Adriana Lisboa foi reconhecida internacionalmente quando, em 2003, venceu o Prêmio José Saramago. A obra narra a vida das irmãs Clarice e Maria Inês, as quais nasceram em uma fazenda na pequena cidade de Jabuticabais, localizada no interior do Rio de Janeiro, a história se passa entre as décadas de 1960 e 1970. Com uma linguagem marcada por tons líricos e profunda sensibilidade, a narrativa descreve a trajetória das irmãs desde a infância até a vida adulta, e o eixo central desta trajetória é a violência sexual sofrida por uma das irmãs e os traumas decorrentes. Neste artigo, entretanto, objetivamos analisar as configurações estéticas da violência que perpassam a vida de uma personagem quase desapercebida no romance: Lina; e demonstrar como o apagamento da personagem atua como estrutura interna da obra que denuncia a interseccionalidade entre raça, gênero e classe na violência contra a mulher. Os aportes teóricos que orientaram a pesquisa foram Violência (2014) de Slavoj Žižek, A Dominação Masculina ([1998]-2015) de Pierre Bordieu, Sobre a Violência (2017) da Marilena Chaui entre outros. |
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Quem é Lina? O apagamento da violência contra a mulher negra como denúncia social em sinfonia em branco de Adriana LisboaLiteratura Latino-AmericanaViolência de GêneroFigurações da ViolênciaA obra Sinfonia em branco (2001) da escritora Adriana Lisboa foi reconhecida internacionalmente quando, em 2003, venceu o Prêmio José Saramago. A obra narra a vida das irmãs Clarice e Maria Inês, as quais nasceram em uma fazenda na pequena cidade de Jabuticabais, localizada no interior do Rio de Janeiro, a história se passa entre as décadas de 1960 e 1970. Com uma linguagem marcada por tons líricos e profunda sensibilidade, a narrativa descreve a trajetória das irmãs desde a infância até a vida adulta, e o eixo central desta trajetória é a violência sexual sofrida por uma das irmãs e os traumas decorrentes. Neste artigo, entretanto, objetivamos analisar as configurações estéticas da violência que perpassam a vida de uma personagem quase desapercebida no romance: Lina; e demonstrar como o apagamento da personagem atua como estrutura interna da obra que denuncia a interseccionalidade entre raça, gênero e classe na violência contra a mulher. Os aportes teóricos que orientaram a pesquisa foram Violência (2014) de Slavoj Žižek, A Dominação Masculina ([1998]-2015) de Pierre Bordieu, Sobre a Violência (2017) da Marilena Chaui entre outros.Editora Unisul2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/899810.19177/memorare.v7e12020223-238Revista Memorare; v. 7 n. 1 (2020): Especial Dossiê: "Potências dos Quadrinhos: Educação"; 223-2382358-05932358-0593reponame:Revista Memorareinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/8998/5011Copyright (c) 2020 Antonio Rediver Guizzo, Milena Karoline de Moura Melo, Marcela da Fonseca Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessGuizzo, Antonio RediverMelo, Milena Karoline de MouraFerreira, Marcela da Fonseca2020-07-16T21:23:53Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/8998Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupepPUBhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/oai||revistamemorare@outlook.com2358-05932358-0593opendoar:2020-07-16T21:23:53Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false |
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