PRÁTICAS DE FORMAÇÃO NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA: MULTIMODALIDADE E MULTIRREFERENCIALIDADE NO ENSINO DE INGLÊS
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4540 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de apresentar experiências vividas em um curso de Letras Inglês, de uma Universidade Federal Brasileira, com o foco nas práticas de letramentos envolvendo os ambientes de sala de aula e da rede social Facebook. As práticas desenvolvidas e as análises seguiram a perspectiva das teorias dos novos letramentos e multiletramentos e da multirreferencialidade, envolvendo práticas da cibercultura, como espaçostempos multirreferenciais de formação. A convergência de diferentes modos de produção de significado presentes em artefatos produzidos pelos discentes e o trabalho com mídias digitais apontaram para uma realidade em que, cada vez mais, a aproximação das práticas desenvolvidas na escola, as quais ainda estão muito centradas na modalidade linguística, com projetos multimodais já tão presentes no cotidiano das pessoas pode levar os agentes envolvidos no processo de ensino-aprendizagem a leituras mais críticas e significativas de questões do cotidiano. |
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PRÁTICAS DE FORMAÇÃO NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA: MULTIMODALIDADE E MULTIRREFERENCIALIDADE NO ENSINO DE INGLÊSCiberculturamultimodalidademultirreferencialidadeEste artigo tem o objetivo de apresentar experiências vividas em um curso de Letras Inglês, de uma Universidade Federal Brasileira, com o foco nas práticas de letramentos envolvendo os ambientes de sala de aula e da rede social Facebook. As práticas desenvolvidas e as análises seguiram a perspectiva das teorias dos novos letramentos e multiletramentos e da multirreferencialidade, envolvendo práticas da cibercultura, como espaçostempos multirreferenciais de formação. A convergência de diferentes modos de produção de significado presentes em artefatos produzidos pelos discentes e o trabalho com mídias digitais apontaram para uma realidade em que, cada vez mais, a aproximação das práticas desenvolvidas na escola, as quais ainda estão muito centradas na modalidade linguística, com projetos multimodais já tão presentes no cotidiano das pessoas pode levar os agentes envolvidos no processo de ensino-aprendizagem a leituras mais críticas e significativas de questões do cotidiano.Editora Universitária Tiradentes2017-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/454010.17564/2316-3828.2017v6n1p137-148EDUCAÇÃO; v. 6 n. 1 (2017); 137-1482316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2017v6n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4540/2422Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaçanha, Maria Amália VargasLucena, Simone2020-11-18T20:55:59Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4540Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:00.348537Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
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