Avaliação da poluição atmosférica oriunda de indústria cimenteira e impacto na saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Angelica Baganha
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos, José Osman, Souza, Sidnei Oliveira, Souza Júnior, Wilson Nery, Alves, José do Patrocínio Hora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/1251
Resumo: A população dos povoados Machado, Estivas e Estivas II, localizados em Laranjeiras, e Nossa Senhora do Socorro, Sergipe, região na qual está inserido um grande complexo industrial cimenteiro, sofre com a poluição do ar produzida por estas indústrias. O objetivo deste trabalho é avaliar o risco da exposição humana às emissões atmosféricas poluentes deste complexo industrial cimenteiro, por meio de biomonitoramento passivo, utilizando cascas de árvores presentes na região de estudo como bioindicadores, como alternativa de monitoramento abrangente, preciso e de baixo custo de poluentes do ar. Para esta proposta, concentrações de elementos químicos foram determinadas pela técnica do EDXRF, nas cascas de árvores. Foram calculados os fatores de enriquecimento para os elementos encontrados nas cascas da região em estudo, com o objetivo de verificar aqueles que são de inserção de atividades antropogênicas. Mapas de atenuação das concentrações dos elementos foram feitos com o intuito de identificar “hor spots” e de conhecer a mobilidade do elemento no ar.Foram coletados dados de saúde da população nos postos de saúde dos povoados Machado, Estivas e Estivas II . Dados de saúde dos pacientes do povoado Oiteiros, localizado em Nossa Senhora do Socorro e livre das emissões aéreas das indústrias de cimento foram coletados no posto de saúde local para comparação com os dados de saúde dos povoados impactados pelas cimenteiras. Os resultados mostram que é necessário, que sejam efetuados estudos epidemiológicos, importantes para proteção da saúde e estabelecimento de medidas mitigadoras para esta população exposta às concentrações mais elevadas de poluentes.
id UNIT-1_9c853793bb2e822ba700cc3d0f275b70
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1251
network_acronym_str UNIT-1
network_name_str Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação da poluição atmosférica oriunda de indústria cimenteira e impacto na saúdeCascas de árvoresEDXRFdados de saúdeA população dos povoados Machado, Estivas e Estivas II, localizados em Laranjeiras, e Nossa Senhora do Socorro, Sergipe, região na qual está inserido um grande complexo industrial cimenteiro, sofre com a poluição do ar produzida por estas indústrias. O objetivo deste trabalho é avaliar o risco da exposição humana às emissões atmosféricas poluentes deste complexo industrial cimenteiro, por meio de biomonitoramento passivo, utilizando cascas de árvores presentes na região de estudo como bioindicadores, como alternativa de monitoramento abrangente, preciso e de baixo custo de poluentes do ar. Para esta proposta, concentrações de elementos químicos foram determinadas pela técnica do EDXRF, nas cascas de árvores. Foram calculados os fatores de enriquecimento para os elementos encontrados nas cascas da região em estudo, com o objetivo de verificar aqueles que são de inserção de atividades antropogênicas. Mapas de atenuação das concentrações dos elementos foram feitos com o intuito de identificar “hor spots” e de conhecer a mobilidade do elemento no ar.Foram coletados dados de saúde da população nos postos de saúde dos povoados Machado, Estivas e Estivas II . Dados de saúde dos pacientes do povoado Oiteiros, localizado em Nossa Senhora do Socorro e livre das emissões aéreas das indústrias de cimento foram coletados no posto de saúde local para comparação com os dados de saúde dos povoados impactados pelas cimenteiras. Os resultados mostram que é necessário, que sejam efetuados estudos epidemiológicos, importantes para proteção da saúde e estabelecimento de medidas mitigadoras para esta população exposta às concentrações mais elevadas de poluentes.Editora Universitária Tiradentes2014-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/125110.17564/2316-3798.2014v2n2p47-58Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente; v. 2 n. 2 (2014); 47-582316-37982316-331310.17564/2316-3798.2014v2n2reponame:Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/1251/68010.17564/2316-3798.2014v2n2p47-58cFerreira, Angelica BaganhaSantos, José OsmanSouza, Sidnei OliveiraSouza Júnior, Wilson NeryAlves, José do Patrocínio Horainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-17T19:20:46Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1251Revistahttps://periodicos.set.edu.br/saudePRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/saude/oai||crismporto@gmail.com||interfaces_saude_editor@yahoo.com.br2316-37982316-3313opendoar:2020-11-17T19:20:46Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da poluição atmosférica oriunda de indústria cimenteira e impacto na saúde
title Avaliação da poluição atmosférica oriunda de indústria cimenteira e impacto na saúde
spellingShingle Avaliação da poluição atmosférica oriunda de indústria cimenteira e impacto na saúde
Ferreira, Angelica Baganha
Cascas de árvores
EDXRF
dados de saúde
title_short Avaliação da poluição atmosférica oriunda de indústria cimenteira e impacto na saúde
title_full Avaliação da poluição atmosférica oriunda de indústria cimenteira e impacto na saúde
title_fullStr Avaliação da poluição atmosférica oriunda de indústria cimenteira e impacto na saúde
title_full_unstemmed Avaliação da poluição atmosférica oriunda de indústria cimenteira e impacto na saúde
title_sort Avaliação da poluição atmosférica oriunda de indústria cimenteira e impacto na saúde
author Ferreira, Angelica Baganha
author_facet Ferreira, Angelica Baganha
Santos, José Osman
Souza, Sidnei Oliveira
Souza Júnior, Wilson Nery
Alves, José do Patrocínio Hora
author_role author
author2 Santos, José Osman
Souza, Sidnei Oliveira
Souza Júnior, Wilson Nery
Alves, José do Patrocínio Hora
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Angelica Baganha
Santos, José Osman
Souza, Sidnei Oliveira
Souza Júnior, Wilson Nery
Alves, José do Patrocínio Hora
dc.subject.por.fl_str_mv Cascas de árvores
EDXRF
dados de saúde
topic Cascas de árvores
EDXRF
dados de saúde
description A população dos povoados Machado, Estivas e Estivas II, localizados em Laranjeiras, e Nossa Senhora do Socorro, Sergipe, região na qual está inserido um grande complexo industrial cimenteiro, sofre com a poluição do ar produzida por estas indústrias. O objetivo deste trabalho é avaliar o risco da exposição humana às emissões atmosféricas poluentes deste complexo industrial cimenteiro, por meio de biomonitoramento passivo, utilizando cascas de árvores presentes na região de estudo como bioindicadores, como alternativa de monitoramento abrangente, preciso e de baixo custo de poluentes do ar. Para esta proposta, concentrações de elementos químicos foram determinadas pela técnica do EDXRF, nas cascas de árvores. Foram calculados os fatores de enriquecimento para os elementos encontrados nas cascas da região em estudo, com o objetivo de verificar aqueles que são de inserção de atividades antropogênicas. Mapas de atenuação das concentrações dos elementos foram feitos com o intuito de identificar “hor spots” e de conhecer a mobilidade do elemento no ar.Foram coletados dados de saúde da população nos postos de saúde dos povoados Machado, Estivas e Estivas II . Dados de saúde dos pacientes do povoado Oiteiros, localizado em Nossa Senhora do Socorro e livre das emissões aéreas das indústrias de cimento foram coletados no posto de saúde local para comparação com os dados de saúde dos povoados impactados pelas cimenteiras. Os resultados mostram que é necessário, que sejam efetuados estudos epidemiológicos, importantes para proteção da saúde e estabelecimento de medidas mitigadoras para esta população exposta às concentrações mais elevadas de poluentes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/1251
10.17564/2316-3798.2014v2n2p47-58
url https://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/1251
identifier_str_mv 10.17564/2316-3798.2014v2n2p47-58
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/1251/680
10.17564/2316-3798.2014v2n2p47-58c
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente; v. 2 n. 2 (2014); 47-58
2316-3798
2316-3313
10.17564/2316-3798.2014v2n2
reponame:Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online)
collection Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com||interfaces_saude_editor@yahoo.com.br
_version_ 1800220508626616320