IMPACTO DAS AÇÕES DE ENGENHARIA DE TRÁFEGO SOBRE A SEGURANÇA VIÁRIA EM UM TRECHO DA RODOVIA BR-101, SERGIPE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Jesus Santos, José Marcos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Martins Ramos, Nizandro, Oliveira, Flávia Márcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/10081
Resumo: In Brazil, the inadequate characteristics of federal highways are responsible for the majority of traffic accidents. The purpose of this study was to analyze the impact of traffic engineering actions on road safety on the highway BR-101 located in Sergipe. This is a descriptive and analytical study, and the traffic accident data in the Km 95 to 145 section of the BR-101 highway were obtained through the Brazilian Federal Highway Police Database (location, date, time, vehicles involved, victims, type of accident). The data collection occurred in the period from 01/03/2009 to 02/28/2010, when duplication works and others improvements still had not been begun, and in the period from 01/03/2015 to 02/02/2016, when already concluded. The results showed that, after the conclusion of the actions, there was a significant reduction in the Unity Standard of Severity (30.5%). The rate of reduction of accidents was 30.4%. Also reduced the vehicles involved in 47%, victims injured in 27% and fatal in 54.5%. The accidents of the type frontal collision, rear and people trampling were those who presented bigger reduction rate. It was concluded that the traffic engineering works carried out had positive impacts on several road safety indicators.
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The rate of reduction of accidents was 30.4%. Also reduced the vehicles involved in 47%, victims injured in 27% and fatal in 54.5%. The accidents of the type frontal collision, rear and people trampling were those who presented bigger reduction rate. It was concluded that the traffic engineering works carried out had positive impacts on several road safety indicators.En Brasil, las características inadecuadas de las carreteras federales son responsables de la mayoría de los accidentes de tránsito. Debido a esto, se objetivó analizar el impacto de las acciones de ingeniería de tráfico sobre la seguridad vial en el tramo de la carretera BR-101 en Sergipe. Se trata de un estudio descriptivo y analítico, del tipo documental, realizado a partir de datos de la Policía Rodoviária Federal referentes a los accidentes ocurridos en el tramo Km 95 a 145 de la carretera BR-101 en el período del 01/03/2009 al 28/02/2010, cuando las obras de duplicación entre otras mejoras aún no habían sido iniciadas, y en el período de 01/03/2015 al 29/02/2016, cuando las mismas ya estaban concluidas. Los resultados mostraron que, después de la conclusión de las obras, hubo una reducción significativa en la Unidad Estándar de Severidad (30,5%). La tasa de reducción de accidentes fue igual al 30,4%. También redujeron los vehículos involucrados en un 47%, víctimas heridas en un 27% y fatales en el 54,5%. Los accidentes del tipo colisión frontal, trasera y atropellamiento de personas fueron los que presentaron mayor tasa de reducción 100%, 60% y 54,5%, respectivamente. Sin embargo, hubo un aumento de otros tipos de accidentes como caídas y colisiones con objeto fijo. Se concluyó que las obras realizadas en el BR-101 ejercieron impactos positivos sobre varios indicadores de la seguridad vial.No Brasil, as características inadequadas das rodovias federais são responsáveis por uma parcela dos acidentes de trânsito. O estudo objetiva analisar o impacto das ações de engenharia de tráfego sobre a segurança viária no trecho da rodovia BR-101 localizado em Sergipe. Trata-se de um estudo descritivo e analítico, do tipo documental, realizado a partir de dados do sistema Parte Diária Informatizada da Polícia Rodoviária Federal referentes aos acidentes (local, data, horário, veículos envolvidos, vítimas, tipo de acidente) ocorridos no trecho Km 95 a 145 da rodovia BR-101 no período de 01/03/2009 a 28/02/2010, quando as obras de duplicação entre outras melhorias ainda não haviam sido iniciadas, e no período de 01/03/2015 a 29/02/2016, quando as mesmas já estavam concluídas. Os resultados mostraram que, após a conclusão das obras, houve uma redução significativa na Unidade Padrão de Severidade (30,5%). A taxa de redução de acidentes foi igual a 30,4%. Também reduziram os veículos envolvidos em 47%, vítimas feridas em 27% e fatais em 54,5%. Os acidentes do tipo colisão frontal, traseira e atropelamento de pessoas foram os que apresentaram maior taxa de redução. Concluiu-se que as obras de engenharia de tráfego realizadas exerceram impactos positivos sobre vários indicadores da segurança viária.Editora Universitária Tiradentes2021-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/1008110.17564/2316-3798.2021v8n3p321-335Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente; v. 8 n. 3 (2021): Fluxo Contínuo; 321-3352316-37982316-331310.17564/2316-3798.2021v8n3reponame:Interfaces Científicas. 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