HIBRIDIZAÇÃO SOCIOESPACIAL: O ESTUDO DE CASO DOS ACAMPADOS NA FAZENDA SÃO JOÃO- ITAPORANGA D’AJUDA- SERGIPE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa da Silva, Haiane Pessoa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nascimento Soares, Maria José, Dias dos Santos, Núbia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/3268
Resumo: A formação dos acampamentos rurais representa a mobilização dos trabalhadores do campo e da cidade em prol de uma política de assentamento que possibilite a manutenção e/ou o retorno das famílias para o campo. No entanto, o processo para se tornar assentado tem se perpetuado por longos anos, fazendo com que os sujeitos acampados adotem estratégias de rotatividade entre suas casas e o acampamento, a fim de manterem acampadas. Neste sentido, o presente artigo objetiva descrever o processo de hibridização socioespacial desenvolvido pelos sujeitos acampados na fazenda São João em Itaporanga D’Ajuda-SE. Para tanto, utilizou como lócus os três acampamentos rurais: Coluna Prestes, João Pedro Teixeira e Apolônio de Carvalho, formados em uma parcela da Fazenda São João. A metodologia utilizada foi à revisão bibliográfica, observação direta e aplicação de entrevista semiestruturada com os acampados. Posteriormente as falas foram categorizadas segundo a análise de conteúdo de Bardin (1979) e apresentadas no decorrer do texto. Concluímos que, os acampados são sujeitos híbridos de direito e de fato, pois apresentam características trabalhistas, de identificação e de moradia ora do meio rural ora do meio urbano.
id UNIT-1_2cfc3dea621e533865c57cf83702f9f5
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/3268
network_acronym_str UNIT-1
network_name_str Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online)
repository_id_str
spelling HIBRIDIZAÇÃO SOCIOESPACIAL: O ESTUDO DE CASO DOS ACAMPADOS NA FAZENDA SÃO JOÃO- ITAPORANGA D’AJUDA- SERGIPE.Sujeito Socialcampo-cidadeacampamentos ruraisA formação dos acampamentos rurais representa a mobilização dos trabalhadores do campo e da cidade em prol de uma política de assentamento que possibilite a manutenção e/ou o retorno das famílias para o campo. No entanto, o processo para se tornar assentado tem se perpetuado por longos anos, fazendo com que os sujeitos acampados adotem estratégias de rotatividade entre suas casas e o acampamento, a fim de manterem acampadas. Neste sentido, o presente artigo objetiva descrever o processo de hibridização socioespacial desenvolvido pelos sujeitos acampados na fazenda São João em Itaporanga D’Ajuda-SE. Para tanto, utilizou como lócus os três acampamentos rurais: Coluna Prestes, João Pedro Teixeira e Apolônio de Carvalho, formados em uma parcela da Fazenda São João. A metodologia utilizada foi à revisão bibliográfica, observação direta e aplicação de entrevista semiestruturada com os acampados. Posteriormente as falas foram categorizadas segundo a análise de conteúdo de Bardin (1979) e apresentadas no decorrer do texto. Concluímos que, os acampados são sujeitos híbridos de direito e de fato, pois apresentam características trabalhistas, de identificação e de moradia ora do meio rural ora do meio urbano.Editora Universitária Tiradentes2017-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/326810.17564/2316-3798.2017v5n3p27-36Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente; v. 5 n. 3 (2017); 27-362316-37982316-331310.17564/2316-3798.2017v5n3reponame:Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/3268/pdfCopyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Saúde e Ambienteinfo:eu-repo/semantics/openAccessPessoa da Silva, Haiane PessoaNascimento Soares, Maria JoséDias dos Santos, Núbia2020-11-17T18:46:28Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/3268Revistahttps://periodicos.set.edu.br/saudePRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/saude/oai||crismporto@gmail.com||interfaces_saude_editor@yahoo.com.br2316-37982316-3313opendoar:2020-11-17T18:46:28Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv HIBRIDIZAÇÃO SOCIOESPACIAL: O ESTUDO DE CASO DOS ACAMPADOS NA FAZENDA SÃO JOÃO- ITAPORANGA D’AJUDA- SERGIPE.
title HIBRIDIZAÇÃO SOCIOESPACIAL: O ESTUDO DE CASO DOS ACAMPADOS NA FAZENDA SÃO JOÃO- ITAPORANGA D’AJUDA- SERGIPE.
spellingShingle HIBRIDIZAÇÃO SOCIOESPACIAL: O ESTUDO DE CASO DOS ACAMPADOS NA FAZENDA SÃO JOÃO- ITAPORANGA D’AJUDA- SERGIPE.
Pessoa da Silva, Haiane Pessoa
Sujeito Social
campo-cidade
acampamentos rurais
title_short HIBRIDIZAÇÃO SOCIOESPACIAL: O ESTUDO DE CASO DOS ACAMPADOS NA FAZENDA SÃO JOÃO- ITAPORANGA D’AJUDA- SERGIPE.
title_full HIBRIDIZAÇÃO SOCIOESPACIAL: O ESTUDO DE CASO DOS ACAMPADOS NA FAZENDA SÃO JOÃO- ITAPORANGA D’AJUDA- SERGIPE.
title_fullStr HIBRIDIZAÇÃO SOCIOESPACIAL: O ESTUDO DE CASO DOS ACAMPADOS NA FAZENDA SÃO JOÃO- ITAPORANGA D’AJUDA- SERGIPE.
title_full_unstemmed HIBRIDIZAÇÃO SOCIOESPACIAL: O ESTUDO DE CASO DOS ACAMPADOS NA FAZENDA SÃO JOÃO- ITAPORANGA D’AJUDA- SERGIPE.
title_sort HIBRIDIZAÇÃO SOCIOESPACIAL: O ESTUDO DE CASO DOS ACAMPADOS NA FAZENDA SÃO JOÃO- ITAPORANGA D’AJUDA- SERGIPE.
author Pessoa da Silva, Haiane Pessoa
author_facet Pessoa da Silva, Haiane Pessoa
Nascimento Soares, Maria José
Dias dos Santos, Núbia
author_role author
author2 Nascimento Soares, Maria José
Dias dos Santos, Núbia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa da Silva, Haiane Pessoa
Nascimento Soares, Maria José
Dias dos Santos, Núbia
dc.subject.por.fl_str_mv Sujeito Social
campo-cidade
acampamentos rurais
topic Sujeito Social
campo-cidade
acampamentos rurais
description A formação dos acampamentos rurais representa a mobilização dos trabalhadores do campo e da cidade em prol de uma política de assentamento que possibilite a manutenção e/ou o retorno das famílias para o campo. No entanto, o processo para se tornar assentado tem se perpetuado por longos anos, fazendo com que os sujeitos acampados adotem estratégias de rotatividade entre suas casas e o acampamento, a fim de manterem acampadas. Neste sentido, o presente artigo objetiva descrever o processo de hibridização socioespacial desenvolvido pelos sujeitos acampados na fazenda São João em Itaporanga D’Ajuda-SE. Para tanto, utilizou como lócus os três acampamentos rurais: Coluna Prestes, João Pedro Teixeira e Apolônio de Carvalho, formados em uma parcela da Fazenda São João. A metodologia utilizada foi à revisão bibliográfica, observação direta e aplicação de entrevista semiestruturada com os acampados. Posteriormente as falas foram categorizadas segundo a análise de conteúdo de Bardin (1979) e apresentadas no decorrer do texto. Concluímos que, os acampados são sujeitos híbridos de direito e de fato, pois apresentam características trabalhistas, de identificação e de moradia ora do meio rural ora do meio urbano.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/3268
10.17564/2316-3798.2017v5n3p27-36
url https://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/3268
identifier_str_mv 10.17564/2316-3798.2017v5n3p27-36
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/3268/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente; v. 5 n. 3 (2017); 27-36
2316-3798
2316-3313
10.17564/2316-3798.2017v5n3
reponame:Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online)
collection Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com||interfaces_saude_editor@yahoo.com.br
_version_ 1800220508748251136